Artigo completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Madureira: trajetória identitária como lugar do consumo

Madureira: identity trajectory as a place of consumption

ROCHA, Josielle ; COSTA, Maria de Lourdes ; LOPES, Ricardo ;

Artigo completo:

Este artigo apresenta a trajetória histórica de Madureira, bairro tradicional localizado na Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro, Brasil, com ênfase na relação simbiótica entre comércio, centralidade e sociedade. Conforme referências consultadas na área da História e Geografia urbana, a vocação comercial do bairro tem suas origens em meados do século XX, caracterizando-o como uma importante subcentralidade. Entretanto, a investigação histórica realizada revela que a relação identitária entre o lugar e o consumo se consolida de período anterior. A metodologia empregada abarca uma revisão teórico-histórica, bem como um levantamento empírico realizado no bairro. Verifica-se que a forte presença do comércio informal foi, historicamente, incorporada na vida cotidiana, permeando a vocação comercial com os usos / apropriações dos seus espaços urbanos.

Artigo completo:

This paper aims to present the historical trajectory of Madureira, a traditional neighborhood located in the North Zone of the city of Rio de Janeiro, Brazil, with an emphasis on the symbiotic relationship between commerce, centrality, and society. According to several authors from History and Urban Geography, the commercial vocation of the neighborhood has its origins in the mid-twentieth century, characterizing it as an important subcentrality. However, the historical investigation carried out reveals that the identity relationship between place and consumption . consolidates from a previous period. The methodology employed includes a theoretical-historical review, as well as an empirical survey carried out in the neighborhood. It verifies that the strong presence of informal commerce has historically been incorporated into everyday life, propagating the commercial vocation with the uses/appropriations of its urban spaces.

Palavras-chave: Identidade. Comércio. Madureira (RJ),

Palavras-chave: Identity. Commerce. Madureira (RJ),

DOI: 10.5151/viicincci-32

Referências bibliográficas
  • [1] “A BOÊMIA de outrora em Madureira”. Revista Rio Ilustrado, 1937. Disponível em: . Acesso em 20 fev. 2019.
  • [2] ABREU, M. A evolução urbana do Rio de Janeiro. 4. ed. Rio de Janeiro: IPP, 2006.
  • [3] BAUMAN, Z. Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi, tradução Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2005.
  • [4] BERNARDES, L. Rio de Janeiro: cidade e região. Rio de Janeiro: Secretaria Municipal de Cultura; Departamento Geral de Doc. e Inf. Cultural, 1990.
  • [5] BOSSÉ, M. As questões de identidade em Geografia cultural – algumas concepções contemporâneas. In: CORRÊA, R. L; ROSENDAHL, Z. (orgs.). Paisagens, textos e identidade. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2004, p. 157-179.
  • [6] CÔRREA, R. Trajetórias geográficas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1997.
  • [7] LÉVI-STRAUSS, C. Tristes Trópicos. São Paulo: Anhembi, 195
  • [8] MARTINS, R. Mercadão de Madureira: caminhos de comércio. Rio de Janeiro: Editora do Condomínio do Entreposto Mercado do Rio de Janeiro, 2009.
  • [9] MUNÕZ, F. Urbanización: paisajes comunes, lugares globales. Barcelona: Gustavo Gili, 2008
  • [10] OLIVEIRA JÚNIOR, G. Novas expressões de centralidade e (Re)produção do espaço urbano em cidades médias: o Jequitibá Plaza Shopping em Itabuna-BA. Dissertação (Mestrado em Geografia); Brasília: UNB, 2008.
  • [11] SERPA, A. Lugar e centralidade em um contexto metropolitano. In: CARLOS, A.; SOUZA, M.; SPOSITO, M. (org.). A produção do espaço urbano: agentes e processos, escalas e desafios. São Paulo: Contexto, 20
  • [12] SPÓSITO, M. O centro e as formas de expressão da centralidade urbana. Revista de Geografia, São Paulo, v. 10, p. 1-18, 1991.
  • [13] VILLAÇA, F. Espaço intra-urbano no Brasil. São Paulo: Studio Nobel; FAPESP; Lincoln Institute, 2001.
Como citar:

ROCHA, Josielle; COSTA, Maria de Lourdes; LOPES, Ricardo; "Madureira: trajetória identitária como lugar do consumo ", p. 478-491 . In: Anais do VII Colóquio Internacional sobre Comércio e Cidade . São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/viicincci-32

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações