Dezembro 2022 vol. 10 num. 5 - 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
Artigo - Open Access.
Iniciativas em design de embalagens em decorrência da pandemia da Covid-19
Iniciatives in packaging design as a result of the Covid-19 pandemic
Alem, Thaís Helena Behar ; Dantas, Denise ;
Artigo:
O ineditismo de fenômenos em função da pandemia da Covid-19 chama atenção pela rapidez de seus desdobramentos. No setor de embalagens, é possível perceber algumas transformações especialmente em função de questões econômicas e logísticas, no entanto, ainda é difícil dimensionar o real impacto em projetos de design. Deste modo, o presente artigo busca fazer uma análise de quais foram as iniciativas tecnológicas, de comunicação ou experiência de algumas empresas selecionadas em projetos de embalagem que estivessem relacionados à pandemia, nos anos de 2020 e 2021. Os casos estudados foram selecionados no portal Embalagem Marca e nos principais prêmios de design, nacionais e internacionais, com categorias específicas de design de embalagem. O resultado apresentado é uma análise do discurso a partir dos textos e imagens disponíveis nas citadas fontes, seguido de uma sistematização por categorias relacionadas, de modo a apresentar um panorama relevante das ações efetivadas nesse período.
Artigo:
This paper is a discussion about the novelty of phenomena due to the Covid-19 pandemic that draws attention due to the speed of it´s unfolding, specifically in the packaging sector. It is possible to identify some transformations, specially driven to economic and logistical issues. However, it is still difficult to measure the impacts on packaging design projects. Therefore, this article aims to analyze technological or communicational changes related do packaging design projects, applied by selected companies, that were related to the pandemic in the years of 2020 and 2021. The observed cases were selected on the “Embalagem Marca” portal and in the main national and international design awards that present specific packaging design categories. The result is a speech analysis based on the texts and images available in the sources, followed by a category systematization, in order to present a relevant overview of actions implemented in this period.
Palavras-chave: Design de embalagem; Pandemia; Covid-19.,
Palavras-chave: Packaging design; Pandemic; Covid-19.,
DOI: 10.5151/ped2022-2747413
Referências bibliográficas
- [1] ABRE. A Embalagem Construindo Sustentabilidade. Associação Brasileira de Embalagem, 2012. Disponível em: http://www.abre.org.br/ wp-content/uploads/2012/ 06/folheto_sustentabilidade.pdf. Acesso em: 10 mai. 2018.
- [2] ABRE. Setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos apresenta crescimento de 5,7% no primeiro quadrimestre de 2021. Disponível em: https://www.abre.org.br/inovacao/. Acesso em: 19 jul. 2021.
- [3] CDC. Guidance for unvaccinated people - Food and Coronavirus Disease 2019 (COVID-19). Centers for Disease Control and Prevention. 2020. Disponível em: https://www.cdc.gov/ coronavirus/2019-ncov/daily-life-coping/food-and-COVID-19.html#risk. Acesso em: 16 jun. 2021
- [4] CDRS. Covid-19 e embalagem: Ital aponta reflexos da pandemia em questões de sustentabilidade e tendências no mercado. 2020. Disponível em: https://www.cdrs.sp.gov.br/ portal/imprensa/noticia/covid-19-e-embalagem-ital-aponta-reflexos-da-pandemia-em-questes-de-sustentabilidade-e-tendncias-no-mercado. Acesso em: 26 out. 2020.
- [5] DEMAJOROVIC, J. Pandemia, embalagens e a economia circular. Página 22. 2021. Disponível em: https://pagina22.com.br/2021/03/19/pandemia-embalagens-e-a-economia-circular/. Acesso em: 9 jul. 2021.
- [6] ERIKSSON, D., FEBER, D., GRANSKOG, A., LINGQVIST, O., NORDIGÅRDEN, D. [McKinsey & Company]. Sustainability in packaging: inside the minds of global consumers. 2020. Disponível em: https://www.mckinsey.com/industries/paper-forest-products-and-packaging/our-insights/sustainability-in-packaging-inside-the-minds-of-global-consumers. Acesso em: 27 mai. 2021.
- [7] ESTADÃO CONTEÚDO. Pandemia de coronavírus é maior desafio desde a Segunda Guerra Mundial, diz ONU. Exame. 2020. Disponível em: https://exame.com/mundo/pandemia-de-coronavirus-e-maior-desafio-desde-a-2a-guerra-mundial-diz-onu/. Acesso em: 30 mai. 2021.
- [8] FEBER, D., KOBELI, L., LINGQVIST, O., NORDIGÅRDEN, D. [McKinsey & Company]. Beyond COVID-19: The next normal for packaging design. 2020. Disponível em: https://www.mckinsey.com/industries/paper-forest-products-and-packaging/our-insights/ reaching-the-next-normal-in-packaging. Acesso em: 27 mai. 2021.
- [9] FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. 3.ed. - Porto Alegre: Artmed, 200
- [10] FISPAL. [Food Connection]. Novas embalagens para um novo consumo. 2020. Disponível em: https://www. youtube.com/watch?v=V39mWKeEivs. Acesso em: 19 mai. 2021.
- [11] GRINBERGAS, D., GROHMANN, G. É necessário higienizar compras e superfícies para evitar o coronavírus? Veja Saúde: Medicina. 2021. Disponível em: https://saude.abril.com.br/medicina/e-necessario-higienizar-compras-e-superficies-para-evitar-o-coronavirus/. Acesso em: 9 jul. 2021.
- [12] HOBBS, J. E. Food supply chains during the covid-19 pandemic. Canadian Journal of Agricultural Economics. N. 68, n.2. p. 171-176. Wiley. 2020.
- [13] KIENAPPLE, B. O impacto ambiental da pandemia de coronavírus. Venngage. 2020. Disponível em: https://pt.venngage.com/blog/coronavirus-impacto-ambiental/. Acesso em: 3 nov. 2020.
- [14] KITZ, R., WALKER, T., CHARLEBOIS, S., MUSIC, J. Food packaging during the COVID-19 pandemic: Consumer perceptions. International Journal of Consumer Studies. Wiley. 2021. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/ijcs.12691. Acesso em: 20 jul. 2021.
- [15] LIMA, M. Design na era pós pandemia. O Estado de São Paulo. 2020. Disponível em: https://emais.estadao.com.br/noticias/casa-e-decoracao,design-na-era-pos-pandemia,70003398485. Acesso em: 11 jul. 2021.
- [16] LUNDIN, K. 3 Ways COVID-19 will change packaging design. Packaging Digest. 2020. Disponível em: https://www.packagingdigest.com/packaging-design/3-ways-covid-19-will-change-packaging-design. Acesso em: 16 jul. 2021.
- [17] MELO, F. [MG2]. Procura por embalagens plásticas não reutilizáveis aumenta durante pandemia da Covid-19 em Uberlândia. G1: Triângulo e Alto Parnaíba. 2020. Disponível em: https://g1.globo.com/mg/triangulo-mineiro/vida-em-casa/noticia/2020/06/03/procura-por-embalagens-plasticas-nao-reutilizaveis-aumenta-durante-pandemia-da-covid-19-em-uberlandia.ghtml. Acesso em: 10 jan. 2021.
- [18] MUNHOZ, J. V. As mudanças no comportamento do consumidor durante e pós coronavírus. Paripassu. 2020. Disponível em: https://www.paripassu.com.br/blog/comportamento-consumidor-coronavirus/. Acesso em: 4 nov. 2020.
- [19] NARITA STRATEGIC DESIGN. O propósito das embalagens pós pandemia. 2020. Disponível em: http://mmimg.meioemensagem.com.br/EMK/ProXXIma/NARITA_ EMBALAGENS_POSPANDEMIA.pdf. Acesso em: 10 jul. 2021.
- [20] NICOLA, M., ALSAFI, Z., SOHRABI, C., KERWAN, A., AL-JABIR, A., IOSIFIDIS, C., AGHA, M., AGHA, R. The socio-economic implications of the coronavirus pandemic (Covid-19): A review. International Journal of Surgery. v. 78, p.185–193. Elsevier. 20
- [21] SÁ, D. M., SANLARD, G., HOCHJAN, G., KODAMA, K. (Orgs). Diários da Pandemia: o olhar dos historiadores. São Paulo: Hucitec, 2020.
- [22] WITTMANN, L. R., DANTAS, D. Diseño de envases y la pandemia: Cambios en el sector alimentación en Brasil. RChD: Creación y pensamiento. v.5, n.9, p. 1-13. 2020.
Como citar:
Alem, Thaís Helena Behar; Dantas, Denise; "Iniciativas em design de embalagens em decorrência da pandemia da Covid-19", p. 5351-5364 . In: Anais do 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design.
São Paulo: Blucher,
2022.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/ped2022-2747413
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações