Outubro 2019 vol. 6 num. 2 - 2º Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Design da FAUUSP
Resumo - Open Access.
Gestão de design, gestão de competências e estratégia de negócios em startups
Ungaretti, Pedro ; Fleury, André Leme ;
Resumo:
Desafios enfrentados por startups – organizações com propostas inovadoras de produtos ou serviços para contextos de extrema incerteza – podem ser interpretados sob a ótica dos problemas capciosos, conceito que admite a natureza complexa de desafios relacionados à inovação. Tal qualidade, aliada à incerteza de mercado e escassez de recursos característica de startups, impõem uma aproximação da estratégia de design à estratégia de negócios, para que a equipe consiga validar suas hipóteses de produto e mercado antes que seus recursos se esgotem. Assim, o design tem papel crítico para essas organizações. Uma alternativa de abordagem para tal contexto é o pensamento de design, que fornece um modelo mental para que a equipe investigue o contexto no qual deseja atuar, entenda os possíveis usuários de seu produto, projete a solução de maneira interdisciplinar e valide suas proposições no mercado. Este estudo busca identificar, por meio de estudos de caso, maneiras pelas quais pensamento e práticas de design relacionam-se com a estratégia de negócios em startups para a solução de problemas capciosos e entender como a gestão de design pode auxiliar equipes a desenvolverem as competências necessárias para cada fase do crescimento destas empresas. Assim, espera-se contribuir à literatura de gestão de design, criando um registro de relatos de profissionais que auxilie equipes, dentro ou fora de startups, com decisões de estratégia, tática e operação de design.
Resumo:
Palavras-chave: Empreendedorismo; Gestão de design; Pensamento de design; Competências, Startup,
Palavras-chave:
DOI: 10.5151/2spddesign-040_43
Referências bibliográficas
- [1] -
Como citar:
Ungaretti, Pedro; Fleury, André Leme; "Gestão de design, gestão de competências e estratégia de negócios em startups", p. 40 . In: Anais do 2º Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Design da FAUUSP.
São Paulo: Blucher,
2019.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/2spddesign-040_43
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações