Maio 2018 vol. 4 num. 3 - Colóquio Internacional de Design 2017

Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

O Ensino da Modelagem de Personagem para o Design de Animação: da construção à materialização

The Teaching of Character Modeling for Animation Design: from construction to materialization

Ourives, Eliete Auxiliadora Assunção ; Andrade, Wiliam Machado de ; Figueiredo, Luiz Fernando Gonçalves de ; Vieira, Milton Luiz Horn ;

Artigo Completo:

Este trabalho fundamenta, conceitua e utiliza ferramentas integradas no processo prático do planejamento, da construção, da análise e materialização da modelagem de personagem para o curso superior de design de animação. Tem como objetivo sistematizar modelos reais (desenho com instrumentos e maquetes) e modelos virtuais (desenho 2D e maquetes 3D com uso do computador- CAD) usando ferramentas integradas para a estruturação de conteúdo no ensino de modelagem de personagem (da construção à materialização) no curso de animação. O método empregado é de pesquisa aplicada e exploratória e apresenta os benefícios, ao professor e ao aluno, da integração de ferramentas como: mapas cognitivos, mapas conceituais, painéis semânticos, representação gráfica, diagrama de blocos e consolidação (material e virtual). Os mapas cognitivos evidenciam a importância do uso de formas diferenciadas de aprendizado por meio da construção de conceitos e suas relações e da organização da arborescência em etapas hierarquizadas. Já os mapas conceituais associados aos painéis semânticos apresentam o modelo conceitual do personagem e o seu conhecimento prévio. Demonstram, por meio da representação gráfica do personagem, o estágio da concepção e, pelos diagramas de blocos, a construção lógica das atividades dos processos construtivos. Finalmente, pelo estagio da materialização, apresenta-se o modelo físico e virtual do personagem. Ao final, verifica-se que a integração dessas ferramentas é um processo dinâmico, flexível e organizado que motiva tanto o professor como o aluno. Essas ferramentas estratégicas e técnicas de design utilizam procedimentos com uma dinâmica de trabalho que depende fundamentalmente do envolvimento do aluno. E, é importante para o aluno a vivência tátil do material, a conformação plástica, a construção das relações espaciais quando se inicia o processo de planejamento de um projeto de modelagem de personagem, pois contribui favoravelmente para sua percepção espacial. Para o professor, trata-se de propiciar a vivência de produção de conhecimento acadêmico que se relaciona a um dos princípios norteadores, que é formar um professor reflexivo.

Artigo Completo:

The present work supports, conceptualizes and uses integrated tools in the practical process of planning, construction, analysis and materialization of character modeling for the higher education course of animation design. It aims to systematize real models (pictures drawn by instruments and mockups) and virtual models (2D drawing and 3D models using the CAD computer) using integrated tools for structuring content in teaching character modeling (from construction to materialization) in the Animation course. The chosen method is applied and exploratory research and it presents the benefits, to the teacher and to the student, about the use of integratd tools such as: cognitive maps, conceptual maps, semantic panels, graphic representation, block diagram, and consolidation (material and virtual). Cognitive maps highlight the importance of using differentiated forms of learning through the construction of concepts and their relationships, and the organization of hierarchical stage trees. The conceptual maps associated with the semantic panels present the conceptual model of the character and its previous knowledge. They demonstrate, by means of the graphic representation of the character, the stage of conception and, by the block diagrams, the logical construction of the activities of the constructive processes. Finally, through the stage of materialization, it is presented the physical and virtual model of the character. The results demonstrate that the integration of these tools is a dynamic, flexible and organized process that motivates both the teacher and the student. These strategic design tools and techniques use procedures with a workflow that depends crucially on the student's involvement. And, it is important for the student to experience the tactile experience of the material, the plastic conformation, the construction of the spatial relations when the planning process of a character modeling project begins, as it contributes favorably in its spatial perception. For the teacher, it is about providing the experience of production of academic knowledge that is related to one of the guiding principles, that is to training a reflective teacher.

Palavras-chave: design de animação; modelagem 2D e 3D; ensino e aprendizagem,

Palavras-chave: Animation design; 2D and 3D modeling; teaching and learning,

DOI: 10.5151/cid2017-53

Referências bibliográficas
  • [1] AUSUBEL, D.P. Educational Psychology: A cognitive View. New York: Holt, Rinechart and Winston, 1968.
  • [2] BAX, M. P.; SOUZA, R. R. Uma Proposta de Uso de Agentes e Mapas Conceituais para Representação de Conhecimentos Altamente Contextualizados. Disponível em . Acesso em abril, 2017.
  • [3] BORNANCINI, J.C.M.; PETZOLD, N.I.; ORLANDI, H. J. Desenho Técnico Básico. Sulina. Porto Alegre: 1981.
  • [4] GARNER, S.; McDONAGH-PHILIP, D. Problem Interpretation and Resolution via Visual Stimuli: The Use of ‘Mood Boards’ in Design Education. In: The Journal of Art and Design Education, 2001.
  • [5] GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. Atlas. São Paulo: 2008.
  • [6] GIL, G. S.; SILVA, M. B. C. C. C. RIZZO, R. L. BRANDÃO, S. F. M. A modelagem da representação do conhecimento sob a forma de mapas conceituais. 2005 Disponível em: . Acesso em maio, 2017.
  • [7] GIESECKE, F.E.; MITCHELL, A.; SPENCER, H.C.; HILL, I.L.; DYGDON, J.T.; NOVAK, J.E.; LOCKHART, S. Comunicação Gráfica Moderna. Bookman. Porto Alegre: 2002.
  • [8] JACQUES, J. J.; SANTOS, R. F. dos. O Painel Semântico como Ferramenta no Desenvolvimento de Produtos. Anais V CIPED, Bauru. 2009.
  • [9] LAKATOS, E.M.; MARCONI, M.A. Metodologia Cientifica. Atlas. São Paulo: 2007.
  • [10] MONTIBELLER NETO, G. Mapas cognitivos: Uma Ferramenta de Apoio à Estruturação e Problemas. Florianópolis - Brasil, 1996. Dissertação de Mestrado – Departamento de Engenharia de Produção, Universidade de Santa Catarina.
  • [11] RIBEIRO,C. A.; PERES, P. M.;IZIDORO, N. Leitura e Interpretação do desenho técnico. Disponível em: . Acesso em junho de 2009.
  • [12] SIMCSIK, Tibor. O.M.I.S. Organização e Métodos. Makron Books. São Paulo: 1992.
Como citar:

Ourives, Eliete Auxiliadora Assunção; Andrade, Wiliam Machado de; Figueiredo, Luiz Fernando Gonçalves de; Vieira, Milton Luiz Horn; "O Ensino da Modelagem de Personagem para o Design de Animação: da construção à materialização", p. 607-621 . In: . São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2318-6968, ISBN: cid2017
DOI 10.5151/cid2017-53

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações