Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Ergonomia Cognitiva e Educação: Heurísticas auxiliares às práticas de planejamento de vivências fotográficas e construção de narrativas visuais com crianças pequenas

Cognitive Ergonomics and Education: Auxiliary heuristics to the practices of planning photographic experiences and building visual narratives with young children

FELIX, Bruna Pena ; DOS SANTOS, Célio Teodorico ;

Artigo:

As artes visuais são veículos que oportunizam tornar visíveis as construções mentais que são elaboradas pelos seres humanos. No âmbito escolar, a fotografia, que é uma arte visual, tem se tornado uma ferramenta que oportuniza aos educadores auxiliarem no desenvolvimento visual das crianças e acompanharem os processos de aprendizagem delas. O presente artigo versa sobre os resultados obtidos na dissertação da autora no PPG Mestrado em Design da UDESC, cujo objetivo foi elaborar heurísticas que contribuam para a ampliação da percepção visual dos educadores de forma a beneficiar a etapa de planejamento de vivências fotográficas tendo como foco o desenvolvimento da linguagem visual de crianças pequenas. A metodologia de desenvolvimento dos estudos foi o método Reframing (Krippendorff). Para a elaboração das heurísticas realizou-se analogias entre práticas pedagógicas, teorias comunicacionais e cognitivas e propôs-se como experimento de validação futura da eficácia das heurísticas a aplicação do Método MAC.

Artigo:

The visual arts are vehicles that make it possible to make visible as planned constructions that are designed for human beings. In the school context, photography, which is a visual art, has become a tool that gives educators the opportunity to assist in the visual development of children and monitor their learning processes. This article on the results of the author's dissertation at the PPG obtained a master's degree in Design , whose elaboration was elaborated to carry out the planning of the conception of the visual beneficiary stage of photographic photography educators, focusing on the development of visual language of children. The methodology for developing the studies was the Reframing method (Krippendorff). an elaboration of analogical and theoretical pedagogical practices, and theoretical and future of the application of the communication attempt as an attempt to validate the pedagogical and cognitive analogical attempts.

Palavras-chave: Ergonomia Cognitiva; Linguagem visual; Educação Infantil,

Palavras-chave: Cognitive Ergonomics; Visual language; Early Child Education.,

DOI: 10.5151/ped2022-7593864

Referências bibliográficas
  • [1] ABDALA, Rachel Duarte. Fotografias escolares: práticas do olhar e representações sociais nos álbuns fotográficos da Escola Caetano de Campos (1895-1966). 2013. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013. doi:10.11606/T.48.2013.tde-04112013-113939. Disponível em: Acesso em: 2022-05-24.
  • [2] ABREU, Luiz Carlos de. et al. A epistemologia genética de Piaget e o
  • [3] construtivismo. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. vol.20 no.2 São Paulo
  • [4] ago, 2010. Disponível em:
  • [5] 12822010000200018>.
  • [6] AUAD, Tassio. Análise de Usuários através dos 7 Estágios da Ação de Norman, O Primeiro Modelo Cognitivo do Usuário, 2017. Disponível em:
  • [7] Base nacional comum curricular: Educar é a base. Disponível em: Acesso em 09/11/2019
  • [8] BNCC. Base nacional comum curricular: Educar é a base. Disponível em:
  • [9] BORGES, Renata Zilse Pereira. Análise ergonômica do trabalho dos desenvolvedores versus o modelo mental dos usuários, tendo como foco a Arquitetura da Informação de WebSites. Estudo de caso: Sites de Universidades Cariocas. Capítulo 4. PUC-Rio - Certificação Digital nº 0210297/CA. Disponível em:
  • [10] BRASIL, United Way, 2019. Disponível em:
  • [11] CELEPAR. Interação Humano-Computador (IHC) e Usabilidade. PUC-Rio. 0210297_04_cap_03. Disponível em:
  • [12] CORREA, Maria Eliane de Oliveira; BECKER, Rosana. A Leitura de Imagens como Processo de Desenvolvimento da Criatividade. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 2, Vol. 13. pp 250-260., janeiro de 2017. ISSN: 2448-0959
  • [13] DINIZ, Yasmine. Conheça a avaliação formativa e somativa e entenda suas características. 2020. Disponível em:
  • [14] FACCA, Claudia Alquezar. O Designer como Pesquisador: uma abordagem metodológica da pesquisa. Design arte e tecnologia, São Paulo: Rosari, Universidade Anhembi Morumbi, PUC-Rio e Unesp-Bauru, 2008.
  • [15] FORTUNATO, Caique. [IHC] Engenharia Semiótica, 2019. Disponível em:
  • [16] GUIMARÃES, Cayley et al. Design & Engenharia de Usabilidade: aplicação prática na criação de um aplicativo. Dezembro de 2017, Revista Design e Tecnologia 7(14):11. DOI: 10.23972/det2017iss14pp11-29. Disponível em:
  • [17] HANSEN, Roger. Pedagogia Florença II: Bases para a Educação Infantil de 3 a 6 anos. Editora Florença. Edição 2019.
  • [18] HECKMAN, James. Investir no desenvolvimento na primeira infância: Reduzir déficits, fortalecer a economia, 2012. Disponível em:
  • [19] KRIPPENDORFF, 2006. The semantic turn: a new foundation for design.
  • [20] LIMA, Patrícia de Moraes e NAZÁRIO, Roseli. Sobre a luz do diagrafma: A atribuição da fotografia na pesquisa com crianças. Educativa, Goiânia, v. 17, n. 2, p. 491-509, jul./dez. 2014.
  • [21] MEIRELLES, Gabriela. Design centrado no ser humano: Uma necessidade cultural. Revista Estudos em Design - Rio de Janeiro - V.8 - N.3 - Setembro 2000 - Design e Ser Humano - P. 87-98.Tradução da palestra proferida pelo prof. Klaus Krippendorff durante o P&D Design 2000 (IV Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design). Disponível em: ,
  • [22] MORENO, Hugo Fernando Duran. OLHAR CLÍNICO DO DESIGNER A PARTIR DE BONSIEPE. Universidade de São Paulo. Disponível em:
  • [23] NOBREGA, Arthur Thiago Barbosa. GONÇALVES, Herlanio Leite. Método de Avaliação de Comunicabilidade da Engenharia Semiótica: um estudo de caso em um sistema Web
  • [24] OWP/P Architects, VS Furniture, & Bruce Mau Design. (2010). The third teacher: 79 ways you can use design to transform teaching and learning. New York, NY. Abrams
  • [25] Qual a importância do investimento na Primeira Infância? São Paulo, 2019. Disponível em: Acesso em: 09/10/2019
  • [26] RAMOS, Marcelo. IHC: Engenharia Semiótica. Disponível em:
  • [27] ROGERS, Yvonne; SHARP, Helen; PREECE, Jennifer. Design de interação: além da interação humano-computador. Porto Alegre: Bookman, 2013
  • [28] SCHWAB, Klaus. A QUARTA REVOLUCAO INDUSTRIAL. 1a Edição, 2016. TRADUCAO: Daniel Moreira Miranda.
  • [29] STERNBERG, Robert J. Psicologia Cognitiva. Trad. Anna Maria Dalle Luche, Roberto Galman; revisão técnica José Mauro Nunes. São Paulo: Cengage Learning, 2014.
Como citar:

FELIX, Bruna Pena; DOS SANTOS, Célio Teodorico; "Ergonomia Cognitiva e Educação: Heurísticas auxiliares às práticas de planejamento de vivências fotográficas e construção de narrativas visuais com crianças pequenas", p. 3660-3683 . In: Anais do 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2022-7593864

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações