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ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS EM PROJETOS DE EXTENSÃO: AMPLIANDO CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM E FORTALECENDO O COMPROMISSO SOCIAL DO PROFESSOR

FERREIRA, Jonathan ; BATISTA, Jéssica ;

Artigo Completo:

Esse trabalho descreve as experiências vivenciadas por dois bolsistas de extensão nos projetos de extensão Inglês para Adolescentes e Jovens: uma ferramenta para profissionalização e o letramento critico, e Língua e cultura francesa para a comunidade acadêmica e externa, ambos implementados na Universidade Federal da Paraíba. O primeiro projeto, envolvendo a língua inglesa, ofereceu aulas de inglês para jovens de condições socioeconômicas desfavorecidas em uma instituição não governamental de João Pessoa. O segundo projeto, na área de língua francesa, teve como objetivo o ensino de língua e cultura francesas através de diversos gêneros textuais a adultos e pessoas da terceira idade que integram a comunidade universitária e externa da UFPB. Procura-se avaliar os saberes construídos pelos bolsistas ao longo dos projetos (TARDIF, LESSARD, 2011) e se discute como os desafios encontrados foram importantes para ampliação dos conhecimentos dos professores em formação inicial. Quanto à metodologia de pesquisa, foram examinados de forma interpretativa os relatórios finais dos bolsistas, planos de aula e relatos reflexivos buscando-se identificar os aspectos positivos para a formação, mas também as dificuldades encontradas na ministração das aulas, e que estratégias foram utilizadas pelos bolsistas para lidar com essas situações adversas. No que diz respeito aos benefícios para a formação docente dos participantes, a pesquisa sugere que a participação em projetos voltados para atender os interesses de diferentes públicos tem facilitado o desenvolvimento de uma atitude participativa, cidadã e comprometida com o desenvolvimento e a justiça social por parte dos professores em formação (BRASIL, 2015), como também tem possibilitado a construção de saberes (pedagógicos e no campo das linguagens) sensíveis às necessidades e às demandas dos alunos das faixas etárias, níveis socioeconômicos e contextos atendidos.

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Palavras-chave: Ensino de língua estrangeira; Extensão; Formação inicial de professores,

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DOI: 10.5151/edupro-clafpl2016-030

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Como citar:

FERREIRA, Jonathan; BATISTA, Jéssica; "ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS EM PROJETOS DE EXTENSÃO: AMPLIANDO CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM E FORTALECENDO O COMPROMISSO SOCIAL DO PROFESSOR", p. 374-388 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2318-695X, DOI 10.5151/edupro-clafpl2016-030

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