Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

MONTANTE, objeto de aprendizagem: o design como instrumento auxiliar ao processo de ensino dos números naturais

MONTANTE, learning object: design as an auxiliary instrument for the teaching process of natural numbers

SOARES, Priscila da Silva ; SANTOS, Ivan Mota ;

Artigo:

Com o objetivo de apoiar o processo de ensino-aprendizagem dos números naturais de forma criativa e ativa, este artigo é resultado de um projeto de conclusão de curso envolvendo desenvolvimento teórico-prático. A partir da identificação de uma dificuldade de compreensão dos valores quantitativos dos números naturais por alunos do ensino fundamental I da rede pública, compreende-se a análise de contexto e o desenvolvimento de uma solução projetual de tecnologia educacional. O projeto utiliza o método ADDIE do design instrucional, e resulta no objeto de aprendizagem: MONTANTE, um ebook com propostas de representações criativas para os valores quantitativos dos números.

Artigo:

In order to support the teaching-learning process of natural numbers in a creative and active way, this article is the result of a course conclusion project involving theoretical-practical development. From the identification of a difficulty in understanding the quantitative values ​​of natural numbers by elementary school students from public schools, the context analysis and the development of a design solution for educational technology are understood. The project uses the ADDIE method of instructional design, and results in the learning object: MONTANTE, an ebook with proposals for creative representations for the quantitative values ​​of numbers.

Palavras-chave: Design; Material Didático Infantil; Letramento Matemático.,

Palavras-chave: Design; Children's Didactic Material; Mathematical Literacy.,

DOI: 10.5151/ped2022-6439489

Referências bibliográficas
  • [1] ARAÚJO, Carlos Herinque; LUIZO, Nildo. Avaliação da Educação Básica : em busca da qualidade e eqüidade no Brasil. Brasília: INEP/MEC - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2005.
  • [2] BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
  • [3] FUNDAÇÃO FHC - Debates: #65 - Íntegra - Os desafios da escola durante e depois da pandemia. Convidados: Alexsandro Santos, Beatriz Cardoso, Eliane Pinheiro Fernandes, Maria Claudia Fernandes, Rosamaria Cris Silvestre, Tiago De Melo Pinto. Fundação FHC - Debates, 3 jul. 2020. Podcast. Disponível em: Acesso em: 22 dez. 2021
  • [4] HISTÓRIA, Dentro da. Geração Alpha: entenda as crianças nascidas desde 2010. Dentro da História. 3 jul. 2019. Disponível em: Acesso em 02 fev. 2022
  • [5] INFOBIP. Pesquisa: Panorama Mobile Time/Opinion Box - Mensageria no Brasil. Panorama Mobile Time. Fev. 2020 Disponível em: acesso em 31. Jan. 2022
  • [6] KAMII, Constance. A Criança e o número: Implicações educacionais da teoria de Piaget para a atuação em escolas de 4 a 6 anos. Trad. Regina A. Assis. - 39ªed. - Campinas, SP: Papirus, 2012.
  • [7] KURT, Serhat. ADDIE Model: Instructional. Educational Technology. 16 dez. 2018. Disponível em: Acesso em: 20 nov. 2021
  • [8] NOVO, Benigno Nuñez. Direito à Educação. Meu artigo Brasil Escola. [entre 2011 e 2021] Disponível em: Acesso em: 10 jan. 2022
  • [9] NUNES, Terezinha. Bryant, Peter. Criança fazendo matemática. Trad. Sandra Costa. - Porto Alegre: Artes Médicas, 1997
  • [10] MIND TOOLS. Principles of Instructional Design. Mind Tools for Business. 11 Jun. 2015 Disponível em: Acesso em: 25 nov. 2021
  • [11] MOLONEY, Brendan. 5 Basic Principles Of Instructional Systems Design. eLearning Industry. 5 Set. 2018. Disponível em: Acesso em: 25 nov. 2021
  • [12] OLIVEIRA, Regina. A “Intervenção de educação” que revolucionou o ensino de uma cidade do sertão. EL PAÍS. 20 dez. 2018. Disponível em: Acesso em: 16 jan. 2022
  • [13] PORTAL EDUCAÇÃO. O que e quais são os Objetos de Aprendizagem?. Portal Educação. [entre 2011 e 2021] Disponível em: Acesso em: 10 fev. 2022
  • [14] SEB, Equipe. Conheça as principais características da geração alpha! Novos Alunos. 09 abr. 2021. Disponível em: Acesso em: 10 fev. 2022
Como citar:

SOARES, Priscila da Silva; SANTOS, Ivan Mota; "MONTANTE, objeto de aprendizagem: o design como instrumento auxiliar ao processo de ensino dos números naturais", p. 3933-3952 . In: Anais do 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2022-6439489

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações