Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Exercício teórico-prático interdisciplinar em cursos de graduação em design: atividade “Projeto Produtos Ícones”

Interdisciplinary theoretical-practical exercise in design courses: “Icons Products Project” activity

CANAL MARQUES, André ; FLORES, Maura Della Flora ; DISCHINGER, Maria do Carmo Torri ;

Artigo:

Ao longo da construção de práticas de ensino, no contexto das graduações em design, depara-se com o desafio de aliar o ensino de questões teóricas com as práticas, de forma a motivar os alunos, promover conexões entre diferentes conteúdos, incluir as necessidades inerentes aos currículos dos cursos e estimular as competências esperadas pelo mercado. Neste sentido, este artigo busca fazer o relato de uma experiência docente, que teve o objetivo de promover uma prática multidisciplinar. Esta ação caracterizou-se por um exercício englobando diferentes atividades acadêmicas: História e Cultura do Design, Materiais e Processos e Oficina de Modelos, componentes curriculares de um curso de bacharelado em Design. A atividade teve os estudos divididos em: pesquisa de vanguardas da história do design, instrumentalização sobre matérias-primas e processos de fabricação e técnicas de manipulação de materiais e maquinários. Desta forma, o artigo apresenta uma discussão sobre uma ferramenta para o ensino de design.

Artigo:

Throughout the construction of teaching practices, in the context of design graduations, the challenge is to combine the teaching of theoretical and practical matters, in order to have students motivated, promoting connections among diverse subjects, including the inherent requisites of the courses curricula and stimulating the skills expected by the market. In this sense, this article aims to report on a teaching experience, which had the objective of promoting a multidisciplinary practice. This action was characterized by an exercise encompassing different academic activities: “History and Culture of Design”, “Materials and Processes” and “Models Workshop”, curricular components of a bachelor degree course in Design. The activity was divided into: research of vanguards in the history of design, instrumentation on materials and manufacturing processes and techniques of material manipulation and machinery. In this way, this article presents a discussion on a tool for design teaching.

Palavras-chave: Ensino; Interdisciplinaridade; Design.,

Palavras-chave: Teaching; Interdisciplinarity; Design.,

DOI: 10.5151/ped2022-6956483

Referências bibliográficas
  • [1] ASHBY, Michael. Materials Selection in Mechanical Design. 3ª ed. Reino Unido: Elsevier Butterworth Heinemann, 2005. 603 p.
  • [2] ASSUNÇÃO, Rogério B. Ecodesign e Seleção de Materiais para Mobiliário Urbano. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Ouro Preto. Ouro Preto, 2000. 224 p.
  • [3] BAXTER, Mike. Projetos de Produtos - Guia Prático Para o Design de Novos Produtos. São Paulo: Edgard Blücher, 2011.
  • [4] BÜRDEK, Bernhard E. História, teoria e prática do design de produtos. São Paulo: Edgard Blücher, 2006.
  • [5] CAMBRIDGE ENGINEERING SELECTOR. CES - EDUPACK 2020 (software), Reino Unido: GrantaDesign, 2020.
  • [6] CARDOSO, Rafael. Design para um mundo complexo. São Paulo: Cosac Naify, 2012.
  • [7] FALLER, R. R.; SCALETSKY, C. C. Structure for a Material informational database: a material selection tool for project development. In: 7th International Conference on Design & Emotion, 2010, Chicago: Illinois Institute of Technology, 2010. v. 1.
  • [8] FRANZATO, Carlo. O design estratégico no diálogo entre cultura de projeto e cultura de empresa. Strategic Design Research Journal 3(3):89-96. 2010.
  • [9] GALISAI, R; BORBA, G; GIORGI, R. Design como Cultura de Projeto e como Integração entre Universidade e Empresa. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM DESIGN, 8., 2008, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: Aend|Brasil, 2008. p. 2702-2714.
  • [10] IDEO. Disponível em https://www.ideo.com. Acesso em 17/12/2021.
  • [11] LJUNGBERG, Lennart Y., EDWARDS, Kevin L. Design, Materials Selection and Marketing of Successful Products. Materials and Design. EUA: Elsevier, V.24, p. 519-529, 2003.
  • [12] LJUNGBERG, Lennart Y. Materials selection and design for development of sustainable products. Materials & Design, Volume 28, pg. 466–479, 2007.
  • [13] LOVELL, Sophie. As Little Design as Possible: The Work of Dieter Rams. London: Phaidon, 2011.
  • [14] MARTIN, Sergio. Learning from Design. Disponível na internet por http em: . Acesso em 02 Fev. 2022.
  • [15] PALLASMAA, Juhani. As mãos inteligentes. Porto Alegre: Bookman, 2013.
Como citar:

CANAL MARQUES, André; FLORES, Maura Della Flora; DISCHINGER, Maria do Carmo Torri; "Exercício teórico-prático interdisciplinar em cursos de graduação em design: atividade “Projeto Produtos Ícones”", p. 3695-3708 . In: Anais do 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2022-6956483

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações