Outubro 2019 vol. 6 num. 2 - 2º Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Design da FAUUSP
Resumo - Open Access.
Ensino de design gráfico em escolas técnicas de São Paulo: Percepção, conteúdos e propostas
Dinelli, Maria Beatriz Saraiva ; Nascimento, Luís Cláudio Portugal do ;
Resumo:
A relação entre demanda de mercado e formação profissional de qualidade do jovem que busque educação técnica de design gráfico é desafiadora, em vista da quantidade e diversidade de competências a serem adquiridas em prazo relativamente curto, entre outros. Assim, a partir da identificação de aspectos pedagógicos, metodológicos e de linguagens visuais de cursos técnicos de design gráfico, o foco deste estudo é o de fornecer subsídios, indicações e diretrizes para elaboração de currículo mais eficiente de design gráfico no âmbito do ensino técnico, dentro do objetivo maior de formar profissionais mais bem preparados para o mercado de trabalho, contribuindo para o desenvolvimento do país. No atual estado da pesquisa foram feitas entrevistas com alunos, professores e coordenador da Etec São Paulo, além de observações de aulas, análises de pranchas de visualização e de arquivos visuais digitais de trabalhos executados pelos alunos.
Resumo:
Palavras-chave: Pedagogia de design para jovens; Ensino técnico de design; Ensino de design gráfico,
Palavras-chave:
DOI: 10.5151/2spddesign-002_12
Referências bibliográficas
- [1] -
Como citar:
Dinelli, Maria Beatriz Saraiva; Nascimento, Luís Cláudio Portugal do; "Ensino de design gráfico em escolas técnicas de São Paulo: Percepção, conteúdos e propostas", p. 2 . In: Anais do 2º Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Design da FAUUSP.
São Paulo: Blucher,
2019.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/2spddesign-002_12
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações