Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

O ambiente digital e a expografia: análise de conceitos para a exposição de acervos na internet

The digital environment and expography: analysis of concepts for the exhibition of collections on the internet

LOPES, Renata ;

Artigo:

Este artigo propõe uma reflexão sobre o crescente processo de digitalização de acervos das instituições culturais. A presença de museus, assim como suas exposições e conteúdo na internet, abre caminhos para pensar as diferentes formas de interação com as artes visuais no espaço físico e no meio digital. A partir da análise de uma obra do acervo digitalizado do Museu Histórico Nacional, propomos explicitar práticas e princípios do meio digital. Essas análises visam contribuir para o entendimento de que as representações digitais de obras de arte se adaptam ao ambiente on-line a partir de recursos específicos do meio sem necessidade de mimetização do recinto expositivo.

Artigo:

This paper proposes a thought on the growing process of digitization of the collections of cultural institutions. The presence of museums, as well as their exhibitions and content on the internet, opens up ways to think about the different forms of interaction with the visual arts in physical space and in the digital environment. Based on the analysis of a work from the digitized collection of the Museu Histórico Nacional, we propose to explain practices and principles of the digital environment. These analyzes aim to contribute to the understanding that digital representations of works of art adapt to the online environment from specific resources of the medium without the need to mimic the exhibition space.

Palavras-chave: Exposição; Imagem digital; Internet,

Palavras-chave: Exhibition; Digital imaging; Internet,

DOI: 10.5151/ped2022-5626633

Referências bibliográficas
  • [1] BAYER, H. Aspects of Design of Exhibitions and Museums. Curator. The Museum Journal, v. 4, n. 3, p. 257-288, 196
  • [2] BEIGUELMAN, G. Políticas da imagem: vigilância e resistência na dadosfera. São Paulo: Ubu Editora, 2021.
  • [3] CONNOR, M. Curating Online Exhibition. Rhizome, 2020. Disponível em Acesso em 25/07/2022.
  • [4] CRARY, J. Técnicas do observador: visão e modernidade no século XIX. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.
  • [5] DESVALLÉES, A; MAIRESSE, F. Conceitos-chave de Museologia. São Paulo: Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Museus; Pinacoteca do Estado de São Paulo; Secretaria de Estado da Cultura, 2013.
  • [6] FLUSSER, V. O universo das imagens técnicas. São Paulo: Annablume, 2008.
  • [7] HUYSSEN, A. Seduzidos pela memória: arquitetura, monumentos, mídia. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2000.
  • [8] GROYS, B. Arte Poder. Belo Horizonte. Editora UFMG, 2015.
  • [9] JOHNSON, S. Cultura da interface. Rio de Janeiro: Zahar Editora, 2001.
  • [10] LEMOS, A. A tecnologia é um vírus. Editora Sulina, 2021. Edição do Kindle.
  • [11] LÉVY, P. O que é virtual? Tradução de Paulo Neves. São Paulo: Ed. 34, 1996.
  • [12] LISSITZKY, E. Rússia: a reconstrução da arquitetura na União Soviética. Tradução Renata Dias Mundt; Paulo Mendes da Rocha. 1 ed. São Paulo: Estação Liberdade, 2019.
  • [13] MANOVICH, L. The Language of New Media. Cambridge: The MIT Press, 2001.
  • [14] MARTINS, D. L. As práticas da cultura digital. Revista do Centro de Pesquisa e Formação. no. 7, p. 51-60, nov. 2018.
  • [15] _______. Webinário. Patrimônio, memória e cultura digital. Ciclo de Gestão Cultural. Youtube, novembro, 2021. Disponível em: . Acesso em 15 abr. 2022.
  • [16] O’DOHERTY, B. No interior do cubo branco: a ideologia do espaço da arte. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
  • [17] RAHE, N. Entre, estamos online. Select, 2020. Disponível em: . Acesso em: 15 abr. 2022.
  • [18] RENÓ, D. Uma linguagem para as novas mídias: A montagem audiovisual como base para a constituição do cinema interativo. 2010. 181 f. Tese (Doutorado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2010.
  • [19] SAMARA, T. Grid: construção e desconstrução. Tradução: Denise Bottmann. São Paulo: Cosac Naify, 2015.
Como citar:

LOPES, Renata; "O ambiente digital e a expografia: análise de conceitos para a exposição de acervos na internet", p. 2468-2481 . In: Anais do 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2022-5626633

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações