• Realização:


    Grupo de Pesquisa Design e Representações Sociais
    Programa de Pós-Graduação em Design – PPGD/UEMG
    Universidade do Estado de Minas Gerais
    Universidad de Palermo
    SEBRAE/MG

    Apoio:

    FAPEMIG
    CAPES
    CNPq
    Greco Design

    Organização:


    RITA APARECIDA DA CONCEIÇÃO RIBEIRO

    ANDERSON ANTONIO HORTA

    SERGIO ANTÔNIO SILVA

    CAMILO DE LÉLIS BELCHIOR

    SERGIO LUCIANO DA SILVA

    ALECIR FRANCISCO DE CARVALHO

    ORLANDO GAMA DA SILVA JUNIOR

    MICHELLE DE ALVARENGA PINTO COTRIM

    CLARA SANTANA LINS CERQUEIRA

    ANA PAULA DE SOUSA NASTA

    LUCIANA GUIZAN AURELIANO

    MARIA REGINA ÁLVARES CORREIA DIAS

    ELISANGELA BATISTA DA SILVA

    FELIPE DOMINGUES

Site do evento

Comissão organizadora

Você participou do Comitê Organizador desse evento?
Clique aqui.

Maio 2018 vol. 4 num. 3

Colóquio Internacional de Design 2017

Artigos Completos

Design: entre a inovação e a originalidade

 

Os conceitos de inovação e originalidade estão presentes no discurso do Design, praticamente, a todo o momento. No entanto, existe uma linha que os divide, ou, é possível entender um conceito sem o outro? Num momento em que os artefatos são cada vez mais parecidos e a indústria despeja todos os anos uma infinidade de produtos que são pequenas modificações do modelo anterior, ainda é possível pensar em inovação e originalidade no Design?

 

Colóquio é o intercâmbio de pensamentos visando esclarecimentos, iluminação. A proposta é tirar do obscurantismo questões que são latentes no Design, mas que, dificilmente vêm à tona. Nesta quarta edição, pretendemos discutir como a criação e difusão de novas metodologias e artefatos que visam propor melhorias nos processos de transformação de nossa sociedade, podem ou não constituir processos inovadores, que nem sempre são originais, buscando entender se o caminho inverso ainda é possível em tempos de globalização.

 

A exigência do novo e a velocidade de descarte refletem‐se não apenas nos objetos, mas nas relações sociais. No entanto, na contramão do movimento imediatista, começam a surgir outras tendências que propõem justamente a lógica inversa: a valorização do tempo, do desfrute e a volta de antigas tradições e também de resgate das tradições nos objetos. Por isso o tema desta edição: existe uma fronteira entre a inovação e a originalidade no Design? Outros caminhos são possíveis?

 

Assim, a proposta da quarta edição com o tema “Design: entre a inovação e a originalidade”, foi cruzar a fronteira entre a inovação e a originalidade. Para isso, nesta edição convidamos o professor Ricardo Triska, da UFSC, que com propriedade discutiu “A pesquisa em Design e o desafio da inovação”. Reafirmando nossa parceria com a Universidad de Palermo,na Argentina, o Prof. Jorge Gaitto, que apresentou a palestra “La originalinnovación del diseño (entre la seducción y el plagio)”.

 

Duas mesas redondas trouxeram osprofessores Celso Scaletsky da UNISINOS, Professora Verónica Barzola, daUniversidad de Palermo e Professor João Sobral da UNIVILLE para discutir asrelações entre ensino e inovação. E para finalizar, uma discussão sobre “O mercado na encruzilhada entre a inovação e a originalidade” com a presença dajornalista de moda Natália Dornellas; Robson Fontenelle Mascarenhas – diretorregional da ABEDESIGN; a designer de interiores Lorena Mattos – gestora de iluminaçãodo Grupo Loja Elétrica e Templuz.

 

Contamos com a participação de alunos dagraduação e pós‐graduação e professores de diversas instituições de todo opaís. Foram apresentados mais de 100 trabalhos divididos entre os eixos temáticosTecnologias, materiais e processos no design; Design e ensino; Design epráticas de consumo; Design para a cidadania; Epistemologia do design, queestão aqui reunidos nestes anais.

 

Entendemos que a base da inovação é apesquisa e acreditamos que ela só se concretiza a partir de encontros comoesses que, além da troca de conhecimentos, nos propiciam vivências que nosfazem profissionais cada vez melhores.

 

Rita A. C. Ribeiro

Sérgio Antônio Silva –

Coordenadores

Realização:


Grupo de Pesquisa Design e Representações Sociais
Programa de Pós-Graduação em Design – PPGD/UEMG
Universidade do Estado de Minas Gerais
Universidad de Palermo
SEBRAE/MG


Apoio:


FAPEMIG
CAPES
CNPq
Greco Design

Comitê Científico


ANDERSON ANTONIO HORTA – UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS

CELSO CARNOS SCALETSKY – UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS

EDSON CARPINTERO RESENDE – UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS

FILIPE CAMPELO XAVIER DA COSTA –UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS

GLAUCINEI RODRIGUES CORREA – UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

GUILHERME CORREA MEYER – UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS

ISABELLA VICENTE PERROTTA – ESCOLA SUPERIOR DE PROPAGANDA E MARKETING DO RIO DE JANEIRO

JOAO EDUARDO CHAGAS SOBRAL – UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE

JOSE GUILHERME DA SILVA SANTA ROSA – UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

LEANDRO MILETTO TONETTO – UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS

MARIA REGINA ALVARES CORREIA DIAS – UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS

MARÍA VERÓNICA BARZOLA – UNIVERSIDAD DE PALERMO

RITA APARECIDA DA CONCEICAO RIBEIRO – UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS

RITA DE CASTRO ENGLER – UNIVERSIDADE DOESTADO DE MINAS GERAIS

ROSANE FONSECA DE FREITAS MARTINS –UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

ROSEMARY BOM CONSELHO SALES – UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS

SERGIO ANTONIO SILVA – UNIVERSIDADE DOESTADO DE MINAS GERAIS