Maio 2018 vol. 4 num. 3 - Colóquio Internacional de Design 2017

Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Lululux: emoção e narrativa aplicados ao design de produto

Lululux: emotion and narrative applied to product design

Silva, Bruno Müller da ; Moura, Mônica ;

Artigo Completo:

Analisamos neste artigo uma valorização dos aspectos simbólicos do desenvolvimento de artefatos como uma das características do design contemporâneo brasileiro. Pela abordagem do design emocional e da narrativa aplicada à criação de produtos, analisamos Lululux , objeto-livro assinado por Gustavo Piqueira/Casa Rex e publicado pela editora Lote 42 em 2015. Partindo de um levantamento de características dos níveis de design emocional estabelecidos por Norman (2008), elencamos fatores que reforçam a proposição de que a publicação tem um alto nível de design reflexivo e, a partir disso, investigamos como tal característica é encimada por uma preocupação com aspectos narrativos. Por meio de uma estrutura de análise proposta por Grimaldi, Fokkinga e Ocnarescu (2013) observamos possíveis relações entre narrativa e design presentes em Lululux ; suas definições, classificações e funções tanto no desenvolvimento dos produtos quanto em seu uso por parte dos sujeitos finais. Concluímos que por sua característica autoral e altamente reflexiva, o objeto-livro funciona pelo estabelecimento de tensões e contradições emocionais, e que seu uso permanece na memória do usuário primordialmente como narrativa.

Artigo Completo:

This paper observes the valorization of symbolic aspects of the development of artifacts as one of the characteristics of contemporary Brazilian design. By the approach of the emotional design and the narrative applied to the creation of products, one analyses Lululux , an object-book signed by Gustavo Piqueira/Casa Rex and published by Lote 42 publisher in 2015. Starting from a survey of characteristics of the levels of design proposed by Norman (2008), this paper lists factors that reinforce the proposition that the publication has a high level of reflective design, which is congregated as narrative aspects. Through an analysis structure proposed by Grimaldi, Fokkinga and Ocnarescu (2013) we observe possible relations between narrative and design present in Lululux ; its definitions, types and functions in the development of the products, and its use by the final subjects. One concludes that by its own authorial and highly reflexive trait, the object-book functions by the settling in of emotional tensions and contradictions, and that its use remains in the user's memory primarily as narrative.

Palavras-chave: Design contemporâneo; Design brasileiro; Design emocional; Narrativa; Lululux,

Palavras-chave: Contemporary design; Brazilian design; Emotional design; Narrative; Lululux,

DOI: 10.5151/cid2017-44

Referências bibliográficas
  • [1] CASA REX. Acesso em 13 de Agosto de 2016, disponível em Casa Rex: http://www.casarex.com/.
  • [2] BARONI, Raphaël. "Tellability". In: Hühn, Peter et al. (eds.): the living handbook of narratology. Hamburg: Hamburg University. Acesso em: 31 Maio 2017.
  • [3] DESMET, Pieter; HEKKERT, Paul. Framework of product experience. International Journal of Design, v. 1, n. 1, p. 13–23, 2007.
  • [4] GAMBA, Nilton G. Junior. Design de histórias I: o trágico e o projetual no estudo da narrativa. Rio de Janeiro: Rio Books, 2016.
  • [5] GRIMALDI, Silvia; FOKKINGA, Steven; OCNARESCU, Iona. Narratives in Design: A Study of the Types,Applications and Functions of Narratives in Design Practice. DPPI 2013 | Praxis and Poetics. Newcastle upon Tyne: ACM, 2013.
  • [6] GRIMALDI, Silvia. Narrativity of Object Interaction Experiences: A Framework for Designing Products as Narrative Experiences. In: BENZ, P. (Ed.). Experience Design: Concepts and Case Studies. Londres, UK: Bloomsbury, 2014. p. 57–68.
  • [7] KRIPPENDORFF, Klaus. Design centrado no ser humano: uma necessidade cultural. Estudos em Design, v. 8, n. 3, p. 87–98, 2000.
  • [8] LÖBACH, Bernd. Design industrial - bases para a configuração dos produtos industriais. São Paulo: Editora Blucher, 2001.
  • [9] LOTE 42. (Produtor). Desconstruindo cargas simbólicas [Filme Cinematográfico]. 2015. Acesso em 10 de Agosto de 2016, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=gNlLYIl3Qh0
  • [10] MOURA, Mônica. Uniqueness and Diversity in Brazilian Contemporary Design. The Value of Design Research - 11th International European Academy of Design Conference. Paris: 2015.
  • [11] NORMAN, Donald A. Design emocional: porque adoramos (ou detestamos) os objetos do dia a dia. Rio de Janeiro: Rocco, 2008.
  • [12] PIQUEIRA, Gustavo. Lululux (1ª ed.). São Paulo: Lote 42, 2015.
Como citar:

Silva, Bruno Müller da; Moura, Mônica; "Lululux: emoção e narrativa aplicados ao design de produto", p. 500-511 . In: . São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2318-6968, ISBN: cid2017
DOI 10.5151/cid2017-44

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações