Novembro 2020 vol. 7 num. 1 - VII Colóquio Internacional sobre Comércio e Cidade
Artigo completo - Open Access.
Espaços culturais para valorização da identidade local
Cultural spaces to enhance local identity
RAMOS, Marcos Roberto ; SILVA, Diego Borges da ; TRISKA, Ricardo ;
Artigo completo:
Este artigo analisa modelo de negócios de patrimônio histórico cultural e propõe soluções por meio do Design, a fim de evidenciar, valorizar, enfatizar a experiência do usuário e a identidade local. Assim, realizou-se um estudo aplicado, com abordagem qualitativa e objetivo exploratório, contribuindo para uma discussão teórica acerca da Gestão de Design, aplicados em dois estudos de caso. Como resultado, percebe-se que nem sempre a estratégia aplicada ao negócio considera os aspectos culturais em sua comunicação com o público-alvo, o que fragiliza a percepção de identidade e conexão do usuário com o espaço cultural, com implicações, nem sempre positivas nas proposições de seu uso.
Artigo completo:
This article analyzes the business model of historical cultural heritage and proposes solutions through Design, in order to highlight, value, emphasize the user experience and the local identity. Thus, an applied study was carried out, with a qualitative approach and exploratory objective, contributing to a theoretical discussion about Design Management, applied in two case studies. As a result, it is clear that the strategy applied to the business does not always consider cultural aspects in its communication with the target audience, which weakens the user's perception of identity and connection with the cultural space, with implications, not always positive in propositions of its use.
Palavras-chave: Gestão de Design. Modelo de negócios. Identidade. Design Território. Design de Experiência,
Palavras-chave: Design Management. Business model. Identity. Territory Design. Experience Design,
DOI: 10.5151/viicincci-28
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Como citar:
RAMOS, Marcos Roberto; SILVA, Diego Borges da; TRISKA, Ricardo; "Espaços culturais para valorização da identidade local ", p. 420-437 . In: Anais do VII Colóquio Internacional sobre Comércio e Cidade .
São Paulo: Blucher,
2020.
ISSN 2357-7592,
DOI 10.5151/viicincci-28
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