Relatos das conversações - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Design de serviço no Brasil: perspectivas sobre o ensino

Design de serviço no Brasil: perspectivas sobre o ensino

ANNARUMMA, Camilla ; PETRECCA, Alessandra Caroline Canfield ; NICASTRO, Marcella Lomba ; GONZALES, Maria Alice Camargo ; KAMIMURA, Sérgio Kooji ; FÁTIMA, Rafael Toledo Rodrigues de ;

Relatos das conversações:

Apesar da relevância profissional e acadêmica do design de serviço (DS), a discussão a respeito do seu ensino ainda encontra-se escassa no contexto internacional, e o cenário se agrava ainda mais no contexto brasileiro. O tema começa a ganhar espaço em cursos de pós-graduação e grades curriculares de graduações em Design. No entanto, os estudos e registros a respeito de ensino de DS no Brasil ainda são limitados para amparar os professores e instituições de ensino superior nas melhores práticas. Diante deste cenário, esta Conversação teve como objetivo promover o diálogo sobre tópicos relevantes identificados em pesquisas, em: prática profissional, prototipagem, inovação social e o design de serviço do ensino. A sessão de Conversação foi conduzida por meio de dinâmicas entre facilitadores e participantes para promover o debate crítico e a identificação de oportunidades que apoiem uma agenda de futuras pesquisas e desenvolvimento do ensino no tema.

Relatos das conversações:

Apesar da relevância profissional e acadêmica do design de serviço (DS), a discussão a respeito do seu ensino ainda encontra-se escassa no contexto internacional, e o cenário se agrava ainda mais no contexto brasileiro. O tema começa a ganhar espaço em cursos de pós-graduação e grades curriculares de graduações em Design. No entanto, os estudos e registros a respeito de ensino de DS no Brasil ainda são limitados para amparar os professores e instituições de ensino superior nas melhores práticas. Diante deste cenário, esta Conversação teve como objetivo promover o diálogo sobre tópicos relevantes identificados em pesquisas, em: prática profissional, prototipagem, inovação social e o design de serviço do ensino. A sessão de Conversação foi conduzida por meio de dinâmicas entre facilitadores e participantes para promover o debate crítico e a identificação de oportunidades que apoiem uma agenda de futuras pesquisas e desenvolvimento do ensino no tema.

Palavras-chave: ensino do design; design de serviço; práticas pedagógicas,

Palavras-chave: ensino do design; design de serviço; práticas pedagógicas,

DOI: 10.5151/ped2022-c06

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

ANNARUMMA, Camilla; PETRECCA, Alessandra Caroline Canfield; NICASTRO, Marcella Lomba; GONZALES, Maria Alice Camargo; KAMIMURA, Sérgio Kooji; FÁTIMA, Rafael Toledo Rodrigues de; "Design de serviço no Brasil: perspectivas sobre o ensino", p. 8375-8390 . In: Anais do 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2022-c06

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações