Setembro 2015 vol. 1 num. 1 - 1º Congresso Internacional de Intermidialidade 2014
Artigo Completo - Open Access.
Mostrar e narrar: notas sobre o diálogo palavra-imagem nas ilustrações de Maurice Sendak
Cavalcante, João Victor de Sousa ;
Artigo Completo:
O artigo discute as relações entre palavra e imagem na obra do ilustrador Maurice Sendak (1928-2012), notadamente o livro Where the Wild Things Are, de modo a compreender como o diálogo traçado entre as linguagens verbal e icônica compõe a diegese na literatura ilustrada. Historicamente, a relação entre palavra e imagem é caracterizada por querelas políticas, marcadas por alternâncias de poder e de modelos de representação. Com as transformações culturais do século XX, essas relações são redimensionadas e o livro ilustrado se apresenta como uma proposta que comunga as múltiplas potências desse encontro. Nosso objetivo é pensar como a circularidade das imagens e a linearidade do texto escrito convergem para uma harmonia estética nos livros de Sendak, nos quais imagens e palavras se traduzem de modo intersemiótico e compõem uma linguagem de intenso fluxo sígnico. Compreendemos a ilustração como um modelo de resistência da visualidade que evidencia a materialidade da obra, por meio da qual as imagens sobrevivem na interseção entre as artes visuais e a literatura. Ancoramos nossas discussões nos estudos sobre cultura visual, notadamente os trabalhos de Hans Belting, Georges Didi-Huberman e Vilém Flusser, além de estudos relacionados ao livro ilustrado, sobretudo a obra de Perry Nodelman.
Artigo Completo:
Palavras-chave: Palavra, Imagem, Ilustração, Literatura, Maurice Sendak,
Palavras-chave: ,
DOI: 10.5151/phypro-intermidialidade2014-010
Referências bibliográficas
- [1] Barthes, Roland. (2007). A Aula. São Paulo: Editora Cultrix.
- [2] ____________ . (2008). O Prazer do Texto. São Paulo: Editora Cultrix.
- [3] Belting, Hans. (2011). A Imagem Autêntica. São Paulo: Centro Interdisciplinar de Semiótica da Cultura.
- [4] Benjamin, Walter. (2012). Livros infantis antigos e esquecidos. In:_______ Magia e técnica, Arte e Política. São Paulo: Editora Brasiliense.
- [5] Linden, Sophie Van der. (2011). Para Ler o Livro Ilustrado. São Paulo: Cosac Naify.
- [6] Horacio. (1997). Arte Poética. São Paulo: Cultrix.
- [7] Manguel, Alberto. (2001). Lendo Imagens. São Paulo: Companhia das Letras.
- [8] Nikolajeva, Maria e Scott, Carole. (2011) Livro Ilustrado: Palavra e Imagem. São Paulo: Cosac Naify.
- [9] Nodelman, Perry. (2012). Words About Pictures: the narrative art of children’s picture books. University of Georgia Press: Athens.
- [10] Powers, Alan. (2011). Era uma vez uma capa: história ilustrada da literatura infantil. São Paulo: Cosac Naify, 2011.
Como citar:
Cavalcante, João Victor de Sousa; "Mostrar e narrar: notas sobre o diálogo palavra-imagem nas ilustrações de Maurice Sendak", p. 124-132 . In: Aguiar, Daniella; Queiroz, João (Eds.). Anais do 1º Congresso Internacional de Intermidialidade 2014 [=Blucher Arts Proceedings, v.1 n.1].
São Paulo: Blucher,
2015.
ISSN 2447-3332,
DOI 10.5151/phypro-intermidialidade2014-010
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações