Dezembro 2022 vol. 10 num. 5 - 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
Artigo - Open Access.
Ensino de programação criativa aplicado à prática do estudante de design
The teaching of creative coding applied to the design student’s practice
DURÃO, Guilherme Marandino ; NOVAES, Luiza ; BONELLI, João ;
Artigo:
Esta pesquisa explora métodos para o ensino de programação criativa para estudantes de design, com foco em aplicações capazes de gerar respostas multimidiáticas para questões e necessidades de projetos de design na contemporaneidade. A programação criativa é uma maneira de abordar a computação que possibilita uma nova forma de expressão em projetos de design no contexto digital, promovendo a criação de peças que dialogam com um mundo tecnológico e interativo, atualizando e potencializando as possibilidades do Design. Experimentos de ensino de programação criativa foram elaborados tendo como referência a metodologia da Prática Reflexiva, proposta por Donald Schön (1983), que pressupõe um processo de conhecer na ação e envolve dinâmicas de reflexão-na-ação e reflexão sobre a ação, em um processo de retroalimentação de ideias. No desenvolvimento da pesquisa foram observadas práticas existentes de ensino de programação criativa em cursos livres e posteriormente foi elaborado e realizado um workshop de ensino em turmas iniciais de cursos de graduação em design.
Artigo:
This research explores methods for teaching creative programming to design students, focusing on applications capable of generating multimedia responses to questions and needs of contemporary design projects. Creative programming is a way of approaching computing that enables a new form of expression in design projects in the digital context, promoting the creation of pieces that dialogue with a technological and interactive world, updating and enhancing the possibilities of Design. Creative programming teaching experiments were developed based on the Reflective Practice methodology, proposed by Donald Schön (1983), which presupposes a process of knowing in action and involves dynamics of reflection-in-action and reflection on action, in a feedback process of ideas. In the development of the research, existing practices of teaching creative programming in open courses were observed and later a teaching workshop was prepared and carried out in initial classes of undergraduate design courses.
Palavras-chave: Programação Criativa; Educação; Tecnologia.,
Palavras-chave: Creative Coding; Education; Technology,
DOI: 10.5151/ped2022-5977487
Referências bibliográficas
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Como citar:
DURÃO, Guilherme Marandino; NOVAES, Luiza; BONELLI, João; "Ensino de programação criativa aplicado à prática do estudante de design", p. 3560-3582 . In: Anais do 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design.
São Paulo: Blucher,
2022.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/ped2022-5977487
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