Dezembro 2022 vol. 10 num. 5 - 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
Artigo - Open Access.
Ensino Dos Princípios Da Animação A Partir Da Aprendizagem Significativa
Teaching the principles of animation from meaningful learning
CRUZ, Gabriel Filipe S ;
Artigo:
O Presente trabalho tem como objetivo apresentar uma metodologia de ensino da disciplina princípios da animação aplicados para os cursos de graduação tecnológica em Design Gráfico e Design de Animação da Universidade Veiga de Almeida a partir do conceito da Aprendizagem Significativa de David Ausubel. Para chegar ao resultado, o autor descreve o processo utilizado para ensinar em sala de aula os chamados “12 princípios de animação” assim convencionados por Frank Thomas e Ollie Johnson na obra “Illusion of Life”. Se trata de técnicas que visam melhorar o desenvolvimento da ilusão de movimento em imagens sequenciais, passando assim maior verossimilhança ao espectador. Para que o processo de ensino aprendizagem funcione de forma que a conteúdo a ser abordado fosse melhor assimilado, a sequência original dos princípios foi modificada e dividida tendo como base um sistema de categorização propostas por Argento (2019). Assim, os princípios foram sendo apresentados e trabalhados a partir de um único exercício prático que foi sendo repetido em sala de aula onde cada novo princípio era sendo aplicado à medida que ia sendo ensinado seguindo assim a teoria da aprendizagem significativa de Ausubel.
Artigo:
The present work aims to present a teaching methodology of the discipline principles of animation applied to technological graduation courses in Graphic Design and Animation Design of Veiga de Almeida University from the concept of Meaningful Learning by David Ausubel. To reach the result, the author describes the process used to teach in the classroom the so-called “12 principles of animation” as agreed by Frank Thomas and Ollie Johnson in the work “Illusion of Life”. The principles of animation are techniques that aim to improve the development of the illusion of movement in sequential images, thus making the viewer more likely. In order for the teaching-learning process to work so that the content to be addressed was better assimilated, the original sequence of principles was modified and divided based on a categorization system proposed by Argento (2019). Thus, the principles were being presented and worked on from a single practical exercise that was repeated in the classroom where each new principle was being applied as it was being taught. Therefore, a process of repetition of the same exercise was proposed, where the principles are gradually added for a better understanding and application in the use of the principles in their animations by the students.
Palavras-chave: Ensino de Animação, Aprendizagem Significativa, Princípios da Animação.,
Palavras-chave: Animation Teaching; meaninful learning; Principles of Animation.,
DOI: 10.5151/ped2022-7765223
Referências bibliográficas
- [1] AUSUBEL, David P. Educational Psychology: A Cognitive View, Estados Unidos, Holt McDougal, 1978
- [2] CAVELAGNA, César, O livro da animação: aprenda os 12 princípios fundamentais do desenho animado / César Cavelagna; colaboração de Daniel Messias – São Paulo, Editora Europa, 2015.
- [3] CRUZ, Gabriel F. S. Brinquedos óticos animados e o ensino de Design. 2017.115 f. Tese (doutorado) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Programa de Pós Graduação em Design.
- [4] CRUZ, Gabriel. Desenvolvendo narrativas animadas para a Educação.2013. 105 f. Dissertação (mestrado) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Programa de pós‐graduação em Design.
- [5] LAYBOURNE, Kit. The Animation Book – A Complete guide to animated filmmaking – from flipbooks to sound cartoons. New York. 1979
- [6] MAMEDE-NEVES, M.A.C., Aprendizagem por identificação, Convergências N°3, Psicanálise e educação – conexões, CEPERJ, março de 199
- [7] SOUZA, Raphael A. Do Realismo ao Cartum: Sistematização de um modelo de conversão para captura de movimentos. 2019. Tese (doutorado) - Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Escola Superior de Desenho Industrial – ESDI.
- [8] THOMAS, Frank, JOHNSON, Ollie. The Illusion of Life. Disney Animation. New York, Disney Edition, 1984.
- [9] WILLIAMS, Richard. The Animator’s Survival Kit: A Manual of Methods, Principles and Formulas for Classical, Computer, Games, Stop Motion and Internet Animators, Estados Unidos. Faber & Faber, 2012
- [10] WHITAKER, Harold. HALAS, John. Timing for Animation. Oxford. Focal Press. 2009
- [11] Vídeos de Apoio
- [12] 12 principles of animation (official Full Series), Dirigido por Alan Becker, EUA 2017 Disponível em https://youtu.be/uDqjIdI4bF4 - Acessado em 03/06/2021
- [13] Family Guy, Temporada 8, Episódio 1 - Road to the Multiverse, dirigido por Greg Colton, EUA, 2009
- [14] Luz, Anima, Ação, Dirigido por Eduardo Calvet, Brasil, 2012
Como citar:
CRUZ, Gabriel Filipe S; "Ensino Dos Princípios Da Animação A Partir Da Aprendizagem Significativa", p. 3583-3597 . In: Anais do 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design.
São Paulo: Blucher,
2022.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/ped2022-7765223
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações