• 03 a 07 de Novembro de 2020


    Organização dos Anais

    Heliana Comin Vargas
    Ricardo Alexandre Paiva
    Fernando Garrefa

Site do evento

Comissão organizadora

  • Ricardo Alexandre Paiva
  • Heliana Comin Vargas
  • Clarice Maraschin
  • Cristina Araujo
  • Eloisa Rodrigues
  • Fernando Garrefa
  • Frederico Braida
  • Larissa Campagner

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Novembro 2020 vol. 7 num. 1

Idioma principal | Segundo idioma

VII Colóquio Internacional sobre Comércio e Cidade

Artigos

O VII CINCCI – Colóquio Internacional sobre Comércio e Cidade foi realizado virtualmente no período de 03 a 07 de novembro de 2020, com base no Departamento de Arquitetura e Urbanismo e Design (DAUD) e no Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo e Design (PPGAU+D) da Universidade Federal do Ceará (UFC).
 
O formato virtual do evento se deu face às dificuldades resultantes da Pandemia do COVID-19 e constituiu um desafio para toda a Comissão Organizadora e participantes. A manutenção do evento se justificou ainda em função da importância da relação entre comércio, serviços, turismo e cidade, que se impôs como uma questão relevante no cotidiano e nas dinâmicas urbanas e regionais no contexto do isolamento social.
 
O propósito do VII CINCCI é reunir pesquisadoras e pesquisadores, profissionais e estudantes para discutir as atividades terciárias (comércio, serviços e turismo) e sua relação com o território, a imagem da cidade e a paisagem urbana, bem como sobre seu papel na dinâmica urbana e regional, na produção arquitetônica e no design, desde um ponto de vista transdisciplinar.
 
Os eventos do CINCCI têm sido realizados desde 2005, a cada dois anos, estando hoje na sua sétima edição. Nascido no âmbito da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, junto ao Laboratório de Comércio e Cidade – LabCom, apresenta-se como o único evento nacional a tratar da relação comércio, serviços e a cidade junto a essa área do conhecimento. A relevância dos estudos sobre as atividades de comércio, serviços e cidade se manifesta, fundamentalmente, pela função de abastecimento, distribuição e consumo de bens e serviços que exercem, pela vitalidade urbana que promovem e pelo fortalecimento das relações humanas ao propiciar e potencializar os encontros, tão desejados e valorizados no momento atual.
 
O evento é uma das ações do LabCom-FAUUSP (Laboratório de Comércio e Cidade da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo), que acolhe estudos de pesquisadores de diversas instituições de ensino do Brasil, sob a liderança da Profa. Heliana Comin Vargas. Essa edição do evento é uma promoção do Laboratório de Crítica em Arquitetura, Urbanismo e Urbanização (LoCAU) sob a coordenação do Prof. Ricardo Paiva, com parcerias com a USP, UFRGS, UFU, UFJF, UFPE, UEL e Universidade Presbiteriana Mackenzie.
 
Nessa edição, o tema do evento é A CIDADE DO CONSUMO E O CONSUMO DA CIDADE: perspectivas e desafios no século XXI.
 
As práticas de consumo, tangíveis e intangíveis, têm adquirido significativa primazia no atual estágio do capitalismo, desencadeando diversas transformações socioespaciais, sendo a cidade, por excelência, lugar privilegiado de suporte material do consumo. Os próprios fragmentos da cidade e da sua imagem se transformaram em mercadorias altamente valorizadas, potencializadas pelos avanços no campo das tecnologias digitais e nas inovações verificadas no comércio e serviços. Assim, a relação dialética entre o consumo e a cidade adquire novos contornos no Século XXI, impondo múltiplas perspectivas e desafios empíricos, teóricos e interpretativos para antigas e novas questões no campo da Gestão e do Planejamento Urbano e Regional, da Arquitetura e Urbanismo, do Design e áreas afins.
 
Os objetivos específicos do ponto de vista de produção e divulgação do conhecimento se articulam aos eixos temáticos a seguir:
 
1. ASPECTOS SOCIAIS, CULTURAIS E ARTÍSTICOS DO CONSUMO:
história, comércio e cidade; lazer, entretenimento, ócio, tempo livre; ética e cidadania, cultura e consumo, troca, cultura material; consumidor, consumo e consumismo; arte urbana; consumo de arte.
 
2. A CIDADE E OS ESPAÇOS DE CONSUMO: Políticas urbanas, gestão e planejamento; urbanismo comercial; políticas de requalificação, resiliência urbana, mercado imobiliário; redes e fluxos, dinâmicas urbanas; cidades 24 horas, centros e centralidades, análise espacial do terciário, modelos urbanos e configuracionais, geomarketing,  teorias locacionais, comércio e serviços informais (ambulantes); interseção entre o terciário e outras dinâmicas socioespaciais.

3. A ARQUITETURA E OS ESPAÇOS DE CONSUMO: espaços varejistas e inserção urbana; tipologias arquitetônicas de comércio e serviços: mercados públicos, lojas de departamento, galerias comerciais; franquias; shopping centers, outlets, flagship stores; business centers, conjuntos multiusos/multifuncionais, centros de recreação e lazer; museus; centros de exposição e eventos; hotelaria, entre outros.

4. CIDADE, ARQUITETURA E DESIGN COMO SIGNOS DO CONSUMO: vitrinas, visual merchandising; páginas na web; publicidade e marketing; paisagem urbana e mídia exterior; comunicação urbana, branding, show room; citymarketing; arquitetura promocional em feiras e exposições de negócios; pop-up stores.
 
5. TURISMO, PRODUÇÃO E CONSUMO DO LUGAR: turismo e urbanização; turismo e mercado imobiliário; consumo dos lugares; turismo e centros urbanos; turismo e requalificação urbana; turismo e patrimônio; turismo urbano; megaeventos; eventos e espaço público; segmentação do turismo (compras, negócios, cultural, etc.); turismo e arquitetura; arquitetura temática; atrações, serviços e infraestrutura turística; hotelaria e hospedagem; hospitalidade urbana, turismo e lazer; turismo de experiências.

6. TERRITORIALIDADES DO CONSUMO NA ERA DIGITAL: negócios varejistas, abastecimento alimentar; centros de distribuição e armazenagem; centros de gestão; transporte de cargas  e modais de distribuição; logística portuária; novas hierarquias urbanas e novas centralidades; mobilidade e transporte; distribuição de mercadorias, e-commerce, serviços on-line, serviços por aplicativos e mídias sociais; automação e tecnologia; cidades inteligentes e cidades criativas.

Devido aos impactos gerais e específicos provocados pela pandemia nas práticas sociais de consumo, a Comissão Organizadora incluiu mais um novo eixo temático – 7. CONSUMO E CIDADE EM TEMPOS DE PANDEMIA - a fim de acolher trabalhos que tenham se dedicado a registrar e discutir os primeiros impactos desencadeados pelo isolamento social na relação entre diversas atividades de consumo e a vitalidade urbana.
 
Foram selecionados 52 Artigos, de  110 autores provenientes de 04 países, de 15 Estados brasileiros e de 43 Universidades. O perfil dos autores de trabalhos completos  do VII CINCCI é composto por 44 doutores, 6 doutorandos, 14 mestres, 20 mestrandos, 10 Graduados e 9 graduandos.

VII CINCCI participants, welcome to Fortaleza!
      
VII CinCci - International Colloquium on Commerce and the City was remotely held, from November 3 to 7, 2020, promoted by Department of Architecture and Urbanism and Design  at Federal University of Ceará (UFC). The virtual format of the event was due to the difficulties resulting from the COVID-19 Pandemic and was a challenge for the Organizing Committee and also for participants. Maintaining the event was also justified by the importance of the relationship between commerce, services, tourism and the city, which imposed itself as a relevant issue in daily life and in urban and regional dynamics in the context of social isolation.
 
The aim of the Colloquium is to gather researchers, professionals and students interested in retail, services, tourism and consumption in cities, and their relationship with the territory, the image of the city and the urban landscape, as well as their role in urban and regional dynamics, in architectural production and in design, from a transdisciplinary point of view.
 
CINCCI conferences have been held since 2005, every two years, and are now in their seventh edition. Originated in the Faculty of Architecture and Urbanism of USP (University of São Paulo), at Laboratory of Commerce and City - LabCom, it is the only national event dealing with the relationship between trade, services and the city, in this area of knowledge. The relevance of studies on the activities of commerce, services and the city is manifested, fundamentally, by the function of supply, distribution and consumption of goods and services, promoting urban vitality, strengthening human relations by providing and enhancing encounters, so desired and valued at the present moment.
 
The Colloquium is one of the initiatives of LabCom-FAUUSP (Laboratory of Commerce and City of the Faculty of Architecture and Urbanism of the University of São Paulo), which hosts researchers from several educational institutions in Brazil, under the leadership of Prof. Heliana Comin Vargas This edition of the event is a promotion of the Laboratory of Criticism in Architecture, Urbanism and Urbanization (LoCAU) under the coordination of Prof. Ricardo Paiva, with partnerships with USP, UFRGS, UFU, UFJF, UFPE, UEL and UPM.
 
In this edition, the theme of the event is CONSUMER CITY AND CITY CONSUMPTION: perspectives and challenges in the 21st century
 
Consumption practices, both tangible and intangible, have acquired significant primacy in the current stage of capitalism, triggering several socio-spatial transformations, being the city, par excellence, a privileged place of material support for consumption. The fragments of the city and its image have been transformed into highly valued goods, enhanced by advances in the field of digital technologies and innovations in retail and services. Thus, the dialectical relationship between consumption and the city takes on new shapes in the 21st Century, imposing multiple empirical, theoretical and interpretive perspectives and challenges for old and new issues in the field of Urban and Regional Planning and Management, Architecture and Urbanism, Design and related areas.
 
The specific objectives from the point of view of knowledge production and dissemination are linked to the following topics:
 
1. SOCIAL, CULTURAL AND ARTISTIC ASPECTS OF CONSUMPTION:
history, commerce and city; leisure, entertainment, leisure, free time; ethics and citizenship, culture and consumption, exchange, material culture; consumer, consumption and consumerism; urban art; consumption of art.
 
2. THE CITY AND CONSUMER SPACES: Urban policies, management and planning; retail urbanism; requalification policies, urban resilience, real estate market; networks and flows, urban dynamics; 24-hour cities, centers and centralities, spatial analysis of retail, urban and configurational models, geomarketing, locational theories, informal retail and services (street vendors); intersection between the tertiary and other socio-spatial dynamics.

3. ARCHITECTURE AND CONSUMER SPACES: retail spaces and urban insertion; architectural typologies of retail and services: public markets, department stores, commercial galleries; franchises; shopping centers, outlets, flagship stores; business centers, multipurpose / multifunctional developments, recreation and leisure centers; museums; exhibition and event centers; hospitality, among others.

4. CITY, ARCHITECTURE AND DESIGN AS SIGNS OF CONSUMPTION: window shop, visual merchandising; web pages; advertising and marketing; urban landscape and outdoor media; urban communication, branding, show room; citymarketing; promotional architecture at trade fairs and exhibitions; pop-up stores.

5. TOURISM, PRODUCTION AND CONSUMPTION OF THE PLACE: tourism and urbanization; tourism and real estate market; consumption of places; tourism and urban centers; tourism and urban requalification; tourism and heritage; urban tourism; mega events; events and public space; tourism segmentation (shopping, business, cultural, etc.); tourism and architecture; thematic architecture; attractions, services and tourist infrastructure; hospitality and accommodation; urban hospitality, tourism and leisure; experience tourism.

6. CONSUMER TERRITORIALITIES IN THE DIGITAL AGE: retail businesses, food supply; distribution and storage centers; management centers; cargo transportation and distribution modes; port logistics; new urban hierarchies and new centralities; mobility and transportation; merchandise distribution, e-commerce, online services, applicative services and social media; automation and technology; smart cities and creative cities.

Due to the general and specific impacts caused by the Pandemic on social consumption practices, the Organizing Committee included a new thematic topic - 7. CONSUMPTION AND CITY IN PANDEMIC TIMES - in order to encourage works dedicated to registering and discussing the first impacts triggered by social isolation in the relationship between various consumer activities and urban vitality.

Scientific committee selected 52 articles, from 110 authors originated in 04 countries, 15 Brazilian states and 43 universities. The profile of the authors of full papers of the VII CINCCI is made up of 44 doctors, 6 doctoral students, 14 masters, 20 master students, 10 graduates and 9 graduates. 



APOIO



SUPORT

Comissão Organizadora
 
Ricardo Alexandre Paiva (DAUD | PPGAU+D-UFC) – Coordenação Geral
Heliana Comin Vargas (FAUUSP) – Coordenadora Comissão Científica
Clarice Maraschin (PROPUR-UFRGS)
Cristina Araujo (MDU-UFPE)
Eloisa Rodrigues (DAU-UEL)
Fernando Garrefa (PPGAU-UFU)
Frederico Braida (PROAC/ PPGP-UFJF)
Larissa Campagner (FAU-Mackenzie)
 
Comissão Local
 
Beatriz Helena Nogueira Diógenes (DAUD | PPGAU+D-UFC)
Márcia Gadelha Cavalcante (DAUD-UFC)
Zilsa Maria Pinto Santiago (DAUD | PPGAU+D-UFC)
Adriana Castelo Branco Ponte de Araújo (Mestranda PPGAU+D)
Thais Silveira Soares (Mestranda PPGAU+D)
 
Comitê Científico
 
Aguinaldo Cesar Fratucci (UFF, Brasil)
Alessandro Filla Rosanelli (UFPR, Brasil)
Aléssia Allegri (ULisboa, Portugal)
Alexandre Panosso Netto (USP, Brasil)
Ana Paula Spolon (UFF, Brasil)
Angelica de Amorim Romacheli (UEG, Brasil)
Antonio Ferreira Colchete Filho (UFJF, Brasil)
Celma Chaves Pont Vidal (UFPA, Brasil)
Clarice Maraschin (UFRGS, Brasil)
Cristina Pereira de Araujo (UFPE, Brasil)
Daniela Kuschat Hanns (USP, Brasil)
Desire Torres (UEL, Brasil)
Eloísa Ramos Ribeiro Rodrigues (UEL, Brasil)
Erika Bedon (FLACSO-Ecuador, Equador)
Eunice Helena Sguizzardi Abascal (UPM, Brasil)
Fernando Garrefa (UFU, Brasil)
Frederico Braida (UFJF, Brasil)
Gilda Collet Bruna (UPM, Brasil)
Giovana Damis Teixeira Vital (UFU, Brasil)
Gislaine Elizete Beloto (UEM, Brasil)
Glauco de Paula Cocozza (UFU, Brasil)
Heloisa Maria Silveira Barbuy (M. Paulista; USP, Brasil)
Herculano Cachinho (ULisboa, Portugal)
Ivone Salgado (PUC-Campinas, Brasil)
José Borzarcchiello da Silva (UFC, Brasil)
José Gustavo Francis Abdalla (UFJF, Brasil)
Jurandir Guatassara Boeira (UEL, Brasil)
Klaus Chaves Alberto (UFJF, Brasil)
Larissa Garcia Campagner (UPM, Brasil)
Luciana Inês Gomes Miron (UFRGS, Brasil)
Maria do Carmo de Lima Bezerra (UnB, Brasil)
Marcelo Villela de Almeida (USP, Brasil)
Maria Eliza Alves Guerra (UFU, Brasil)
Mariane Garcia Unanue (UFJF, Brasil)
Martha Machado Campos (UFES, Brasil)
Milena Kanashiro (UEL, Brasil)
Priscila Henning (Unifil; Unicamp, Brasil)
Ricardo Alexandre Paiva (UFC, Brasil)
Rovenir Bertola Duarte (UEL, Brasil)
Valéria Ferraz Severini (USP, Brasil)
Valter Luís Caldana Júnior (UPM, Brasil)
Victor Degaldillo (UNAM, México)
Viviane dos Guimarães Alvim Nunes (UFU, Brasil)
Sun Alex (Doutor FAUUSP, Brasil)
Susana Mara M. Pacheco (UFRJ, Brasil)