Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Métodos de projeto em Design de interiores nas IES brasileiras: uma abordagem a partir da fenomenologia do lugar.

Methods in Brazilian Interior design IES: a place phenomenology approach.

OLIVEIRA, Gilberto Rangel de ; HERMIDA, Stella ;

Artigo:

Durante o período de isolamento social em 2021, por conta da pandemia causada pelo vírus da Covid-19, realizou-se uma pesquisa de forma remota sobre o ensino de projeto e os métodos utilizados em todos os cursos de nível bacharelado de Design de interiores junto as Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras de natureza pública ou privada. O objetivo central da pesquisa era mapear e identificar métodos de ensino de projeto a fim de confrontá-los posteriormente com o aporte teórico fundamentado nas relações entre o Design de interiores e a Fenomenologia do lugar proposta por Noberg-Schulz (2013). A partir das relações interdisciplinares entre o Design, Design de interiores e a Fenomenologia do lugar compreendemos como as instituições de ensino aplicam seus esforços no sentido de analisar o território, a função e o usuário frente aos métodos empregados e as linguagens estabelecidas de projeto.

Artigo:

During the social isolation period in 2021, due to the Covid-19 virus pandemic, distance research was carried out on design and the methods used in all public or private nature Interior Design Brazilian Higher Education Institutions Bachelor's Degree courses. The main research objective was to map and identify project teaching methods in order to confront them later with the research theoretical support based on the relationship between Interior Design and the Place Phenomenology proposed by Noberg-Schulz (2013). From the interdisciplinary relationships between Design, Interior Design and the Phenomenology of place, we understand how educational institutions apply their efforts in order to analyze the territory, the function and the user in the face of the methods used and the established design languages.

Palavras-chave: Métodos de design; Design de Interiores; ensino em design.,

Palavras-chave: Design methods; Interior design; design teaching.,

DOI: 10.5151/ped2022-7914555

Referências bibliográficas
  • [1] BRASIL, 13369 – Regulamentação da profissão. São Paulo: Associação Brasileira de Designers de Interiores, [2016]. Acesso em: 11 de mar. 2022.
  • [2] BRASIL. Ministério da Educação. Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior Cadastro e-MEC. 202 Disponível em: https:// emec.mec.gov. br/ . Acesso em 20 jan. 202
  • [3] BUCHANAN, R. Wicked Problems in Design Thinking. In: Buchanan, Richard & Margolin Victor (orgs). The idea of design. A design issues reader. London: Cambridge, 1995, p. 3 -20.
  • [4] CARDOSO, Rafael. Design para um mundo complexo. São Paulo: Cosac Naify, 2012.
  • [5] DANTAS, Cristina. Brasil porta adentro: uma visão histórica do design de interiores. São Paulo: C4, 201 p. 182.
  • [6] GALFETTI, Gustavo Gilli. Minha casa, meu paraíso: a construção do universo doméstico ideal. Lisboa: Editorial Blau.1999.
  • [7] HERMIDA,Stella Spagolla. O papel do design de interiores na comunicação de uma marca: o caso Melissa. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-graduação em Design, Escola Superior de Desenho Industrial, Rio de Janeiro. 2010.
  • [8] HIGGINS, Ian. Planejar espaços para o design de interiores. Tradução Alexandre Salvaterra. São Paulo: Gustavo Gilli, 2015. Título original: Spatial strategies for interior design.
  • [9] MORAES, A. de (org.) Ergodesign do ambiente construído e habitado. Rio de Janeiro: iUsEr, 2004
  • [10] NOBERT-SCHULZ, Christian. O fenômeno do lugar. In NESBITT, Kate. Uma nova agenda para a arquitetura: antologia teórica (1965-1995). Tradução Vera Pereira. São Paulo: Cosac Naify, 2013, 664 p.
  • [11] SANTOS, V. H. C. Movimento pendular: uma possível abordagem metodológica para projetos em design de ambientes. In: Encontros e conexões em Design de Interiores e Ambientes. Maria Hermida Oliveira Herñandez (org.). Salvador: EDUFBA, 2020.
  • [12] SANTOS, V. H. C.; HERNÃNDEZ, M. H. O. e SANTOS, E. S.Ensino e prática do design de interiores: influências nacionais e internacionais. In: Encontros e conexões em Design de Interiores e Ambientes. Maria Hermida Oliveira Herñandez (org.). Salvador: EDUFBA, 2020.
Como citar:

OLIVEIRA, Gilberto Rangel de; HERMIDA, Stella; "Métodos de projeto em Design de interiores nas IES brasileiras: uma abordagem a partir da fenomenologia do lugar.", p. 5414-5426 . In: Anais do 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2022-7914555

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações