Dezembro 2022 vol. 10 num. 5 - 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
Artigo - Open Access.
Gestão de Design e empreendedorismo social: identificação de problemas em um empreendimento com foco em empregabilidade feminina
Design management and social entrepreneurship: problem identification in an enterprise focused on female employability
OLIVEIRA, Bianca Teixeira de ; MERINO, Giselle Schmidt Alves Díaz ;
Artigo:
Dentre as dificuldades enfrentadas pelos empreendimentos sociais brasileiros, uma questão central é a falta de métodos de gestão adequados às especificidades dessas organizações. Diante desse problema, identifica-se a Gestão de Design como abordagem capaz de auxiliar no gerenciamento de projetos, processos e pessoas destes empreendimentos. Esta pesquisa buscou a compreensão da situação atual de um empreendimento social brasileiro com o objetivo de identificar, por meio da Gestão de Design, as principais dificuldades enfrentadas pela organização. Trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada, objetivo exploratório-descritivo e abordagem qualitativa. Quanto aos procedimentos técnicos, foi realizado um estudo de caso guiado pela metodologia de Gestão de Design aplicada. Com os resultados verifica-se que a Gestão de Design, por meio de coleta de dados e síntese visual, permite o desenho do panorama organizacional, possibilitando a compreensão de processos e dificuldades por parte dos gestores e colaboradores.
Artigo:
A central issue, among the difficulties faced by Brazilian social enterprises, is the lack of appropriated management methods suited to these organizations’ characteristics. In this context, Design Management is identified as an approach capable of supporting the management of projects, processes and people in this type of enterprise. This research aimed to comprehend the current situation of a Brazilian social enterprise in order to identify, through Design Management, the main problems faced by the organization. According to its purpose, this research is classified as applied, exploratory and descriptive. Regarding its methods, it a qualitative research, in which a case study was carried out, guided by the Applied Design Management methodology. The results show that Design Management, through data collection and visual synthesis, creates a comprehensive overview of the organization status, promoting the understanding of processes and problems by managers and employees.
Palavras-chave: Gestão de Design; Empreendedorismo Social; Design Estratégico.,
Palavras-chave: Design Management; Social Entrepreneurship; Strategic Design.,
DOI: 10.5151/ped2022-2655179
Referências bibliográficas
- [1] AGOSTINI, Manuela. Correlações entre diferentes terminologias no contexto do Terceiro Setor: Inovação Social X Empreendedorismo Social X Negócio Social. Anais do Congresso Brasileiro de Estudos Organizacionais, v. 0, n. 0, 2016. Disponível em: https://anaiscbeo.emnuvens.com.br/cbeo/article/view/178. Acesso em: 15 jun. 2020.
- [2] ANDRADE, Erica R.; SANTOS, Isadora C.; TOLEDO, Natália Helena; PONS, Ivo. Design e Economia Solidária. DATJournal, v. 4, n. 1, p. 80–97, 2019. https://doi.org/10.29147/dat.v4i1.12
- [3] BACQ, Sophie; EDDLESTON, Kimberly A. A Resource-Based View of Social Entrepreneurship: How Stewardship Culture Benefits Scale of Social Impact. Journal of Business Ethics, v. 152, n. 3, p. 589–611, out. 2018. DOI 10.1007/s10551-016-3317-1. Disponível em: http://link.springer.com/10.1007/s10551-016-3317-1. Acesso em: 18 jun. 2020.
- [4] BARKI, Edgard; IZZO, Daniel; TORRES, Haroldo; BITTENCOURT, Luciana Aguiar. Negócios com impacto social no Brasil. São Paulo: Peirópolis, 2013.
- [5] BARKI, Edgard; RODRIGUES, Juliana; COMINI, Graziella Maria. Negócios de Impacto: Um Conceito em Construção. Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, v. 9, n. 4, p. 477–501, 2 set. 2020. DOI 10.14211/regepe.v9i4.1980. Disponível em: https://www.regepe.org.br/regepe/article/view/1980. Acesso em: 23 nov. 2020.
- [6] BERGMANN, Márcia; MAGALHÃES, Cláudio. GESTÃO DE DESIGN E O FUTURO DOS NEGÓCIOS: VER, PREVER E TORNAR VISÍVEL EM UM CONTEXTO DE MUDANÇAS. In: 12o CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM DESIGN, 2., 201 Blucher Design Proceedings [...]. [S. l.: s. n.], 201 v. 2, p. 1836–1848. Disponível em: https://www.proceedings.blucher.com.br/article-details/gesto-de-design-e-o-futuro-dos-negcios-ver-prever-e-tornar-visvel-em-um-contexto-de-mudanas-24392. Acesso em: 9 set. 2020.
- [7] BEST, Kathryn. Design Management: Managing Design Strategy, Process and Implementation. Switzerland: AVA Publishing, 2006. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=Hm5Tn1EjUWAC&printsec=frontcover#v=onepage&q&f=false. Acesso em: 25 fev. 2021.
- [8] BEST, Kathryn. Fundamentos de Gestão do Design. trad. André de Godoy Vieira. Porto Alegre: Bookman, 2012.
- [9] CHŁODNICKI, Marcin; ZIELIŃSKI, Marek. Creating Value by Designing: Economic and Business Perspectives. Journal of International Studies, v. 2, n. 1, p. 89–98, 200 Disponível em: https://www.jois.eu/files/ChlodnickiV2N1.pdf. Acesso em: 13 ago. 2020.
- [10] COMINI. Negócios sociais e inovação social: um retrato de experiências brasileiras. 2016. 166 f. Tese (Livre-Docência) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016. DOI 11606/T.12.2016.tde-15122016-143942. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/livredocencia/12/tde-15122016-143942/. Acesso em: 17 fev. 2021.
- [11] COMINI; BARKI, Edgard; AGUIAR, Luciana Trindade de. A three-pronged approach to social business: a Brazilian multi-case analysis. Revista de Administração (São Paulo), v. 47, n. 3, p. 385–397, set. 2012. DOI 10.1590/S0080-21072012000300004. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0080-21072012000300004&lng=en&nrm=iso&tlng=en. Acesso em: 15 jun. 2020.
- [12] DEFOURNY, Jacques. From Third Sector to Social Enterprise. In: DEFOURNY, Jacques; BORZAGA, Carlo (orgs.). The Emergence of Social Enterprise. 1. ed. London: Routledge, 2001. p. 1–18. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/265141136_FROM_THIRD_SECTOR_TO_SOCIAL_ENTERPRISE. Acesso em: 15 jun. 2020.
- [13] DEMARCHI, Ana Paula Perfetto; FORNASIER, Cleuza Bittencourt Ribas; MARTINS, Rosane Fonseca de Freitas. Design thinking no processo de Gestão de design: um estudo de caso na agricultura familiar. In: 9O CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM DESIGN, 2010. São Paulo - SP: [s. n.], 2010. p. 14.
- [14] DESIGN COUNCIL. Designing Demand - Executive Summary, n. Eden Partners (2012). London: Design Council, 2012. Disponível em: https://www.designcouncil.org.uk/sites/default/files/asset/document/Designing%20Demand_Executive_Sumary_Final.pdf. Acesso em: 11 abr. 2021.
- [15] DMI, Design Management Institute. What is Design Management? - Design Management Institute. 2020. DMI: Design Management Institute. [Institucional]. Disponível em: https://www.dmi.org/page/What_is_Design_Manag. Acesso em: 7 set. 2020.
- [16] FERRO, Gláucia De Salles; HEEMANN, Adriano. Empatia com equipes multidisciplinares na fase de Ideação do processo de design Thinking. Projetica, v. 10, n. 3, p. 81–89, 12 dez. 2019. DOI 10.5433/2236-2207.2019v10n3p81. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/projetica/article/view/32300. Acesso em: 28 abr. 2020.
- [17] FUJITA, Renata M. L.; SENNE, Lara L. B. de. Contribuições metodológicas de processos colaborativos e participativos do design para a economia solidária. DATJournal, v. 4, n. 1, p. 116–128, 2019. https://doi.org/10.29147/dat.v4i1.114.
- [18] GIL, Antonio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2017.
- [19] GIVEN, Lisa M. (Org.). The Sage encyclopedia of qualitative research methods. Los Angeles, Calif: Sage Publications, 2008.
- [20] IDEO. Human Centered Design - Kit de Ferramentas. trad. Tennyson Pinheiro; José Colucci Jr.; Isabela de Melo. 2. ed. [S. l.: s. n.], 2015. Disponível em: https://www.ideo.com/post/design-kit. Acesso em: 27 out. 20
- [21] MALENA, Carmen. Working with NGOs : a practical guide to operational collaboration between the World Bank and nongovernmental organizations. Documento de trabalho, n. 15013. [S. l.]: Investment Lending Unit (OPCIL), 31 mar. 1995. Disponível em: http://documents.worldbank.org/curated/pt/814581468739240860/Working-with-NGOs-a-practical-guide-to-operational-collaboration-between-the-World-Bank-and-nongovernmental-organizations. Acesso em: 27 maio 2020.
- [22] MARTIN, Bella; HANINGTON, Bruce. Universal Methods of Design: 100 Ways to Research Complex Problems, Develop Innovative Ideas, and Design Effective Solutions. [S. l.]: Rockport Publishers, 2012.
- [23] MARTINS, Rosane Fonseca de Freitas; MERINO, Eugenio Andrés Díaz. A Gestão de design como estratégia organizacional. 2. ed. Londrina: Eduel, 2011.
- [24] MERINO, Giselle Schmidt Alves Díaz; MERINO, Eugenio Andrés Díaz. Gestão de Design aplicada (material didático – acervo NGD). Florianópolis: NGD/LDU, 2016.
- [25] MOVIMENTO NACIONAL ODS SANTA CATARINA. Igualdade de Gênero. 2021. Movimento ODS Santa Catarina. Disponível em: https://sc.movimentoods.org.br/objetivos/igualdade-de-genero/. Acesso em: 12 abr. 2021.
- [26] MOZOTA, Brigitte Borja De. Design and competitive edge: A model for design management excellence in European SMEs1. Design Management Journal, , p. 44–53, 2006. DOI 10.1111/j.1948-7177.2002.tb00014.x. Disponível em: https://www.academia.edu/2268961/Design_and_competitive_edge_A_model_for_design_management_excellence_in_European_SMEs1. Acesso em: 11 abr. 2021.
- [27] MOZOTA, Brigitte Borja de; KLÖPSCH, Cássia; COSTA, Filipe Campelo Xavier da. Gestão de design: usando o design para construir valor de marca e inovação corporativa. trad. Lene Belon Ribeiro. Porto Alegre: Bookman, 2011. Disponível em: http://site.ebrary.com/id/10765482. Acesso em: 23 fev. 2021.
- [28] OLIVEIRA, Bianca Teixeira de; MERINO, Giselle Schmidt Alves Díaz. Panorama da atuação do design em empreendimentos sociais no Brasil. Temática, v. 17, n. 09, 20 set. 2021. DOI 10.22478/ufpb.1807-8931.2021v17n09.60706. Disponível em: https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2021v17n09.60706. Acesso em: 20 fev. 2022.
- [29] ONU, Organização das Nações Unidas. Satellite Account on Non-profit and Related Institutions and Volunteer Work. ST/ESA/STAT/SER.F/91/Rev.1, n. EISBN: 918-92-1-045188-8. New York: United Nations, 2018. Disponível em: https://unstats.un.org/unsd/nationalaccount/docs/UN_TSE_HB_FNL_web.pdf. Acesso em: 15 maio 2020.
- [30] ONU, Organização das Nações Unidas. Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. [S. l.]: United Nations, 2015. Disponível em: https://brasil.un.org/sites/default/files/2020-09/agenda2030-pt-br.pdf. Acesso em: 17 out. 2020.
- [31] PASQUALOTTO, Felipe Petik; MERINO, Eugenio Andrés Díaz; MERINO, Giselle Schmidt Alves Díaz; GONÇALVES, Marilia Matos. DESAFIOS DO DESIGN FRENTE AOS NOVOS MODELOS DE NEGÓCIO: UM OLHAR SOBRE O EMPREENDEDORISMO SOCIAL NO BRASIL. In: 12o CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM DESIGN, 2., 2016. Blucher Design Proceedings [...]. [S. l.: s. n.], 2016. v. 2, p. 1964–1974. Disponível em: https://www.proceedings.blucher.com.br/article-details/desafios-do-design-frente-aos-novos-modelos-de-negcio-um-olhar-sobre-o-empreendedorismo-social-no-brasil-24403. Acesso em: 18 mar. 2021.
- [32] PETRINI, Maira; SCHERER, Patrícia; BACK, Léa. MODELO DE NEGÓCIOS COM IMPACTO SOCIAL. Revista de Administração de Empresas, v. 56, n. 2, p. 209–225, abr. 2016. DOI 10.1590/S0034-759020160207. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0034-75902016000200209&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 12 nov. 2020.
- [33] PIPE SOCIAL. 2o Mapa de Negócios de Impacto Social + Ambiental. Mapeamento, n. 2. São Paulo: Pipe.Social, 2019. Disponível em: https://www.pipe.social/produtos/mapa2019. Acesso em: 15 jun. 2020.
- [34] PRETO, Seila Cibele Sitta. A gestão de design aplicada nos empreendimentos econômicos solidários por meio da abordagem sistêmica. 2013. Dissertação – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, 2013. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/107325. Acesso em: 19 jul. 2020.
- [35] PRETO, Seila Cibele Sitta; FIGUEIREDO, Luiz Fernando Gonçalves. O pensamento sistêmico como ferramenta organizacional da gestão de design nos grupos produtivos econômicos solidários. Projetica, v. 3, n. 1, p. 63–78, 2012. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2012v3n1p63.
- [36] PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico [recurso eletrônico] : métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013. Disponível em: https://aedmoodle.ufpa.br/pluginfile.php/291348/mod_resource/content/3/2.1-E-book-Metodologia-do-Trabalho-Cientifico-2.pdf. Acesso em: 6 dez. 2021.
- [37] RAMOS, Marcos Roberto; MERINO, Giselle Schmidt Alves Díaz; TRISKA, Ricardo. Gestão de design e patrimônio histórico cultural: uma análise baseada nos princípios do design Inclusivo em um Mercado Público. Design e Tecnologia, v. 8, n. 16, p. 109–122, 2018. Disponível em: https://doaj.org/article/d33ea122bc2141e881f86df5ed9d4d04.
- [38] RAMOS, Marcos Roberto; SAUTHIER, Guilherme; MERINO, Giselle Schmidt Alves Díaz; MERINO, Eugenio Andrés Díaz. Gestão de design: estratégias de comunicação visual e suas potencialidades para micro e pequenas empresas. Temática, v. 13, n. 9, 21 set. 2017. DOI 10.22478/ufpb.1807-8931.2017v13n9.36142. Disponível em: http://www.periodicos.ufpb.br/index.php/tematica/article/view/36142. Acesso em: 10 ago. 2020.
- [39] ROMANI-DIAS, Marcello; IIZUKA, Edson Sadao; WALCHHUTTER, Seimor; BARBOSA, Aline Dos Santos. Agenda de Pesquisa em Empreendedorismo Social e Negócios Sociais. Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace, v. 8, n. 3, 30 dez. 2017. DOI 10.13059/racef.v8i3.156. Disponível em: https://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/view/156. Acesso em: 15 jun. 2020.
- [40] ROSOLEN, Talita; TISCOSKI, Gabriela Pelegrini; COMINI, Graziella Maria. Empreendedorismo Social e Negócios Sociais: Um Estudo Bibliométrico da Produção Nacional e Internacional. Revista Interdisciplinar de Gestão Social, v. 3, n. 1, 5 abr. 2014. DOI 10.9771/23172428rigs.v3i1.8994. Disponível em: https://portalseer.ufba.br/index.php/rigs/article/view/8994. Acesso em: 15 jun. 2020.
- [41] SANTOS. Seleção do método de pesquisa: guia para pós-graduando em design e áreas afins. Curitiba, PR: Insight, 2018. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Aguinaldo-Santos/publication/332767198_O_RG_A_N_I_Z_AC_AO_Selecao_do_Metodo_de_Pesquisa_GUIA_PARA_POS-GRADUANDOS_EM_DESIGN_E_AREAS_AFINS/links/5cc8ce56a6fdcc1d49bbf613/O-RG-A-N-I-Z-AC-AO-Selecao-do-Metodo-de-Pesquisa-GUIA-PARA-POS-GRADUANDOS-EM-DESIGN-E-AREAS-AFINS.pdf. Acesso em: 13 mar. 2021.
- [42] SANTOS, Isadora Candian dos. Conexões entre design, economia solidária e tecnologia social na perspectiva do campo CTS. 2017. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos – SP, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9961. Acesso em: 19 jul. 2020.
- [43] SEBRAE, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Diretrizes estratégicas para a atuação do sistema sebrae no mercado de negócios sociais. [S. l.]: SEBRAE, 2013. Disponível em: https://www.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/UFs/SC/Anexos/NS%20SEbrae%20-%20Diretrizes_estrategicas.pdf. Acesso em: 15 jun. 2020.
- [44] SIBBET, David. Visual Intelligence: Using the Deep Patterns of Visual Language to Build Cognitive Skills. Theory Into Practice, v. 47, n. 2, p. 118–127, 23 abr. 2008. DOI 10.1080/00405840801992306. Disponível em: https://doi.org/10.1080/00405840801992306. Acesso em: 29 dez. 2021.
- [45] SILVA, Ana Lúcia. GESTÃO DE DESIGN E PROJETO CENTRADO NO SER HUMANO: MAPEAMENTO E DIAGNÓSTICO DE EQUIPES REMOTAS COM FOCO NA INOVAÇÃO. 2016. 178 f. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, 2016.
- [46] SILVA, Caio Sousa; IIZUKA, Edson Sadao. Mapeamento de negócios sociais e organizações congêneres no Brasil. Revista de Ciências da Administração, v. 20, n. 52, p. 123–137, 22 dez. 2018. DOI 10.5007/2175-8077.2018V20n52p123. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2018V20n52p123. Acesso em: 26 maio 2020.
- [47] SILVA, Edna da; MENEZES, Estera. Metodologia da Pesquisa e Elaboração de Dissertação. 3. ed. Florianópolis: Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, 2001.
- [48] SITTA, Seila Cibele; ALANO, Agda Bernardete. A gestão de design social e sustentabilidade de empreendimentos econômicos solidários. Projetica, v. 4, n. 1, p. 09–22, jun. 2013. DOI 10.5433/2236-2207.2013v4n1p9. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/projetica/article/view/15509. Acesso em: 28 abr. 2020.
- [49] SOUZA, Lamunyel Luis de. Gestão do Design em empresas do setor 2,5: análise do processo de design de artefatos em negócios de impacto a partir da abordagem Design Thinking. 2017. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/914. Acesso em: 19 jul. 2020.
- [50] WEISS, Marco Antonio; FIGUEIREDO, Luiz Fernando Gonçalves de; MERINO, Eugenio Andrés Díaz; MERINO, Giselle Schmidt Alves Díaz. Gestão de design para inovação social em um caso de economia solidária. DAPesquisa, v. 14, n. 22, p. 100–120, 1 abr. 2019. DOI 10.5965/1808312914222019100. Disponível em: https://doaj.org. Acesso em: 9 set. 2020.
Como citar:
OLIVEIRA, Bianca Teixeira de; MERINO, Giselle Schmidt Alves Díaz; "Gestão de Design e empreendedorismo social: identificação de problemas em um empreendimento com foco em empregabilidade feminina", p. 8054-8085 . In: Anais do 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design.
São Paulo: Blucher,
2022.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/ped2022-2655179
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações