Artigo completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Perspectivas sobre o Turismo na Cidade Contemporânea: o caso de Barra Grande – PI

Perspectives on Tourism in the Contemporary City: the case of Barra Grande – PI

MORAES, Sérgio Torres ; MARQUES, Marina Brito de Oliveira ;

Artigo completo:

Recentemente o planejamento urbano passou a ser feito de maneira estratégica, pensando em como tornar a cidade mais competitiva e atrativa para investimentos, sobrepondo interesses privados aos públicos: a “cidade-mercadoria”. A fragmentação moderna, que desmancha os sólidos da tradição e da experiência, significa para os espaços a substituição dos saberes locais para se adotar um modelo global, que homogeneiza práticas, costumes e construções. Esta realidade é aumentada em cidades turísticas, nas quais a espetacularização é praticamente regra para atrair turistas. Este estudo analisa o caso do povoado turístico de Barra Grande, Piauí, buscando discutir sobre perspectivas do turismo na cidade contemporânea e entender em que medida o turismo na localidade reflete a lógica da cidade-mercadoria e da sociedade do espetáculo.

Artigo completo:

Recently urban planning started to be done in a strategic way, thinking about how to make the city more competitive and attractive for investments, overlapping private interests to the public: the “commodity city”. Modern fragmentation, which dismantles the solids of tradition and experience, means for spaces to replace local knowledge in order to adopt a global model, which homogenizes practices, customs and constructions. This reality is heightened in tourist cities, where spectacularization is practically the norm to attract tourists. This study analyzes the case of the tourist village of Barra Grande, Piauí, seeking to discuss perspectives of tourism in the contemporary city and understand to what extent tourism in the locality reflects the logic of the merchandise city and the society of the spectacle.

Palavras-chave: Cidade-mercadoria. Espetacularização. Turismo,

Palavras-chave: Commodity city. Spectacularization. Tourism,

DOI: 10.5151/viicincci-45

Referências bibliográficas
  • [1] ARANTES, Otília; MARICATO, Ermínia; VAINER, Carlos. A Cidade do pensamento único: desmanchando consensos. Petrópolis: Vozes, 2002.
  • [2] BARBOSA, Jorge Luiz. Política Pública, Gestão Municipal e Participação Social na Construção de uma Agenda de Direitos à Cidade. Scripta Nova Revista Electrónica de Geografía y Ciencias Sociales. vol. XIV, n.º 331 (51), 2010. Disponível em: < http://www.ub.edu/geocrit/sn/sn-331/sn-331-51.htm>. Acesso em: 28 fev. 2020.
  • [3] CANCLINI, Nestor Garcia. Culturas Híbridas - estratégias para entrar e sair da modernidade . Tradução de Ana Regina Lessa e Heloísa Pezza Cintrão. São Paulo: EDUSP, 1997. p.283-350.
  • [4] COELHO, Carla Naoum. Não-lugares – uma leitura crítica sob a ótica do turismo. II Seminário de Pesquisa em Turismo do Mercosul, Caxias do Sul, 200 Disponível em: . Acesso em: 08 fev. 2020.
  • [5] CUNHA, José Maria Alves. FAMÍLIA, TRABALHO E GERAÇÃO: um estudo sobre as relações entre a pesca artesanal e o turismo na localidade de Barra Grande – Cajueiro da Praia – PI. Dissertação. Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Universidade Federal do Piauí. Teresina, 2018.
  • [6] DEBORD, Guy. A Sociedade do Espetáculo. ebooksBrasil, 2003.
  • [7] DUTRA, André da Silva, SANTOS, Nívea Maria Barros e SILVA, Elisângela Tavares. O Plano Estratégico Turístico de Barra Grande – Piauí (PI) / Brasil: melhorias a partir da análise de um modelo sistêmico. Seminário da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo (ANPTUR), 2014. Disponível em: Acesso em: 20 de outubro de 2019.
  • [8] ELIAS, N. & SCOTSON, J. L. Os estabelecidos e os outsiders: sociologia das relações de poder a partir de uma pequena comunidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000.
  • [9] FERREIRA, João Sette Whitaker. O Mito da Cidade Global: o papel da ideologia na produção do espaço urbano. Petrópolis: Vozes, 2007.
  • [10] HANNERZ, Ulf. Fluxos, Fronteiras, híbridos: Palavras-chave da antropologia transnacional. In: MANA, 1997. p.7-39.
  • [11] KRIPPENDORF, Jost. Sociologia do turismo: para uma nova compreensão do lazer e das viagens. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1989.
  • [12] LUCHIARI, Maria Tereza. Viagens à Natureza: turismo, cultura e ambiente. Campinas: Papirus, 1997.
  • [13] MACÊDO, Ermínia Medeiros. O Turismo na Praia de Barra Grande – PI: Impactos e Contribuições ao Desenvolvimento Local. Brasília, DF. Dissertação. Mestrado Profissional em Turismo. Universidade de Brasília. Brasília, 2011.
  • [14] MARICATO, Ermínia. Metrópole, legislação e desigualdade. Estudos avançados, São Paulo: vol. 17, n.º 48, 2003.
  • [15] ROJEK, Chris. Ways of scape: modern transformations in leisure and travel. London: MacMillan, 1993.
  • [16] SANTOS, José Lázaro de Carvalho. Reflexões por um conceito contemporâneo de urbanismo. Malha Urbana – Revista Lusófona de Urbanismo, [S.I.], n.º 3, maio 2009. Disponível em: . Acesso em: 10 nov. 2019.
  • [17] ZUKIN, Sharon. Paisagens urbanas pós-modernas: mapeando cultura e poder. In: Antônio A. Arantes (org.), O espaço da diferença. Campinas, SP: Papirus, 2000. p. 80-104.
Como citar:

MORAES, Sérgio Torres; MARQUES, Marina Brito de Oliveira; "Perspectivas sobre o Turismo na Cidade Contemporânea: o caso de Barra Grande – PI", p. 678-691 . In: Anais do VII Colóquio Internacional sobre Comércio e Cidade . São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/viicincci-45

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações