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Design Gráfico e Educação: articuladores de práticas pedagógicas experimentais em Projetos Sociais

Graphic Design and Education: articulators of experimental pedagogical practices in Social Projects.

ZUGLIANI, Jorge Otávio ; MOURA, Mônica Cristina de ;

Artigo:

Este artigo busca discutir correspondências entre Design e Educação quando aplicadas em conjunto dentro de Projetos Sociais, mais especificamente instituições de acolhimento de pessoas em situação de vulnerabilidade focados em formação, capacitação e geração de renda. Para tanto, apresenta-se conceitos de ambos os campos de conhecimentos e os relaciona com tópicos referentes a visibilidade social do trabalho e a Dimensão Social da Sustentabilidade. O cruzamento de saberes é exemplificado com o caso de duas instituições, o Coletivo Xiloceasa e o Projeto Tear, observando suas práticas pedagógicas não formais em seus ateliês e oficinas gráficas experimentais de produção de livros e cartazes e considerando a promoção social de seus participantes. A discussão decorrente da correlação entre Design, Educação em Projetos Sociais revela características importantes acerca da responsabilidade social do Design na contemporaneidade, o que possibilita orientar e organizar próximos passos de pesquisa em desenvolvimento.

Artigo:

This article aims to discuss correspondences between Design and Education when applied together within Social Projects, more specifically institutions for sheltering people in vulnerable situations with focus on training and income generation. To this end, concepts from both fields of knowledge are presented and connects then to topics related to the social visibility of work and the Social Dimension of Sustainability. The intersection of knowledge is exemplified with the case of two institutions, Coletivo Xiloceasa and Projeto Tear, observing their non-formal pedagogical practices in their ateliers and experimental graphic book production besides considering the social promotion of their participants. The discussion arising from the correlation between Design, Education in Social Projects reveals important characteristics about the social responsibility of Design in contemporary times, which makes it possible to guide and organize the next steps of research in development.

Palavras-chave: design gráfico editorial; educação não formal, sustentabilidade social,

Palavras-chave: graphic design; non-formal education; social sustainability.,

DOI: 10.5151/ped2022-6836372

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Como citar:

ZUGLIANI, Jorge Otávio; MOURA, Mônica Cristina de; "Design Gráfico e Educação: articuladores de práticas pedagógicas experimentais em Projetos Sociais", p. 3394-3409 . In: Anais do 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2022-6836372

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