Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

MAPA MENTAL E MANUFATURA ADITIVA: Ferramentas de estruturação de conteúdos na disciplina Animação Stop Motion

Mind Map and Additive Manufacturing: Content structuring tools in the discipline Stop Motion Animation

OURIVES, Eliete Auxiliadora Assunção ; VIEIRA, Milton Luiz Horn ; FIGUEIREDO, Luiz Fernando Gonçalves de ; DIAS, Franciele Vieira ;

Artigo:

Na experimentação do mapa mental e a manufatura aditiva como ferramentas no ensino do stop motion, desenvolvemos um método de aprendizagem, associando o conteúdo programático dos cursos de Animação, Design e Cinema. Na Integração dessas ferramentas, incorporamos conceitos do design, como, idealização, concepção de artefatos, comunicação de ideias, contribuindo no processo de pré-produção e produção. O mapa mental, colaborando na parte teórica, etapa de pré-produção, pois instiga uma nova percepção na maneira de ensinar e aprender, proporcionando ao aprendiz, um ambiente de motivação, compreensão, interpretação, memorização de informações, conceitos e ideias. A Manufatura Aditiva, cooperando na parte pratica, com a confecção de personagens, cenários e adereços na etapa de produção. Por fim, esta pesquisa de abordagem qualitativa e exploratória, apresenta algumas diretrizes, no intuito de incentivar novos estudos e aplicabilidade, teórica e pratica, na educação.

Artigo:

In experimenting with mind mapping and additive manufacturing as tools in stop motion teaching, we developed a learning method, associating the syllabus of the Animation, Design and Cinema courses. In the integration of these tools, we incorporate design concepts, such as idealization, conception of artifacts, communication of ideas, contributing to the pre-production and production process. The mind map, collaborating in the theoretical part, pre-production stage, as it instigates a new perception in the way of teaching and learning, providing the learner with an environment of motivation, understanding, interpretation, memorization of information, concepts and ideas. The Additive Manufacturing, cooperating in the practical part, with the making of characters, scenarios and props in the production stage. Finally, this qualitative and exploratory research presents some guidelines, in order to encourage new studies and applicability, theoretical and practical, in education.

Palavras-chave: Animação; Stop Motion; Design; Mapa Mental; Impressão 3D.,

Palavras-chave: Animation; Stop Motion; Design; Mental Map; 3D Printing.,

DOI: 10.5151/ped2022-9393145

Referências bibliográficas
  • [1] AUSUBEL, D.P. Educational Psychology: A cognitive View. New York: Holt, Rinechart and Winston, 1968.
  • [2] BALLESTA, A.R. El uso del stop motion como médio para potenciar y desarrollar las capacidades del alumnado. Trabajo fin de Master.Universidad Internacional de la Rioja, Facultad de Educacion. Valencia, 201
  • [3] BARBOSA JÚNIOR, A. L. Arte da Animação – Técnica e Estética através da história. Senac. São Paulo: 2005.
  • [4] BARBOSA, M. C.; SANTOS P. H. dos; ALCOFORADO, M. G.; SARTORE, A. R. Educando com design de animação: uma metodologia de ensino e aprendizagem. InfoDesign Revista Brasileira de Design da Informação. São Paulo, v. 9, n. 1, p. 21 – 32, 2012.
  • [5] BARROS, R. S.; DINIZ, R. L.; SANTOS, D. M.; BOMTEMPO, K. P. A importância da manufatura aditiva no processo de design de embalagens: o caso das Memórias de Resultado (MRs). Revista Design & Tecnologia. vol.11, Nº 22, 2021.
  • [6] BAX, M. P.; SOUZA, R. R. Uma Proposta de Uso de Agentes e Mapas Conceituais para Representação de Conhecimentos Altamente Contextualizados. 2008. Disponível em: . Acesso em: 20 dez. 2021.
  • [7] BETIM, D.V.; TEIXEIRA, L. F. H. S. B.; GOMES, C.F. S.; QUELHAS, O.L.G. Análise de cenários prospectivos: um estudo sobre a manufatura aditiva no Brasil em 2024. In: XVI Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia (SEGET).
  • [8] BOSSLER, A. P.; LOPES, G.; NASCIMENTO, S. S. Territórios de Interlocução: Animações, FaE/UFMG- CECIMIG. Belo Horizonte: 2010.
  • [9] BUZAN, T. Mapa Mental. Editorial Presença, Lisboa, 1995.
  • [10] BUZAN, T. Saber Pensar. Editorial Presença, Lisboa, 1996.
  • [11] CÓ, F. A. A aplicação de uma estratégia lúdica de ensino-aprendizagem para garantir o desenvolvimento simultâneo dos pensamentos enxuto e sustentável na construção civil. 2007. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Universidade Federal Fluminense, Niterói – RJ, 2007.
  • [12] CRESPO, T.B.; BITTENCOURT J.M.V. Q.; DUARTE, F.J.C.M. Aplicação da manufatura aditiva no desenvolvimento de jogos de concepção para dinâmicas de ensino. In: XXXVII Encontro Nacional de Engenharia de Produção, Joinville-SC, 10 a 13 out. 2017. Anais do XXXVII Encontro Nacional de Engenharia de Produção, Joinville-SC, 2017.
  • [13] DUARTE, G. D.; COSTA, A. C. R. Recursos Virtuais Cooperativos para Educação a Distância em Cursos de Construção Civil. Disponível em:
  • [14] workcomp/cd/pdfs/2283.pdf >. Acesso em: 21 dez. 2021.
  • [15] GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. Atlas. São Paulo: 2008.
  • [16] HERMANN, Walther. Saber aprender - uma visão panorâmica. Disponível em:
  • [17] www.idph.net/artigos/idph/saberaprender.shtml>. Acesso em: 22 dez. 2021.
  • [18] JUNIOR, Osiris. C.; JUNIOR, Aguilar S.; NETO, A. I. processos de prototipagem rápida por deposição ou remoção de material na concepção de novos produtos - uma abordagem comparativa. In: XXVII Encontro Nacional de Engenharia de Produção Foz do Iguaçu-PR, 09 a 11out. 2007. Anais do XXVII Encontro Nacional de Engenharia de Produção Foz do Iguaçu-PR, 2007.
  • [19] KINDEM, G.; MUSBURGER, R. B. Introduction to Media Production: from analog to digital, Focal Press, Bostom: 1997.
  • [20] LAKATOS, E.M.; MARCONI, M.A. Metodologia Cientifica. São Paulo: Atlas, 1992.
  • [21] MARTINS, J.F.R.; DROZDA, F.O. Oportunidade de Design para a manufatura aditiva. In: X Congresso Brasileiro de Engenharia de Produção, Universidade Federal do Paraná, 02 a 04 dez. 2020. Anais do X Congresso Brasileiro de Engenharia de Produção, Universidade Federal do Paraná, 2020.
  • [22] MORETTO, V. P. Construtivismo: a produção do conhecimento em aula. Rio de Janeiro: DP&A editora, 2003.
  • [23] NISHIMURA, G.L.P.; RODRIGUES, O.V.; JÚNIOR, O.V.; VICENTE, O.; BOTURA, G.; SILVA, L. A. Prototipagem rápida: um comparativo entre uma tecnologia aditiva e uma subtrativa. In: 12 Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, Belo Horizonte-MG, 04 a 07 out. 2016. Anais do 12 Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, Belo Horizonte-MG, 2016. Nº 2, vol 9.
  • [24] NOBREGA, D. S. Animação quadro a quadro: Uma experiência didática no ensino de história. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-graduação em Educação da UNESP. Marília-SP, 123p. 2007.
  • [25] PURVES, B. Stop Motion. Bookman, Porto Alegre: 2011.
  • [26] SANTOS G. T. G.; ANDRADE, A. F. Impressão 3D como Recurso para o Desenvolvimento de Material Didático: Associando a Cultura Maker à Resolução de Problemas. Revista Novas Tecnologias na Educação V. 18 Nc1, julho, 2020.
  • [27] SANTOS, J. N. dos; ROCHA, L.; GEBARA M., J., F. Stop motion: comunicação visual como recurso didático pedagógico nas aulas de ciências e arte. Revista da SBEnBio. VI Enebio e VIII Erebio Regional 3. n. 9, p. 1156 – 1167, 2016.
  • [28] SANTOS, Jorge Roberto Lopes dos. A manufatura aditiva no Design de produtos. In: VOLPATO, Neri. Manufatura aditiva: tecnologias e aplicações da impressão 3D. São Paulo: Blucher. Cap. 2. p. 31-44, 2017.
  • [29] SHAW, S. Stop Motion:Craft Skills for Model Animation, Focal Press. New York: 2008.
  • [30] SILVA, G. C. da. Prototipagem rápida e ferramental rápido aplicados às peças utilizadas em ensaios estáticos de embalagens para acondicionamento e transporte de peças automotivas. 2008. 174 f. Dissertação (Mestrado) – Curso de Engenharia Automotiva, Departamento de Engenharia Mecânica, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.
  • [31] SOTT, A. Stop Motion. Disponível em: . Acesso em: 20 dez 2021.
  • [32] VOLPATO, N. (Org.). Manufatura aditiva: tecnologias e aplicações da impressão 3D. São Paulo: Blucher, 2017.
  • [33] VOLPATO, N. (Org.). Processos de AM por extrusão de material. São Paulo: Blucher. Cap. 7. p. 145-146. 2017
  • [34] VOLPATO, N.; CARVALHO, J. Introdução à manufatura aditiva ou impressão 3D. In: VOLPATO, N. Manufatura aditiva: tecnologias e aplicações da impressão 3D. São Paulo: Blucher. Cap. 1. p. 15-30. 2017
  • [35] VOLPATO, N.; SILVA, V. L. Planejamento de processo para tecnologias de AM. In: VOLPATO, N. Manufatura aditiva: tecnologias e aplicações da impressão 3D. São Paulo: Blucher. Cap. 5. p. 97-98. 2017
  • [36] WELLS, P. Fundamentals of Animation, AVA Publishing. Londres: 2006.
  • [37] WILLIAMS, R., Manual de Animação, Senac. São Paulo:2016.
Como citar:

OURIVES, Eliete Auxiliadora Assunção; VIEIRA, Milton Luiz Horn; FIGUEIREDO, Luiz Fernando Gonçalves de; DIAS, Franciele Vieira; "MAPA MENTAL E MANUFATURA ADITIVA: Ferramentas de estruturação de conteúdos na disciplina Animação Stop Motion", p. 3861-3877 . In: Anais do 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2022-9393145

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações