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MODELAGEM E SIMULAÇÃO DE VEÍCULOS AUTOMOTORES LEVES PARA ESTIMATIVA DO CONSUMO E EMISSÕES

Oliveira, João F. Amoroso de ; Nogueira, Luiz Augusto Horta ; Horta, Daniel Padula ;

Artigo:

Esse trabalho apresenta a modelagem e simulação de veículos leves operando com diferentes sistemas de acionamento (“powertrains”) em um ciclo de condução padronizado, visando estimar preliminarmente a demanda de energia e a emissão de gases de efeito estufa para cada caso. A modelagem do requerimento instantâneo de potência do veículo se baseou no equacionamento das forças estáticas e dinâmicas em seu movimento. Acoplando-se a esse modelo do veículo, os modelos dos powertrains para atender os requisitos de potência assumiram uma linearização ajustada do consumo com a potência, a partir do desempenho nas condições nominais, permitindo simular de forma expedita o comportamento energético do veículo ao percorrer um dado ciclo de condução. Foram modelados três powertrains: motor de combustão interna (MCI) (operando com gasolina E27 e etanol hidratado), sistemas de acionamento elétricos híbridos (VEH) (operando com gasolina E27 e etanol hidratado) e sistemas de acionamento elétrico com células de combustível (VEFC) utilizando hidrogênio produzido mediante reforma de etanol hidratado. A simulação de um veículo GM Onix Lt 1.4 flex percorrendo 12 km do ciclo de condução FTP-75 urbano, apresentou os seguintes consumos: MCI/gasolina: 12,24 km/l, MCI/etanol: 8,83 km/l, VEH/gasolina: 30,05 km/l, VEH/etanol: 22,61 km/l e VEFC/etanol: 27,11 km/l. Esses resultados permitiram de forma imediata estimar as emissões de CO2 e se situam em níveis esperados, estimulando novos estudos, envolvendo outros veículos e outros ciclos de condução, bem como aperfeiçoamentos na abordagem desenvolvida.

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DOI: 10.5151/simea2018-PAP61

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Como citar:

Oliveira, João F. Amoroso de; Nogueira, Luiz Augusto Horta; Horta, Daniel Padula; "MODELAGEM E SIMULAÇÃO DE VEÍCULOS AUTOMOTORES LEVES PARA ESTIMATIVA DO CONSUMO E EMISSÕES", p. 415-432 . In: . São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/simea2018-PAP61

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