Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Lugares da autonomia e do afeto em uma oficina de desenho

Places of autonomy and affection in a drawing workshop

Sidaoli, Leonardo ; Carvalho, Ricardo Artur Pereira ; Lima, Ricardo Cunha ;

Artigo:

O artigo trata dos lugares da autonomia e do afeto no processo de formação de desenhistas. A partir da observação de uma oficina de desenho e da entrevista com dez estudantes, a análise levou a um conjunto de categorias emergentes que indicavam como o processo de aprendizagem era entendido. Dentre as categorias, destaca-se o papel da autonomia e do afeto como aspectos importantes, reconhecidos pelos estudantes como fundamentais para o desenvolvimento das aprendizagens. Consideraram-se as diferenças entre o ensino formal e não-formal e como o último contribui para maior proximidade entre estudantes e professores. Ao fim, se afirmam as contribuições das reflexões para o campo do design.

Artigo:

The paper focus on autonomy and affection in the educational process of designers. The study is based on observation of a drawing workshop and interviews with ten students. The analysis lead to a set of emerging categories that indicates how learning is perceived. Amongst categories, the role of autonomy and affection were distinguished as fundamental aspects identified by students in their learning development. Regarding differences between formal and informal education, the study points out how the former contributes to bring students and teacher together. At last, the paper indicates contributions to reflections in design field.

Palavras-chave: Design; Autonomia; Afeto.,

Palavras-chave: Design; Autonomy; Affection.,

DOI: 10.5151/ped2022-6863680

Referências bibliográficas
  • [1] ALMEIDA, Laurinda Ramalho de. Ser Professor: um diálogo com Henri Wallon. In: MAHONEY, A.; ALMEIDA, L. A constituição da pessoa na proposta de Henri Wallon. São Paulo: Edições Loyola, 2004.
  • [2] FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo, Paz e Terra, 2011. FREIRE, 2019 [1968] / FREIRE, 2011 [].
  • [3] MAHONEY, Abigail Alvarenga. Introdução. In: MAHONEY, Abigail Alvarenga; ALMEIDA, Laurinda Ramalho de (org.). Henri Wallon: psicologia e educação. São Paulo: Edições Loyola, 2010.
  • [4] SENNETT, Richard. O artífice. 5.º ed. Rio de Janeiro: Record, 2015.
  • [5] SENNETT, Richard. Juntos: os rituais, os prazeres e a política da cooperação. 1.º. Ed. Rio de Janeiro: Record, 2018.
  • [6] SCHÖN, Donald Alan. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2007.
  • [7] SIDAOLI, Leonardo. O desenho na oficina: uma reflexão sobre o processo pedagógico na formação de desenhistas. Orientador: Ricardo Artur Pereira Carvalho. 2022. 121fls. Dissertação (Mestrado) - Mestrado em Design, Programa de Pós-Graduação em Design da ESDI, UERJ, Rio de Janeiro, 2022.
  • [8] TWYMAN, Michael. Using pictorial language: a discussion of the dimensions of the problem. In T. M. Dufty and R. Waller (eds.) Designing usable texts. Orlando, Florida: Academic Press, p. 245-312. 1985.
Como citar:

Sidaoli, Leonardo; Carvalho, Ricardo Artur Pereira; Lima, Ricardo Cunha; "Lugares da autonomia e do afeto em uma oficina de desenho", p. 3819-3835 . In: Anais do 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2022-6863680

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações