Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Inovação Orientada pelo Design - Um levantamento das incubadas no Feevale Techpark

Design-Driven Innovation – A survey into the Feevale Techpark startups

STUMPF, Henrique da Rocha ; SCHERDIEN, Ingrid ;

Artigo:

A Inovação Orientada pelo Design, além de ser utilizada como uma ferramenta estratégica, ainda serve como um modelo mental para a gestão dos negócios. O presente estudo foi desenvolvido com o intuito de avaliar as relações existentes nos processos de práticas de design das startups do Feevale Techpark e os preceitos teóricos do conceito, buscando identificar o nível de maturidade delas. Assim, desenvolveu-se o referencial teórico com base nos conceitos do tema, além de um levantamento de dados quantitativo e qualitativo, feito através de pesquisa endereçada a estas empresas, utilizando o questionário Atlas. Os resultados foram tabulados, gerando índices médios que identificam o estágio atual dessas organizações, bem como o nível de maturidade em relação ao design.

Artigo:

The Design-Driven Innovation, in addition to being used as a strategic tool, still serves as a mental model for business management. This study was developed with the purpose of evaluating the existing relationships between the design processes of the Feevale Techpark startups and the theoretical precepts about Design-Driven Innovation, seeking the identification of their maturity level. Thus, it was developed the theoretical based on the theme concepts, in addition to a quantitative and qualitative data survey, done through research addressed to these companies, using the Atlas questionnaire. The results were tabulated, generating average indexes that identify the current stage of these organizations, as well as the maturity level in relation to the design.

Palavras-chave: Inovação, Design, Gestão.,

Palavras-chave: Innovation; Design; Management;,

DOI: 10.5151/ped2022-8628521

Referências bibliográficas
  • [1] ABREU, Paulo R. M.; CAMPOS, Newton, M. O Panorama das Aceleradoras de Startups no Brasil. Estados Unidos: CreateSpace Independent Publishing Plataform, 2016.
  • [2] BENDER, Ana Regina. Inovação Orientada pelo Design: O Caso da Indústria de Confecção de Artigos do Vestuário no Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Unisinos, 2010.
  • [3] BLANK, S.; DORF, B. Manual do Empreendedor: O Guia Passo a Passo para Construir uma Grande Empresa. Rio de Janeiro: Editora Alta Books, 2014.
  • [4] BROWN, Tim. Design Thinking: Uma Metodologia Poderosa para Decretar o Fim das Velhas Ideias. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010
  • [5] CASENOTE, Igor Escalante. Design Driven-Innovation no Processo de Desenvolvimento de Novos Produtos: O Design como Agente de Inovação de Significados. Porto Alegre: Unisinos, 2011.
  • [6] CHESBROUGH, Henry. Open Innovation: The New Imperative for Creating and Profiting from Technology. Boston: Harvard Business School Press, 2003.
  • [7] CARVALHO, José Otamar. Desenvolvimento Regional no Sul da Itália: Aspectos Políticos, Administrativos e Econômicos do País. 2nd ed. Campina Grande: EDUEPB, 2014.
  • [8] CROSS, N. Designerly Ways of Knowing: Design Discipline vs Design Science. Politécnico de Milano, Itália, 2000.
  • [9] FASCIONI, L. Tradução do questionário Design Atlas do Design Council. Disponível em: . Acesso em 05 de mai. de 2020.
  • [10] FREITAS, H.; OLIVEIRA, M.; SACCOL, A. Z.; MOSCAROLA, J. O método de pesquisa survey. Revista de Administração, v. 35, n. 3, p. 105-112, 2000.
  • [11] GOMES, F. G. Conflito social e welfare state: Estado e desenvolvimento social no Brasil. Revista de Administração Pública, mar./abr. 2006, vol.40.
  • [12] OCDE; EUROSTAT. Manual de Oslo: Diretrizes para Coleta e Interpretação de Dados Sobre Inovação. 3ª edição. FINEP, 2005.
  • [13] KELLEY, Tom. The Art of Innovation: Lessons in Creativity from IDEO. New York: Doubleday, 2001.
  • [14] KELLEY, Tom; LITTMAN, Jonathan. As 10 faces da inovação: estratégias para turbinar a criatividade. Rio de Janeiro: Campus, 2007.
  • [15] KIM, W. Chan; MAUBORGNE, Renée. A Estratégia do Oceano Azul: Como Criar Mercados e Tornar a Concorrência Irrelevante. Rio de Janeiro: Campus, 2005.
  • [16] KOOTSTRA, Gert. L. An analysis of design management practices in Europe. Design Management Europe. Disponível em: . Acesso em 30 de mai. de 2020.
  • [17] MALHOTRA, N. K. Pesquisa de Marketing: uma orientação aplicada. Porto Alegre: Bookman, 2001.
  • [18] NIGRO, S. Invest in Lomabardy: porta de entrada na Itália, ponte entre a Europa e o Mediterrâneo. Disponível em: . Acesso em 08 de mai. de 2020.
  • [19] POTTER, N. What is a Designer: Things, Places, Messages. London: Hyphen Press, 2002.
  • [20] SANTOS, Adriane Shibata. Gestão do Design e Sustentabilidade: Um modelo de diagnóstico e a indústria da mobilidade urbana. Rio de Janeiro: PUCRJ, 2011.
  • [21] SCHUMPETER, Joseph Alois. Teoria do Desenvolvimento Econômico: Uma Investigação Sobre Lucros, Capital, Crédito, Juro e o Ciclo Econômico. São Paulo: Abril Cultural, 1997.
  • [22] SUDJIC, Deyan. A Linguagem da Coisas. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2010.
  • [23] TIDD, Joseph; BESSANT, John. R.; PAVITT, Keith. Gestão da inovação. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.
  • [24] VERGANTI, Roberto. Design-Driven Innovation. São Paulo: Canal Certo, 2012.
  • [25] VERGANTI, Roberto. Inovação pelo Design. Harvard Business Review, 2007.
  • [26] VERGANTI, Roberto. Overcrowded: Desenvolvendo Produtos com Significado em um Mundo
  • [27] Repleto de Ideias. São Paulo: Canal Certo, 2016.
Como citar:

STUMPF, Henrique da Rocha; SCHERDIEN, Ingrid; "Inovação Orientada pelo Design - Um levantamento das incubadas no Feevale Techpark", p. 8118-8134 . In: Anais do 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2022-8628521

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações