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Experiências de orientação em projetos

Design and Education: Experiences in projects supervision

SILVA, Márcia Luiza França da ; SILVA, Fernando José ; RODRIGUES, Jeanne de Jesus ;

Artigo:

Este artigo é um estudo de caso que sintetiza a experiência de orientações em projetos, no curso de Design, no período pandêmico COVID19, especialmente relacionados a atividades da área de Design e Educação. Como cenário, foi realizado um levantamento sobre estas duas áreas, tendo como interlocutor o Design, capaz de utilizar ferramentas e conhecimento na ressignificação de algo para suprir demandas. Foi feita uma revisão bibliográfica em Design e Educação, e observações a respeito dos projetos e das metodologias utilizadas neste processo, além de critérios avaliativos na formação do aluno no curso de Design da UFMG. Detalhou-se esta fase avaliativa e como se deu esta configuração de final de curso, contando com avaliadores externos. Exemplos de projetos educacionais da graduação e da pós-graduação levaram a concluir que a pandemia trouxe uma realidade desafiadora e de oportunidades, em que atores externos contribuem na formação dos alunos, no âmbito de Design-Educação.

Artigo:

This article is a case study that synthesizes the experience of project supervision, in the Design course, in the pandemic period COVID19, especially related to activities in the area of Design and Education. As a scenario, a survey was carried out about these areas, having Design as interlocutor, capable of using tools and knowledge in the re-signification of something to supply demands. A literature review was made on Design and Education, and observations were made regarding the projects and methodologies used in this process, as well as evaluation criteria in the student's formation in the Design course of the UFMG. This evaluative phase was detailed, and how this end-of-course configuration took place, relying on external evaluators. Examples of undergraduate and graduate educational projects led to the conclusion that the pandemic brought a challenging reality and opportunities, in which external actors contribute in the formation of students, in the scope of Design-Education.

Palavras-chave: Design-Educação; Orientação de projetos; Projetos educacionais.,

Palavras-chave: Design-Education; Projects supervision; Educational projects.,

DOI: 10.5151/ped2022-9995773

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Como citar:

SILVA, Márcia Luiza França da; SILVA, Fernando José; RODRIGUES, Jeanne de Jesus; "Experiências de orientação em projetos", p. 3736-3756 . In: Anais do 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2022-9995773

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