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Design e emoção: a utilização da ferramenta PrEMO para testes em projeto de vitrina popular

Design and emotion: the use of PrEMO tool for testing popular storefront window design

DUARTE, Syomara ; Design, Doutora em ; Universidade Federal do Ceará CUNHA, Joana ; Têxtil, Doutora em Eng. ; Universidade do Minho BUHAMRA, Cláudia ; QUENTAL, Joana ;

Artigo:

A partir do estudo do mercado popular de moda e de como o público se comporta em relação aos projetos de exposição em lojas, foi desenvolvida uma pesquisa que envolveu moda, vitrinas e emoções. As emoções despertadas por vitrinas e exposições populares encontraram em estratégias do design emocional maneiras de aferi-las e constatar sua sintonia com o público. Para tanto, ferramentas do design emocional foram desenvolvidas e este artigo apresenta a utilização de uma delas, PrEMO (Produto e instrumento de medição de emoção), de caráter qualitativo e quantitativo. Desenvolvida pelo Instituto Delft de Design Positivo (DIOPD), expressa catorze emoções por intermédio de desenhos, movimentos e sons. Como forma de avaliação e validação de um roteiro e mapa para projetos de vitrinas populares, a ferramenta foi aplicada em teste no projeto de três exposições. Os resultados dos projetos e seus testes são apresentados e considerados de formas qualitativa e quantitativa.

Artigo:

From the study of the popular fashion market, its characteristics and how the public behaves in relation to exhibition projects in stores, a research was developed involving fashion, shop windows and emotions. The emotions aroused by storefront window projects and popular exhibitions found in emotional design strategies ways of measuring them and verifying whether these exhibitions are in tune with the public's ideal. Thefore, tools related to emotional design were developed and this article presents the use of one of them, PrEMO (Product and instrument for measuring emotion), which has qualitative and quantitative features. This tool mas developed by the Delft Institute for Positive Design (DIOPD) and expresses fourteen different types of emotions through drawings, movements and sounds. As a way of evaluating and validating a roadmap and a map for popular showcase design, the PrEMO tool was applied in projects of three exhibitions. The final designs and their tests are presented and considered in a qualitative and quantitative way.

Palavras-chave: Design; Emoção; PrEMO.,

Palavras-chave: Design; Emotion; PrEMO.,

DOI: 10.5151/ped2022-3552993

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Como citar:

DUARTE, Syomara; Design, Doutora em; Universidade Federal do Ceará CUNHA, Joana; Têxtil, Doutora em Eng.; Universidade do Minho BUHAMRA, Cláudia; QUENTAL, Joana; "Design e emoção: a utilização da ferramenta PrEMO para testes em projeto de vitrina popular", p. 163-179 . In: Anais do 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2022-3552993

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