Novembro 2020 vol. 7 num. 1 - VII Colóquio Internacional sobre Comércio e Cidade
Artigo completo - Open Access.
O desenvolvimento do setor hoteleiro como indicador de expansão urbana: o caso de Lages/SC
The development of the hotel sector as an indicator of urban expansion: the case of Lages, Brazil
CALVETTI, Fernando ; OMIZZOLO, Isabella ;
Artigo completo:
Este artigo faz relações entre o setor hoteleiro e o crescimento das cidades. Discute-se como a expansão da malha urbana está atrelada às necessidades da hotelaria por produção e renovação do espaço urbano. Para tanto, analisa como o desenvolvimento do setor de hospedagens está relacionado ao desenvolvimento não apenas de atividades comerciais em determinada região, mas de quaisquer eventos ou circunstâncias que sejam capazes de atrair e gerar fluxos de pessoas. Tal fator é capaz de potencializar tanto o desenvolvimento econômico de uma cidade ou região quanto aumentar as diferenças de investimento entre áreas de uma mesma cidade ou região. O recorte territorial para análise é a cidade de Lages/SC.
Artigo completo:
This article makes links between the hospitality and the growth phenomena of cities. It discusses how the expansion of the urban network is linked to the needs of the hotel industry through production and renovation of the urban space. Therefore, it analyzes how the development of the accommodation sector is related to the development not only of commercial activities in a given region, but of any events or circumstances that are capable of attracting and generating flows of people. Such a factor is capable of enhancing both the economic development of a city or region as well as increasing investment differences between areas of the same city or region. The territorial choice for analysis is the city of Lages.
Palavras-chave: Setor Terciário. Hotelaria. Expansão urbana,
Palavras-chave: Tertiary sector. Hospitality. Urban expansion,
DOI: 10.5151/viicincci-37
Referências bibliográficas
- [1] AMORIM FILHO, O; SERRA, R. Evolução e perspectivas do papel das cidades médias no planejamento urbano e regional. In: ANDRADE, T; SERRA, R (org.). Cidades médias brasileiras. Rio de Janeiro: IPEA, 201
- [2] ANDRADE, N. Hotel: planejamento e projeto. SENAC, 8ª ed. São Paulo, 2005.
- [3] BATTY, M. The New Science Of Cities. Londres: The MIT Press, 201
- [4] BERTALANFFY, L. Teoria Geral dos Sistemas. Original 1973. São Paulo: Vozes, 2008.
- [5] CHRISTALLER, W. Die Zentralen Orte In Süddeutschland. Jena. Gustav Fischer, 1933.
- [6] COLTMAN, M. Tourism Marketing. Nova Iorque: Van Nostrand Reinhold, 1989.
- [7] GÂNDARA, J; PICCOLO, D. Evolução da distribuição espacial dos hotéis de redes no estado do Paraná (1940-2010). Revista de Cultura e Turismo. Curitiba: ano 0 n. 03, pp.131-151, 2013.
- [8] GRAY, W; LIGUORI, S. Hotel and Motel Management and Operations. Nova Jersey: Prentice-Hall, EnglewoodCliffs, 199
- [9] GUY, C. The Retail Development Process: Location, Property and Planning. Londres: Routledge, 1994.
- [10] ______. Planning for retail Development. A critical view of Bristish Experience. Londres: Routledge, 2007.
- [11] HILLENBRAND, R. Islamic Architecture: Form, Function and Meaning. Edimburgo: Edinburgh University Press, 1994.
- [12] HILLIER, B; PENN, A; HANSON, J; GRAJEWSKI, J; XU, J. Natural movement: or, configuration and attraction in urban pedestrian movement. Environ. n. 20, 1993.
- [13] LYNCH, Kevin. A imagem da cidade. 3. ed. São Paulo: Wmf Martins Fontes, 2011.
- [14] IBGE. Lages, 2018. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/sc/lages/panorama. Acesso em: 27 jun. 2020.
- [15] MASA’DEH, R; YASSIEN, E. The Impact of ERP System's Usability on Enterprise Resource Planning Project Implementation Success via the Mediating Role of User Satisfaction. Journal of Management Research, vol. 9, n. 3, pp. 49 - 71, jul. 2017.
- [16] MENDES, C. Paisagem Urbana: uma mídia redescoberta. São Paulo: SENAC, 2006.
- [17] OLIVEIRA, T; NEUMANN, M; WIECZOREK, L. Verticalização Urbana: Um quantitativo de edificações verticais na Rua do Comércio em Ijuí – RS. Revista CIATEC - UPF, vol. 10, n. 1, pp. 86-94, mai. 2018.
- [18] PEIXER, Z. A cidade e seus tempos: o processo de constituição do espaço urbano em Lages. Lages: Uniplac, 2002.
- [19] PEREIRA, C. Comércio e serviços: A centralidade urbana na cidade média de Juazeiro do Norte/CE. In: Colóquio Internacional sobre o comércio e a cidade: uma relação de origem, IV Uberlândia, 26 a 28 mar. 2013. Anais do IV Colóquio Internacional sobre o comércio e a cidade: uma relação de origem. Uberlândia: USP, 2013. p. 1 –
- [20] SANTA CATARINA. Amures. Associação dos Municípios da Região Serrana. Municípios Associados. Disponível em: https://www.amures.org.br/index/municipios-associados/codMapaItem/41772. Acesso em: 27 jun. 20
- [21] SERRA, M; DOWALL, D; MOTTA, D; DONOVAN, M. Urban Land Markets and Urban Land Development: Na Examination of Three Brazilian Cities: Brasília, Curitiba and Recife. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Texto para Discussão. n. 102, 2005.
- [22] SPENCER, M. Urbanization and Growth. The International Bank for Reconstruction and Development / The World Bank. Washington, 2009.
- [23] SPOLON, A. P. Chão de estrelas: Hotelaria e produção imobiliária em São Paulo, 1995-2005. Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. 150f, 2006.
- [24] ______. Hotelaria, cidade e capital: o edifício hoteleiro e a reestruturação dos espaços urbanos contemporâneos. Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. 237f, 2011.
- [25] STOBAR, J. Spaces of Consumption. Leisure and Shopping in the English Town. Londres: Routledge, 2007.
- [26] THUNNEN, J. von. Isolated State. Oxford: Pergamon Press, 1966.
- [27] UKAV, I. Market structures na concentration measuring techniques. Asian Journal of Agricultural Extension, Economics & Sociology, n.19, p.1-16. Londres, 2017.
- [28] VALLEN, G. Check In, Check Out: Gestão e prestação de serviços em hotelaria. Porto Alegre: Bookman, 2003.
- [29] VARGAS, H. Comércio e cidade: uma relação de origem. Estadão, 2000. Disponível em
. Acesso em: 27 jun. 2020.
- [30] VIEIRA, M. A influência das atividades comerciais no sistema de espaços livres urbanos: O caso da centralidade de Madureira - Rio de Janeiro. Tese (Doutorado). Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. 2008.
- [31] VUKOSAV, S; CURCIC, N. The role of the hotel industry in the economic and regional development of Vojvodina. Geographica Timisiensis, vol.22, n. 2, p. 65+, 2013.
- [32] YARSHATER, E. Encyclopaedia Iranica. Nova Iorque: Bibliotheca Persica Press, 2013.
Como citar:
CALVETTI, Fernando; OMIZZOLO, Isabella; "O desenvolvimento do setor hoteleiro como indicador de expansão urbana: o caso de Lages/SC ", p. 558-569 . In: Anais do VII Colóquio Internacional sobre Comércio e Cidade .
São Paulo: Blucher,
2020.
ISSN 2357-7592,
DOI 10.5151/viicincci-37
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações