Dezembro 2022 vol. 10 num. 5 - 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
Artigo - Open Access.
Inovação na indústria editorial digital: um panorama sob a ótica do design
Innovation in the digital publishing industry: an overview from the design perspective
DICK, Maurício Elias Klafke ; GONÇALVES, Berenice Santos ;
Artigo:
No contexto digital, grande parte dos livros não explora as potencialidades desse meio, enquanto muitas vezes a experiência de uso é prejudicada por formatos e plataformas inadequados. Diante dessa problemática, o design pode trazer contribuições para alterar essa realidade, pois é um dos aspectos mais pertinentes relacionados ao processo de inovação. Nesse sentido, esta pesquisa objetivou compreender o processo de design de livros digitais em empresas que atuam na indústria editorial frente às transformações no setor. Para tal, foram realizadas entrevistas com profissionais atuantes na indústria editorial digital. Como resultado, foi possível evidenciar que é preciso renunciar à replicação das práticas e fluxos relacionados ao livro físico, ao apego ao artefato impresso e ao receio em relação ao livro digital. O setor editorial precisa se adequar de forma mais rápida às mudanças trazidas pela tecnologia e estar propenso a inovação e experimentação para criar livros que proporcionem experiências genuinamente digitais.
Artigo:
In the digital context, most books do not explore the potential of this environment, while the using experience is often harmed by inappropriate formats and platforms. Given that, design can bring contributions to change this reality, as it is one of the most relevant aspects related to the innovation process. In this sense, this research aimed to understand the digital book design process in companies that operate in the publishing industry in face of changes in the sector. To do that, interviews were conducted with professionals that work in the digital publishing industry. As result, it was possible to show that it is necessary to renounce the replication of practices and workflows related to the physical book, the attachment to the printed artifact and the distrust of the digital book. The publishing industry needs to adapt more quickly to changes brought by technology and be prone to innovation and experimentation to create books that provide genuinely digital experiences.
Palavras-chave: design; inovação; indústria editorial; livro digital.,
Palavras-chave: design; innovation; publishing industry, e-book.,
DOI: 10.5151/ped2022-8735522
Referências bibliográficas
- [1] BLOG DA COMPANHIA. E-books gratuitos: #LeiaEmCasa. 7 abr. 2020. 1 fotografia. Disponível em: https://www.blogdacompanhia.com.br/conteudos/visualizar/E-books-gratuitos-LeiaEmCasa. Acesso em 5 abr. 2022.
- [2] BORBA, G. S. de; REYES, P. B. Inovação orientada pelo design: a construção de uma organização voltada para a Inovação. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM DESIGN, 4., 2007, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: ANPED, 2007. p. 1-8.
- [3] BRUIJN, M. et al. Dpt Collective. From Print to Ebooks: A Hybrid Publishing Toolkit for the Arts. Amsterdam: Institute Of Network Cultures, 2015. Disponível em: http://networkcultures.org/blog/publication/from-print-to-ebooks-a-hybrid-publishing-toolkit-for-the-arts/. Acesso em: 5 abr. 2022.
- [4] CARDOSO, G. (org.). O livro, o leitor e a leitura digital. [s.l.]: Fundação Calouste Gulbenkian, 2015.
- [5] CHARTIER, R. Entrevista. In: GOLDSTEIN, I. (ed.). Revista Observatório Itaú Cultural, n. 17, São Paulo: Itaú Cultural, 2014.
- [6] CLARK, G.; PHILLIPS, A. Inside Book Publishing. 5. ed. Londres: Routledge, 2014.
- [7] COELHO, L. A. L. Conceitos-chave em design. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio. Novas Idéias: 2011.
- [8] CORDÓN-GARCÍA, J. A. et al. Social Reading: Platforms, applications, clouds and tags. Witney, Reino Unido: Chandos Publishing, 2013.
- [9] CORDÓN-GARCÍA, J. A. La lectura digital y la formación del lector digital en España: la actividad de la Fundación Germán Sánchez Ruipérez y el Proyecto Territorio Ebook. Álabe, n. 13, 2016.
- [10] CORDÓN-GARCIA, J. A.; ARÉVALO, J. A. El libro como sistema: hacia un nuevo concepto de libro. Cuadernos de Documentación Multimedia, v. 26, p. 25-47, 2015.
- [11] COSTA, C. As novas funções do autor na era digital. In: GOLDSTEIN, I. (ed.). Revista Observatório Itaú Cultural, n. 17, São Paulo: Itaú Cultural, 2014.
- [12] DE VOLDERE, I. et al. Mapping the Creative Value Chains: A study on the economy of culture in the digital age. Final report. Luxembourg: Publications Office of the European Union, 2017. Disponível em: https://publications.europa.eu/s/fo2x. Acesso em: 5 abr. 2022.
- [13] DICK, M. E.; GONÇALVES, B. S. O pensamento sistêmico no processo de design de livros digitais: a proposta “Framebook”. Estudos em Design, v. 27, n. 3, 2019.
- [14] DICK, M. E.; GONÇALVES, B. S.; RADOS, G. J. V. Mapeamento de processos no fluxo editorial do livro digital: um levantamento inicial. REVISTA EDUCAÇÃO GRÁFICA, v. 21, p. 07-20, 2017.
- [15] DUBINI, P. Voltare Pagina?. Le trasformazioni del libro e dell’editoria. Milão: Pearson, 2013.
- [16] FIPE – Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas. Censo do Livro Digital. 2017. Disponível em: https://snel.org.br/wp/wp-content/uploads/2018/02/Apresentacao-Censo-do-Livro-Digital.pdf. Acesso em: 5 abr. 2022.
- [17] FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
- [18] FURTADO, J. A. A Edição de Livros e a Gestão Estratégica. Lisboa: Booktailors, 2009.
- [19] MCDANIEL, C.; GATES, R. Pesquisa de Marketing. São Paulo: Thomson, 2003.
- [20] Medeiros, J.; Vieira, F. G. D.; Nogami, V. K. C. A construção do mercado editorial eletrônico no brasil por meio de práticas de marketing. RAM, Revista de Administração Mackenzie, v. 15, n. 1, 2014, p. 152-173. Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, Brasil.
- [21] MENDONÇA, S. O mundo económico do livro. In: CARDOSO, G. (org.). O livro, o leitor e a leitura digital. [s.l.]: Fundação Calouste Gulbenkian, 2015.
- [22] MOD, C. Designing books in the digital age. Book: In: A futurist’s manifesto: Essays from the bleeding edge of publishing. Boston, Massachusetts: O’Reilly Media, 2012. Disponível em: https://book.pressbooks.com/chapter/book-design-in-the-digital-age-craig-mod. Acesso em: 5 abr. 20
- [23] MOD, C. Embrancing the digital book. 2010. Disponível em: https://craigmod.com/journal/ebooks/. Acesso em: 5 abr. 2022.
- [24] MOD, C. Post-artifact Books & Publishing. 2011. Disponível em: https://craigmod.com/journal/post_artifact/. Acesso em 5 abr. 2022.
- [25] MOZOTA, B. B. de. Gestão do design: usando o design para construir valor de marca e inovação corporativa. Porto Alegre: Bookman, 2011.
- [26] NETO, L. Grandes editoras revelam crescimento de até 11% na importância do digital no seu faturamento. Publishnews. 03 mar. 2021. Disponível em: https://www.publishnews.com.br/materias/2021/03/03/grandes-editoras-revelam-crescimento-de-ate-11-na-importancia-do-digital-no-seu-faturamento. Acesso em: 5 mar. 2022.
- [27] NIELSEN BOOK. Conteúdo digital do setor editorial brasileiro: ano-base 2020. 2021. Disponível em: https://snel.org.br/wp/wp-content/uploads/2021/07/APRESENTACAO_-_Pesquisa_Conteudo_Digital_ano-base_2020.pdf. Acesso em: 5 mar. 2022.
- [28] PHILLIPS, A. Turning the page: The evolution of the book. Abingdon, Reino Unido: Routledge, 2014.
- [29] PINSKY, L. Os editores e o livro digital: o que está sendo feito e pensado em tempos do incunábulo digital. Livro – Revista do Núcleo de Estudos do Livro e da Edição, n.3, 2013.
- [30] POLO PUJADAS, M. Creación y gestión de proyectos editorials en el siglo XXI: del papel a la era digital. 2. ed. Cuenca: Ediciones de la Universidad de Cantabria; Edicions Universitat de les Illes Balears; Ediciones de la Universidad de Castilla-La Mancha, 2016.
- [31] PROCÓPIO, E. A revolução dos eBooks: a indústria dos livros na era digital. São Paulo: SENAI-SP editora, 2013.
- [32] PWC. Turning the Page: The Future of eBooks. 2010. Disponível em: https://www.pwc.kz/en/publications/new_publication_assets/ebooks-trends-developments.pdf. Acesso em: 23 jan. 2017.
- [33] RODRIGUES, R. A tecnologia na edição digital. In: CARDOSO, G. (org.). O livro, o leitor e a leitura digital. [s.l.]: Fundação Calouste Gulbenkian, 2015.
- [34] SNEL – Sindicato Nacional Dos Editores De Livros. Pesquisas. 2022. Disponível em: https://snel.org.br/pesquisas/. Acesso em: 5 abr. 2022.
- [35] VINH, K. Designing the Editorial Experience. 2014. Disponível em: http://www.subtraction.com/2014/05/22/designing-the-editorial-experience/. Acesso em: 5 abr. 2022.
- [36] WENG, H. Editions at Play - Google Creative Lab (Process Snapshots). 1 fev. 2016. Hanley’s Blog of Experiments. 1 fotografia Disponível em: http://hanleyweng.github.io/blog/knol/2015/s2_and_s1/google_creative_lab/posts/editions_at_play/Editions-at-Play.html. Acesso em 5 abr. 2022.
- [37] WISCHENBART; R.; FLEISCHHACKER, M. A. The Digital Consumer Book Barometer: a report on ebook and audiobook sales in Canada, Germany, Italy, Spain, Brazil, Mexico. 07 jun. 2021. Vienna: Rüdiger Wischenbart Content and Consulting, 2021.
Como citar:
DICK, Maurício Elias Klafke; GONÇALVES, Berenice Santos; "Inovação na indústria editorial digital: um panorama sob a ótica do design", p. 8099-8117 . In: Anais do 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design.
São Paulo: Blucher,
2022.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/ped2022-8735522
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações