Novembro 2020 vol. 7 num. 1 - VII Colóquio Internacional sobre Comércio e Cidade
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Imaginário urbano e consumo na cidade contemporânea
Urban imaginary and consumption in the contemporary city
GROSSI, Virgínia Campos ; BRAIDA, Frederico ; ABDALLA, José Gustavo Francis ;
Artigo completo:
O consumo é um dos principais elementos no qual se fundamenta a sociedade contemporânea, interferindo em nossos hábitos, cultura, estilo de vida e na própria divisão e identidade dos grupos sociais. Porém, a cultura voltada para o consumo se construiu através de um longo processo histórico, em que determinados fatores foram fundamentais para a criação de um imaginário urbano que valorizasse o ato de consumir. Logo, o objetivo do presente artigo é evidenciar como se deu o desenvolvimento do imaginário urbano que contempla o consumo, destacando-se quais os principais fatores presentes na cidade contemporânea valorizam o ato de consumir.
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Consumption is one of the main elements on which contemporary society is based, interfering in our habits, culture, lifestyle and in the very division and identity of social groups. However, this consumer-oriented culture was built through a long process over the years, where certain factors were fundamental to the creation of an urban imaginary that valued the act of consuming. Therefore, the objective of this article is to understand how the development of an urban imaginary focused on consumption took place throughout history and to understand what the main factors present in the contemporary city have generated an urban imaginary that values the act of consuming.
Palavras-chave: Imaginário urbano. Imaginário. Consumo. Cidade. Contemporaneidade,
Palavras-chave: Urban imaginary. Imaginary. Consumption. City. Contemporaneity,
DOI: 10.5151/viicincci-30
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Como citar:
GROSSI, Virgínia Campos; BRAIDA, Frederico; ABDALLA, José Gustavo Francis; "Imaginário urbano e consumo na cidade contemporânea ", p. 451-464 . In: Anais do VII Colóquio Internacional sobre Comércio e Cidade .
São Paulo: Blucher,
2020.
ISSN 2357-7592,
DOI 10.5151/viicincci-30
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