Dezembro 2022 vol. 10 num. 5 - 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
Relatos das conversações - Open Access.
Design de serviço no Brasil: perspectivas sobre o ensino
Design de serviço no Brasil: perspectivas sobre o ensino
ANNARUMMA, Camilla ; PETRECCA, Alessandra Caroline Canfield ; NICASTRO, Marcella Lomba ; GONZALES, Maria Alice Camargo ; KAMIMURA, Sérgio Kooji ; FÁTIMA, Rafael Toledo Rodrigues de ;
Relatos das conversações:
Apesar da relevância profissional e acadêmica do design de serviço (DS), a discussão a respeito do seu ensino ainda encontra-se escassa no contexto internacional, e o cenário se agrava ainda mais no contexto brasileiro. O tema começa a ganhar espaço em cursos de pós-graduação e grades curriculares de graduações em Design. No entanto, os estudos e registros a respeito de ensino de DS no Brasil ainda são limitados para amparar os professores e instituições de ensino superior nas melhores práticas. Diante deste cenário, esta Conversação teve como objetivo promover o diálogo sobre tópicos relevantes identificados em pesquisas, em: prática profissional, prototipagem, inovação social e o design de serviço do ensino. A sessão de Conversação foi conduzida por meio de dinâmicas entre facilitadores e participantes para promover o debate crítico e a identificação de oportunidades que apoiem uma agenda de futuras pesquisas e desenvolvimento do ensino no tema.
Relatos das conversações:
Apesar da relevância profissional e acadêmica do design de serviço (DS), a discussão a respeito do seu ensino ainda encontra-se escassa no contexto internacional, e o cenário se agrava ainda mais no contexto brasileiro. O tema começa a ganhar espaço em cursos de pós-graduação e grades curriculares de graduações em Design. No entanto, os estudos e registros a respeito de ensino de DS no Brasil ainda são limitados para amparar os professores e instituições de ensino superior nas melhores práticas. Diante deste cenário, esta Conversação teve como objetivo promover o diálogo sobre tópicos relevantes identificados em pesquisas, em: prática profissional, prototipagem, inovação social e o design de serviço do ensino. A sessão de Conversação foi conduzida por meio de dinâmicas entre facilitadores e participantes para promover o debate crítico e a identificação de oportunidades que apoiem uma agenda de futuras pesquisas e desenvolvimento do ensino no tema.
Palavras-chave: ensino do design; design de serviço; práticas pedagógicas,
Palavras-chave: ensino do design; design de serviço; práticas pedagógicas,
DOI: 10.5151/ped2022-c06
Referências bibliográficas
- [1] -
Como citar:
ANNARUMMA, Camilla; PETRECCA, Alessandra Caroline Canfield; NICASTRO, Marcella Lomba; GONZALES, Maria Alice Camargo; KAMIMURA, Sérgio Kooji; FÁTIMA, Rafael Toledo Rodrigues de; "Design de serviço no Brasil: perspectivas sobre o ensino", p. 8375-8390 . In: Anais do 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design.
São Paulo: Blucher,
2022.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/ped2022-c06
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações