Maio 2018 vol. 4 num. 3 - Colóquio Internacional de Design 2017

Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Design de embalagem: abordagens teóricas do Design sobre inovação

Packaging Design: Theoretical Approaches to Innovation Design

Sastre, Ricardo Marques ;

Artigo Completo:

Este estudo tem por objetivo identificar na literatura abordagens teóricas do Design sobre inovação e a sua aplicabilidade no design de embalagem. Para tanto, foram pesquisados autores das áreas de inovação, teóricos do design e da embalagem, especialmente Schumpeter, Kotler, Christensen, Bonsiepe, Verganti, Mestriner e Camilo. A abordagem metodológica adotada é a qualitativa/descritiva e a técnica de pesquisa bibliográfica. Inicialmente descrevem-se os conceitos, tipos e a intensidade da inovação. Em seguida, são abordadas as teorias sobre inovação no Design e inovação aplicada à embalagem, visando exemplificar os tipos e a intensidade de inovação em projetos de embalagens disponíveis no mercado. Por fim, através de um quadro analítico das ideias e conceitos extraídos ao longo do artigo, busca-se categorizar fatores que auxiliam na avaliação da inovação em embalagens. Este estudo visa contribuir como base para trabalhos acadêmicos e também ser considerado por especialistas que atuam na área de desenvolvimento de embalagens, fomentando a inovação como um diferencial competitivo. Esta pesquisa limita-se em buscar na literatura subsídios para a aplicação da inovação em projetos de design de embalagem e recomenda-se o desenvolvimento de trabalhos futuros para a construção de um framework que verifique a incidência de inovação em projetos de embalagens disponíveis no mercado através dos critérios (fatores) propostos na sessão resultados e discussões.

Artigo Completo:

This study aims to identify in the literature the theoretical approaches of Design on innovation and its applicability in packaging design. Therefore, were the authors surveyed the areas of innovation, theoretical design and packaging, especially Schumpeter, Kotler, Christensen, Bonsiepe, Verganti, Mestriner and Camilo. The methodological approach adopted is qualitative / descriptive and the technique of bibliographic research. First, the concepts, types and intensity of innovation are described. Next, the theories about innovation in design and innovation applied to packaging are discussed, seeking to exemplify the types and intensity of innovation in packaging designs available in the market. Finally, through an analytical framework of the ideas and concepts extracted throughout the article, it is sought to categorize factors that aid in the evaluation of innovation in packaging. This study aims to contribute as a basis for academic work and also be considered by specialists who work in the area of packaging development, fostering innovation as a competitive differential. This research is limited in searching in the literature subsidies for the application of innovation in design of packaging design and it is recommended the development of future works for the construction of a framework that verifies the incidence of innovation in packaging designs available in the Market through Of the criteria (factors) proposed in the session results and discussions.

Palavras-chave: Design de embalagem; Inovação; Tecnologia,

Palavras-chave: Packing design; Innovation; Technology,

DOI: 10.5151/cid2017-25

Referências bibliográficas
  • [1] BEZERRA, Charles. A máquina de inovação: mentes e organizações na luta por diferenciação. Porto Alegre: Bookman, 201
  • [2] BEZERRA, Charles. O designer humilde. São Paulo: Rosari, 2008.
  • [3] BONSIEPE, Gui. Design, cultura e sociedade. São Paulo: Blucher, 2011.
  • [4] CAMILO, Assunta Napolitano. Embalagens de papelcartão, papel e microondulado. Barueri: Instituto da embalagem, 2009.
  • [5] CHRISTENSEN, Clayton M. O dilema da inovação: quando novas tecnologias levam a empresas ao fracasso. São Paulo: Makron, 1997.
  • [6] DRUCKER, Peter Ferdinand. Inovação e espírito empreendedor: prática e princípios. São Paulo: Thomson Learnig, 2005.
  • [7] EMBALAGEM SUSTENTÁVEL. Disponível em: . Acesso em: 17 nov. 2013.
  • [8] KOTLER, Philip; TRIAS DE BES, Fernando. A Bíblia da inovação. São Paulo: Leya, 2011
  • [9] MATTOS, José Fernando; STOFFEL, Hiparcio Rafael; TEIXEIRA, Rodrigo de Araújo. Mobilização empresarial pela inovação: cartilha: gestão da inovação. Brasília: Confederação Nacional da Indústria, 2010.
  • [10] MESTRINER, Fabio. Design de embalagem: curso avançado. São Paulo: Pearson Makron Books, 2002.
  • [11] MESTRINER, Fabio. Design de embalagem: curso básico. São Paulo: Pearson Makron Books, 2002.
  • [12] MESTRINER, Fabio. Embalagem. Design gráfico. São Paulo, ano 11, n. 94, p.44-47, 2007.
  • [13] MESTRINER, Fabio. Gestão estratégica de embalagem. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
  • [14] OECD. Manual de Oslo: diretrizes para coleta e interpretação de dados sobre inovação. São Paulo: FINEP, 1997.
  • [15] PELTIER, Fabrice. A água: fonte de inovações. São Paulo: Senac, 2009.
  • [16] PELTIER, Fabrice. A lata: solução de futuro. São Paulo: Senac, 2009.
  • [17] PELTIER, Fabrice. Design sustentável: caminhos virtuosos. São Paulo: Senac, 2009.
  • [18] SCHERER, Felipe Ost. Gestão da inovação na prática: como aplicar conceitos e ferramentas para alavancar a inovação. São Paulo: Atlas, 2009.
  • [19] SCHUMPETER, Joseph Alois. A teoria do desenvolvimento econômico. São Paulo: Abril cultural, 1982.
  • [20] SKOL. Disponível em: . Acesso em: 17 nov. 2013. TETRAPACK. Disponível em: . Acesso em: 17 nov. 2013.
  • [21] TIDD, Joe; BESSANT, John; PAVITT, Keith. Gestão da inovação. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2008.
  • [22] VAPSA. Disponível em: . Acesso em: 17 nov. 2013.
  • [23] VERGANTI, Roberto. Design-driven innovation: mudar as regras da competição: a inovação radical do significado de produtos. São Paulo: Canal certo, 2012.
Como citar:

Sastre, Ricardo Marques; "Design de embalagem: abordagens teóricas do Design sobre inovação", p. 289-301 . In: . São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2318-6968, ISBN: cid2017
DOI 10.5151/cid2017-25

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações