Março 2016 vol. 2 num. 3 - VIII Escola Brasileira de Linguística Computacional & XIII Encontro de Linguística de Corpus
Artigo Completo - Open Access.
MTS 1.0: uma inovação interdisciplinar para o ensino de teoria e análise linguística
OLIVEIRA, Marcos Moisés Crisóstomo de ; SILVA, Laís Lima e ; SOUZA, Brendo Nascimento Santos ;
Artigo Completo:
O MTS 1.0 é um parser sintático da Língua Portuguesa, um modelo de sistema de processamento de linguagem natural (PLN) por regras, desenvolvido na linguagem de programação Prolog com módulos de formalização sintagmática e de entradas lexicais elaborados a partir dos trabalhos de Covington (1994), Chierchia (2003) e Othero (2006). Ele é uma ferramenta didática utilizada nas aulas de Teoria e Análise Linguística do ensino médio e superior do IFBA Campus Santo Amaro. Esse trabalho discute essa aplicação, mostrando como a interdisciplinaridade entre ensino de língua e de lógica de programação pode ser alcançada através da implementação de analisadores sintáticos automáticos, promovendo a aproximação entre os pesquisadores das áreas da linguística e da computação. A análise foca os resultados do aprendizado de regência e de concordância através da tarefa de formalização desses fenômenos para a linguagem Prolog. Assim, buscar-se-á considerar como os sistemas de PLN por regras, atualmente suplantados em valor comercial pelos sistemas estatísticos, ainda têm relevância no ensino e desenvolvimento de ferramentas para a pesquisa em Linguística de Corpus.
Artigo Completo:
The MTS 1.0 is a syntactic parser of Portuguese, one PLN (Natural Language Processing) system model by rules developed in Prolog programming language with syntagmatic formalization modules and elaborate lexical entries from the works of Covington (1994), Chierchia (2003) and Othero (2006). The implementation of this system is used as a teaching tool in the theory classes and Analysis of Linguistic in high school and college (IFBA). This paper discusses this application, showing how this interdisciplinary teaching language and programming logic can be exploited positively in the development of automated parsers, promoting closer relations between researchers in the fields of linguistics and computing. The analysis focuses on the results of the regency of learning and agreement through the formalization of these phenomena task for Prolog. Finally, it will be deemed to technological relevance for research in linguistics these NLP systems by rules, which are currently supplanted in commercial value by statistical systems, still have relevance in education and development tools for research in Corpus Linguistics.
Palavras-chave: Desenvolvimento de programas, Linguística de corpus, Processamento de Linguagem Natural, Parser,
Palavras-chave: Development programs, Corpus Linguistics , Natural Language Processing, Parsing,
DOI: 10.5151/sosci-viiieblc-xiii-elc-09_artigo_06
Referências bibliográficas
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Como citar:
OLIVEIRA, Marcos Moisés Crisóstomo de; SILVA, Laís Lima e; SOUZA, Brendo Nascimento Santos; "MTS 1.0: uma inovação interdisciplinar para o ensino de teoria e análise linguística", p. 79-92 . In: Anais do EBRALC 2015 & ELC 2015 [=Blucher Social Science Proceedings, n.3 v.2].
São Paulo: Blucher,
2016.
ISSN 2359-2990,
DOI 10.5151/sosci-viiieblc-xiii-elc-09_artigo_06
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