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Moda de luxo, desfiles de moda e a capitalização do “gênio criador”

Luxury fashion, fashion shows and the capitalization of “creative genius”

CONTINO, Joana Martins ;

Artigo:

No Campo do Design, é bastante comum observarmos a valorização do trabalho criativo e a ênfase nos relatos biográficos acerca dos designers e suas obras, o que reforça a noção mítica do “gênio criador”. Este artigo, de cunho bibliográfico e documental, tem como objetivo refletir acerca da construção histórica dessa noção na moda de luxo, cuja origem está atrelada ao surgimento da Alta Costura e dos desfiles de moda. Além disso, demonstramos que a ideia do “gênio criativo” se manifesta claramente nesse setor até os dias de hoje e analisamos de que modo ela impulsiona a acumulação de capital simbólico e financeiro das marcas de luxo.

Artigo:

In Design Field, it is quite common to observe the valorization of creative work and the emphasis on biographical reports about designers and their works, and that reinforces the mythical notion of the “creative genius”. This article has a bibliographic and documentary nature and aims to reflect on the historical construction of this notion in luxury fashion, whose origin is linked to the emergence of Haute Couture and fashion shows. Furthermore, we demonstrate that the idea of ​​“creative genius” is clearly manifested in this sector nowadays and we analyse how it promotes the accumulation of symbolic and financial capital of luxury brands.

Palavras-chave: “Gênio Criador”; Moda de luxo; Desfiles de moda.,

Palavras-chave: “Creative genius”; Luxury fashion; Fashion shows.,

DOI: 10.5151/ped2022-8459231

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Como citar:

CONTINO, Joana Martins; "Moda de luxo, desfiles de moda e a capitalização do “gênio criador”", p. 1013-1026 . In: Anais do 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2022-8459231

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