Dezembro 2022 vol. 10 num. 5 - 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
Relatos das conversações - Open Access.
Ensino de design na atualidade: desafios e perspectivas a partir das experiências na pandemia de Covid-19
Ensino de design na atualidade: desafios e perspectivas a partir das experiências na pandemia de Covid-19
VICHY, Paola ; CONTINO, Joana M. ; MONTEIRO, Gisela ; OLIVA, Marcos ;
Relatos das conversações:
Nos anos 1960, a Design Research Society (Sociedade de Pesquisas em Design) foi criada a partir de um movimento que buscava uma definição para o Design, teorizando a profissionalização da área e a distinção sistemática entre a prática de design da arte e do artesanato. Diversas discussões foram levantadas e ainda estão presentes até hoje no campo, como o enquadramento rígido do Design como ciência em contrapartida à característica dinâmica dos problemas que o designer tem que enfrentar (RITTEL, 1987). Nesse sentido, Bonsiepe (2011) ressalta que o designer tem a função de integrar ciência e tecnologia, destacando o desenvolvimento de projetos para a vida cotidiana de uma sociedade, corroborando as demais visões apresentadas.
Relatos das conversações:
Nos anos 1960, a Design Research Society (Sociedade de Pesquisas em Design) foi criada a partir de um movimento que buscava uma definição para o Design, teorizando a profissionalização da área e a distinção sistemática entre a prática de design da arte e do artesanato. Diversas discussões foram levantadas e ainda estão presentes até hoje no campo, como o enquadramento rígido do Design como ciência em contrapartida à característica dinâmica dos problemas que o designer tem que enfrentar (RITTEL, 1987). Nesse sentido, Bonsiepe (2011) ressalta que o designer tem a função de integrar ciência e tecnologia, destacando o desenvolvimento de projetos para a vida cotidiana de uma sociedade, corroborando as demais visões apresentadas.
Palavras-chave: -,
Palavras-chave: -,
DOI: 10.5151/ped2022-c14
Referências bibliográficas
- [1] -
Como citar:
VICHY, Paola; CONTINO, Joana M.; MONTEIRO, Gisela; OLIVA, Marcos; "Ensino de design na atualidade: desafios e perspectivas a partir das experiências na pandemia de Covid-19", p. 8452-8461 . In: Anais do 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design.
São Paulo: Blucher,
2022.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/ped2022-c14
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações