Artigo completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Os impactos dos shopping centers no vetor Sudoeste de São Paulo

The impacts of shopping malls in Southwest vector of São Paulo

KURIMOTO, Lucia Kazumi ;

Artigo completo:

Os Shopping Centers são alvos de polêmicas em torno dos impactos positivos e negativos provocados nas cidades e nas pessoas devido ao grande porte, ao tipo de gestão e à arquitetura enclausurada. Se há problemas como a segregação social resultante do controle de acesso privado aos espaços coletivos, por outro lado, estes equipamentos comerciais têm a capacidade de atrair frequentadores de várias classes sociais para consumir produtos materiais e imateriais trazendo vitalidade urbana ao seu entorno. As análises de Shopping Centers, considerados referências, são feitas por meio da identificação das variações do modelo e dos impactos provocados nos diferentes tempos. O objetivo é a compreensão do papel exercido pelos Shopping Centers no vetor Sudoeste devido à concentração destes equipamentos e pela construção desta localização por meio de grandes investimentos públicos e privados em obras do mercado imobiliário.

Artigo completo:

Shopping centers are the subject of controversy around the positive and negative impacts caused on cities and people due to their large size, type of management and enclosed architecture. If there are problems such as social segregation resulting from the control of private access to collective spaces, on the other hand, these commercial facilities have the capacity to attract regulars from various social classes to consume material and immaterial products, bringing urban vitality to their surroundings. The analysis of Shopping Malls, that are considered references, are made by identifying the variations in the model and the impacts caused at different times. The objective is to understand the role played by Shopping Malls in the Southwest vector due to the concentration of this equipments and the construction of this location through large public and private investments in works in the real estate market.

Palavras-chave: Shopping Center. Vetor Sudoeste. Impactos,

Palavras-chave: Shopping malls. Southwest vector. Impacts,

DOI: 10.5151/viicincci-43

Referências bibliográficas
  • [1] Associação Viva o Centro. Os centros das metrópoles: reflexões e propostas para a cidade democrática do século XXI. São Paulo: Editora Terceiro Nome: Associação Viva o Centro: Imprensa Oficial do Estado, 200
  • [2] CAMPOS, Cândido Malta; GAMA, Lúcia Helena; SACHETTA, Vladimir (orgs.). São Paulo: metrópole em trânsito: percursos urbanos e culturais. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2004.
  • [3] DEL RIO, Vicente; SIEMBIEDA, William. Desenho urbano contemporâneo no Brasil. Rio de Janeiro: LTC, 2009.
  • [4] GARREFA, Fernando. A evolução dos Shopping Centers no Brasil: tendências recentes. In: II Colóquio [Inter]nacional sobre o comércio e cidade: uma relação de origem, 2008.
  • [5] _________. Shopping Centers: de centro de abastecimento a produto de consumo. São Paulo: Editora Senac: São Paulo, 2011.
  • [6] GAZUREK, Marie-Océane. Consumo de luxo em São Paulo: um estudo sobre o Shopping Cidade Jardim. 2011. 147 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.
  • [7] MALZONI JÚNIOR et al. Administração de Shopping Centers. 2009. 93 f. Monografia (Graduação em Administração). Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium, Lins, 2009.
  • [8] MONTEIRO, José Vital. Shopping Center Iguatemi: o retrato da evolução do varejo. Projeto nº 119, São Paulo, mar. 1989.
  • [9] SCARAZZATO, Paulo. Software DLN. Lume Arquitetura n. 10, out./nov. 2004.
  • [10] SILVA, José Afonso da. Direito Urbanístico Brasileiro. 6ª ed. São Paulo: Malheiros editores, 20
  • [11] VARGAS, Heliana Comin; ARAÚJO, Cristina Pereira de (orgs.). Arquitetura e o mercado imobiliário. Barueri: Manole, 2014.
  • [12] VAROTTO, Luis Fernando. Varejo no Brasil – resgate histórico e tendências. Revista brasileira de marketing, 2018.
  • [13] WEBGRAFIA
  • [14] Abrasce. Portal do Shopping. Disponível em http://www.portaldoshopping.com.br, acesso em: mar. 20
  • [15] _______. Disponível em: https://abrasce.com.br/. Acesso em: mai. 2020.
  • [16] Ancine. Salas de exibição – 2018. Disponível em: https://oca.ancine.gov.br/publicacoes. Acesso em: 19 mai. 2020.
  • [17] CET. Consultas. Disponível em: http://www.cetsp.com.br. Acesso em: 06 jun. 2020.
  • [18] CYMBALISTA, Renato. Instituto Pólis. Estudo de Impacto de Vizinhança - EIV. Disponível em: http://www.atlanticaambiental.com.br/?page=d_artigos&id=14. Acesso em: 06 jul. 2014.
  • [19] FANTONI, Roberto; HOEFEL, Fernanda; MAZZAROLO, Marina. The future of the shopping mall. Disponível em: https://www.mckinsey.com/business-functions/marketing-and-sales/our-insights/the-future-of-the-shopping-mall. Acesso em: 18 mai. 2020.
  • [20] IBGE. Sistema de Contas Nacionais Trimestrais – SCNT 20 Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/economicas/contas-nacionais/9300-contas-nacionais-trimestrais.html?=&t=resultados. Acesso em: 18 mai. 20
  • [21] IBOPE inteligência. Geonotícias: shopping centers, 2012. Disponível em: http://e-survey.com.br/geonegocios/geonoticias2.pdf. Acesso em: 17 abr. 2014.
  • [22] ______. Geonotícias: shopping centers, 2013. Disponível em: http://e-survey.com.br/geonegocios/geonoticias4.pdf. Acesso em: 17 abr. 2014.
  • [23] MENDES, Janice. Shopping Centers: 4 iniciativas que permanecerão depois da pandemia do Covid-19. Disponível em: https://www.mercadoeconsumo.com.br/2020/05/28/shopping-centers-4-iniciativas-que-permanecerao-depois-da-pandemia-do-covid-19/. Acesso em: 28 mai. 2020.
  • [24] Prefeitura Municipal da cidade de São Paulo. Geosampa: Mapa Digital da Cidade de São Paulo. Disponível em: http://geosampa.prefeitura.sp.gov.br/PaginasPublicas/_SBC.aspx. Acesso em: mai. e jun. 2020.
  • [25] ROLNIK, Raquel; FERRAZ, Martim. Quem se beneficia com o aumento do teto do financiamento do FGTS em SP. Disponível em: https://raquelrolnik.wordpress.com/page/2/. Acesso em: 31 out. 2018.
  • [26] WILTGEN, Julia. Com coronavírus, lucro do Iguatemi cai 77,5% no 1º tri, para R$ 12,5 milhões. Disponível em: https://www.seudinheiro.com/2020/empresas/com-coronavirus-lucro-do-iguatemi-cai-775-no-1o-tri-para-r-125-milhoes/. Acesso em: 28 abr. 2020.
Como citar:

KURIMOTO, Lucia Kazumi; "Os impactos dos shopping centers no vetor Sudoeste de São Paulo", p. 650-671 . In: Anais do VII Colóquio Internacional sobre Comércio e Cidade . São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/viicincci-43

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações