Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Implementação da Acessibilidade Digital - benefícios, dificuldades e consequências - uma revisão de literatura a partir do Portal de Periódicos da Capes

Implementation of Digital Accessibility - benefits, difficulties and consequences - a literature review from the Capes Journal Portal

BORGES, Rafaela dos Santos ; Bach., ; MOURTHÉ, Claudia Rocha ; D.Sc., ; MONT’ALVÃO, Claudia ; D.Sc., ;

Artigo:

A proposta desse trabalho é compreender e aprofundar o tema da complexidade da acessibilidade digital, com foco nas dificuldades de implementação do acesso na web e suas possíveis soluções. Para aprofundamento teórico foi realizado uma Revisão de Literatura, a partir do Portal Periódico da CAPES, que resultou em 21 artigos analisados e sintetizados na fase de condução da pesquisa. Com base nesse levantamento, sintetiza-se na discussão as complexidades verificadas na literatura. Conclui-se que é necessária a elaboração e aprimoramento de diretrizes específicas a cada grupo de usuários e que a implementação dessas diretrizes deve ser realizada em conjunto com o público-alvo na etapa de concepção do projeto digital inclusivo.

Artigo:

The aim of this work is to understand the theme of the complexity of digital accessibility, focusing on the difficulties of implementation of access on the web and its possible improvements. As theoretical deepening, a Literature Review was carried out, based on the CAPES Journal Portal, which resulted in 21 articles analyzed and synthesized in the conduction phase of the research. Based on this survey, the complexities found in the literature are summarized in the discussion. It is concluded that it is necessary to elaborate and improve specific guidelines for each group of users and that the implementation of these guidelines must be carried out together with the target audience in the design stage of the inclusive digital project.

Palavras-chave: Acessibilidade Digital; Implementação; Pessoas com Deficiência.,

Palavras-chave: Digital Accessibility, Implementation, People with Disabilities.,

DOI: 10.5151/ped2022-2394197

Referências bibliográficas
  • [1] ARENHARDT, D. L.; FRANCHI, T. S.; COSTA, V. M. F.; GROHMANN, M. Z. Digital accessibility:
  • [2] An analysis of homepages of Federal Education Institutions of Brazil. education policy analysis archives, [S. l.], v. 25, p. 33, 2017. DOI: 10.14507/epaa.25.2639. Disponível em: . Acesso em 01/12/2021.
  • [3] BARBOSA, G. L. T.; MÜLLER, K. Produção de conteúdo acessível para surdos na web: análise do canal de vídeos Ôxe. Intercom (São Paulo, Brazil : 2006), v. 41, n. 2, p. 153–165, 2018. Disponível em: . Acesso em 03/12/2021.
  • [4] BERG, C. H. et al. AVALIAÇÃO DE INTERFACE DE AMBIENTE VIRTUAL DE ENSINO APRENDIZAGEM INCLUSIVO. Ergodesign & HCI, v. 4, n. 1, p. 70–79, 30 jun. 2016.
  • [5] Disponível em: < http://periodicos.puc-rio.br/index.php/revistaergodesign-hci/article/view/63 >. Acesso em 02/12/2021.
  • [6] BRASIL. Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão. Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação. e-MAG Modelo de Acessibilidade de Governo Eletrônico, 2011. Disponível em: . Acesso em 01/12/2021.
  • [7] Camargo, E. P. (2005). O ensino de física no contexto da deficiência visual: elaboração e condução de atividades de ensino de Física para alunos cegos e com baixa visão. Tese (Doutorado). Campinas, Brasil: Universidade Estadual de Campinas.
  • [8] Connell, B.R., Jones, M., Mace, R., Mueller, J., Mullick, A., Ostroff, E., Sanford, J., Steinfeld, E., Story, M., Vanderheiden, G.: The principles of universal design. North Carolina State University, The Center for Universal Design. (1997). Disponível em: . Acesso em 30/11/2021.
  • [9] CONSONI, G. B.; SIQUEIRA, P. M.; TAVARES, A. G. A ACESSIBILIDADE EM WEBSITES JORNALÍSTICOS RESPONSIVOS. Ergodesign & HCI, v. 4, n. 1, p. 63–69, 30 jun. 2016.
  • [10] Disponível em: . Acesso em 01/12/2021.
  • [11] CORRADI, J. A. M. Acessibilidade em ambientes informacionais digitais – uma questão de diferença. São Paulo: Unesp, 20
  • [12] ________________. Ambientes informacionais digitais e usuários surdos: questões de acessibilidade. 2007. 214 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, 2007. Disponível em: . Acesso em 02/12/2021.
  • [13] DE GODOY, Lígia; FERREIRA, Marcelo Gitirana Gomes; CINELLI, Milton José. Usabilidade e acessibilidade: heurísticas de usabilidade em projetos destinados a pessoas com deficiência. Projetica, v. 10, n. 1, p. 9–24, 2019. Disponível em: . Acesso em 04/12/2021.
  • [14] GRILO, André; SILVA, Bruno Santana da; PIRES, Andressa Kroeff; ANDRADE, Adja Ferreira de.
  • [15] Eixos de apoio à acessibilidade digital para a Política de Inclusão da UFRN. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento, Itabira, v. 9, n. 2, p. e175921772. 2020. ISSN 2525-3409. Disponível em: . Acesso em 02/12/2021.
  • [16] GUIMARÃES, Í. J. B.; SOUSA, M. R. F. DE; COSTA, L. C. A. DA. Recomendações de acessibilidade em sites de comércio eletrônico para usuários cegos. Em Questão, v. 27, n. 4, p. 84–106, 2021. Disponível em: . Acesso em 04/12/2021.
  • [17] JÚNIOR, M. A. M.; DOMICIANO, C. L. C.; HENRIQUES, F. DIRETRIZES ACESSÍVEIS EM AMBIENTES DIGITAIS. Ergodesign & HCI, v. 4, n. Especial, p. 67–75, 31 dec. 2016. Disponível em:
  • [18] .
  • [19] Acesso em 04/12/2021.
  • [20] KAFURE, I.; DA SILVA, T. C.; DE LEMOS SANTOS, S. K. DA S. Tecnologias digitais e acesso à informação: Uma pesquisa com pessoas surdas. Revista ACB, v. 24, n. 1, p. 129–143, 2019. Disponível em: . Acesso em 02/12/2021.
  • [21] KLEIN, Madalena. Surdez, educação e trabalho: discursos constituindo o surdo trabalhador. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 21, 1998. Anais [...] Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 1998. p.147-148. Disponível em: . Acesso em 02/12/20
  • [22] KULPA, C. C.; PERRY, G. T.; AMARAL, F. G. Diretrizes para o design de interfaces de Ambientes Virtuais de Aprendizagem voltadas a usuários com baixa visão. InfoDesign - Revista Brasileira de Design da Informação, v. 18, n. 1, 9 set. 2021. Disponível em: . Acesso em 01/12/2021.
  • [23] LEMOS, Elizama das Chagas; CAVALCANTE, Ilane Ferreira; DE ALMEIDA, Rosemary Pessoa Borges. ANÁLISE E DIAGNÓSTICO DA ACESSIBILIDADE NO MOODLE PARA DEFICIENTES VISUAIS. HOLOS, [S.l.], v. 4, p. 1-23, jul. 2020. ISSN 1807-1600. Disponível em: . Acesso em 01/12/2021.
  • [24] LIRA, Ana Karina Morais; DA SILVA, Fábio J. Barbosa; BARROS, Fabíola Costa Leite. Acessibilidade em ambiente virtual de aprendizagem: estudo de caso com professoras cegas. Tópicos educacionais, v. 25, n. 1, p. 1–18, 2019. Disponível em: . Acesso em 01/12/2021.
  • [25] MALHEIRO, C. A. L.; LIMA, V. S.; FERREIRA, R. D. de S.; BARBOSA, L. M. M.. Acessibilidade no Moodle: contribuições para inclusão dos estudantes com deficiência visual no ensino superior. Laplage em Revista, [S. l.], v. 7, n. 1, p. p.142-154, 2021. Disponível em: .
  • [26] Acesso em: 01/12/2021.
  • [27] MARTINS, Elisa Batista Conrado; SANTOS, Luciana Guimarães Teixeira; "A quem se destina o projeto: Reflexões da inclusão social aplicadas ao Design.", p. 3709-3719 . In: Anais do 13º Congresso Pesquisa e Desenvolvimento em Design (2018). São Paulo: Blucher, 2019. ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2018-4.3_ACO_03
  • [28] Mayer, R. E.. The Cambridge handbook of multimedia learning. New York: Cambridge
  • [29] University Press. 2005.
  • [30] NIELSEN, J.; MACK, R. L. Usability inspection methods. New York: John Wiley & Sons, 1994.
  • [31] OLIVEIRA, D. H. D. et al. Prototipação de interfaces de aplicativos para dispositivos móveis: estado da arte e desafios de IHC. In: brAZILIAn SyMPOSIuM On HuMAn fAcTOrS In cOMPuTInG SySTeMS, 11., 2012, Cuiabá. Proceedings [...]. Porto Alegre: Brazilian Computer Society. 2012, p.315-324. Disponível em: .
  • [32] Acesso em 01/12/2021.
  • [33] PAI, M. et al. Systematic reviews and meta-analyses: an illustrated, step-by-step guide.
  • [34] The National Medical Journal of India, v. 17, n. 2, p. 86–95, abr. 2004. Disponível em: . Acesso em 01/12/2021.
  • [35] Persson, H., Åhman, H., Yngling, A.A. Universal design, inclusive design, accessible design, design for all: different concepts—one goal? On the concept of accessibility—historical, methodological and philosophical aspects. Univ Access Inf Soc 14, 505–526 (2015). Disponível em: . Acesso em 30/11/2021.
  • [36] PORTE, M. de S.; ROCHA, J. D. T. Barreiras tecnológicas: um fator limitador na acessibilidade das pessoas com deficiência. Texto Livre: Linguagem e Tecnologia, Belo Horizonte-MG, v. 14, n. 3, p. e32563, 2021. Disponível em: . Acesso em 04/12/2021.
  • [37] RITTER, E.; ROQUE, T. Acessibilidade e informação: a disparidade entre desenvolvimento tecnológico, leis e adaptações dos grandes portais brasileiros. Revista Observatório, v. 2, n. 2, p. 360–379, 2016. Disponível em: . Acesso em 01/12/2021.
  • [38] ROCHA, H. V. R.; BARANAUSKAS, M. C. Design e avaliação de interfaces humano-computador. Campinas: NIED/UNICAMP, 2003. Disponível em: . Acesso em 01/12/2021.
  • [39] SÁ, Elizabet Dias de. Cegueira e baixa visão. In SILUK, Ana Cláudia Pavão (Org). Atendimento Educacional Especializado: contribuições para a prática pedagógica. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, 1a reimpressão, 2014, p. 204-234. Disponível em: .
  • [40] Acesso em 01/12/2021.
  • [41] SANCHES, E. C. P.; BUENO, J.; OKIMOTO, M. L. L. R. Os cegos e o aprendizado multimídia. InfoDesign - Revista Brasileira de Design da Informação, v. 18, n. 1, 18 jun. 2021. Disponível em: < https://infodesign.org.br/infodesign/article/view/828>. Acesso em 03/12/2021.
  • [42] SILVA, M. C.; BARROS, A. Para além do visível: pela adoção de um paradigma emancipatório em audiodescrição. Cadernos de tradução, v. 41, n. 2, p. 66–84, 2021. Disponível em:
  • [43] . Acesso em 03/12/2021.
  • [44] SOUZA, Edson Rufino de; MONT’ALVÃO, Cláudia. AVALIAÇÃO DA CONFORMIDADE COM O WEB CONTENT ACCESSIBILITY GUIDELINES (WCAG). Ergodesign & HCI, [S.l.], v. 6, n.
  • [45] Especial, p. 73 - 84, june 2018. ISSN 2317-8876. Disponível em: . Acesso em 04/12/2021.
  • [46] Stephanidis, C., Salvendy, G.: Toward an information society for all: An international research and development agenda. Int. J. Hum. Comput. Interact. 10(2), 107–134 (1998)
  • [47] TECHIO, L. R. et al. MÍDIAS SOCIAIS DIGITAIS NA TERCEIRA IDADE: O CASO DE UM NÚCLEO DE ESTUDOS DE SANTA CATARINA. Ergodesign & HCI, v. 9, n. 1, p. 82–98, 30 jun. 2021.
  • [48] Disponível em: . Acesso em 01/12/2021.
  • [49] TOGNAZZINI, Bruce. First Principles of Interaction Design: Revised & Expanded. 2014.
  • [50] Disponível em: . Acesso em 02/12/2021.
  • [51] W3C –World Wide Web Consortium. Web Content Accessibility Guidelines 2.0. W3C, 2008. On-line. Disponível em: . Acesso em 04/12/2021.
  • [52] WAI - Web Accessibility Initiative. How people with disabilities use the web. Disponível em:
  • [53] . Acesso em 01/12/2021.
Como citar:

BORGES, Rafaela dos Santos; Bach., ; MOURTHÉ, Claudia Rocha; D.Sc., ; MONT’ALVÃO, Claudia; D.Sc., ; "Implementação da Acessibilidade Digital - benefícios, dificuldades e consequências - uma revisão de literatura a partir do Portal de Periódicos da Capes", p. 2241-2258 . In: Anais do 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2022-2394197

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações