Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

O APRIMORAMENTO DA AQUISIÇÃO DE VOCABULÁRIO DE ALUNOS DE LÍNGUA INGLESA ATRAVÉS DO USO DE APLICATIVOS

BORGES, Kleiton ;

Artigo Completo:

Este trabalho tem por objetivo mostrar os resultados de uma pesquisa de campo desenvolvida emum curso de língua inglesa da Universidade Federal do Pará (UFPA)com o escopo de saber se os alunos usavamaplicativos em computadores esmartphonescomo auxílio na aprendizagemde novosvocabulários, adquirindo conhecimento, também,dos tipos de suas próprias estratégias paraeste tipo de aprendizagem.Para isto, a pesquisa se deucom uma turma do segundo nível de língua inglesa, pela qual foram submetidos aum questionário comquestões estruturadasesemi-estruturadas.Com o avanço da tecnologia, da Internet e dos novos dispositivos, instituições e estudantes vêm encontrando maneiras viáveis para um novo modelo de aprendizagem de língua estrangeira dentro e fora da sala de aula. Parte-se do pressuposto de queos alunos possuemo hábitode usar aplicativospara aprendernovos vocabuláriosda língua inglesa, tornando-os autônomos e encontrandosuas própriasestratégias de aprendizagem.Para isso, fez-se necessário buscar referenciais teóricos sobre Aprendizagem de Língua Mediada por Computador (CALL)em Leffa (2006) e Hubbard (2009), sobre os conceitos de aplicativos em Guerreiro (2010) ePorto (2012), sobre aspectos de aquisição de vocabulário em língua inglesa emSapucaia (2008) eLemetyinen (2012)esobre estratégias de aprendizagem em Meireles (2005) e Magno e Silva e Santos (2014).Como resultado, a maioria dos alunos possuem conhecimento e domínio das tecnologias atuais e que, através deles, eles podem utilizar suas próprias estratégias de aprendizagem na aquisição de novos vocabulários, tanto dentro quanto fora da sala de aula. Concluiu-se que o uso de aplicativos são ferramentas valiosas, tanto para alunos quanto para professores, pois estamos sempre caminhando em direção à era digital e em constante evolução tecnológica, com crescimento acelerado de usuários e uma grande tendência de modificações nas estruturas educacionais.

Artigo Completo:

Palavras-chave: Tecnologia; Aplicativos; Aquisição de vocabulário,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/edupro-clafpl2016-033

Referências bibliográficas
  • [1] FERREIRA, L. C. R. Whatsapp Messenger: a tool to motivate students in English language writing. 2013. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Línguas Inglesa) – Instituto de Letras e Comunicação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2013.
  • [2] HUBBARD, P. Computer Assisted Language Learning. v. 1: Foundations of CALL. Critical Concepts in Linguistics Series. New York: Routledge, 2009.
  • [3] KERN, R. Perspectives on technology in learning and teaching languages. University of California. Berkeley, 2006. Disponível em: . Acesso em: 05 abr. 2016.
  • [4] LEFFA, V. J. A aprendizagem de línguas mediada por computador. In: Vilson J. Leffa. (Org.). Pesquisa em linguística aplicada: temas e métodos. Pelotas: Educat, 2006.
  • [5] LEMETYINEN, H. Language Acquisition. SimplyPsychology. 2012. Disponível em: . Acesso em: 23 set. 2016.
  • [6] MAGNO E SILVA, W.; SANTOS, E. M. Promovendo a autonomia e a motivação: o papel do conselheiro linguageiro. Horizontes de Linguística Aplicada. Asa Norte, Ano 13, n. 1, p. 89-105, 2014. Disponível em: . Acesso em: 14 jun. 201
  • [7] MORAN, J. M. Tendências da educação online no Brasil. Educação humanista inovadora. Educação a distância. 2005. Disponível em: < http://www.eca.usp.br/moran/tendencias.htm>. Acesso em: 07 abr. 2016.
  • [8] PORTO, F. Aplicativos Mobile: Definições, História e Previsões. Blog TecTriade Brasil. São Paulo, 2012. Disponível em: . Acesso em: 15 fev. 2016.
  • [9] RODRIGUES, S. Computador, uma ferramenta educacional. Um espaço educacional. Governador Valadares, 2005. Disponível em: . Acesso em: 06 abr. 2016.
  • [10] SAPUCAIA, M. Aquisição e Aprendizado: dois processos no ensino de uma segunda. Universidade Presbiteriana Mackenzie. São Paulo, 2008. Disponível em: . Acesso em: 17 ago. 2016.
  • [11] SELJAN, S.; BERGER, N.; DOVEDAN, Z. Computer-Assisted Language Learning (CALL). In: Proceedings of the 27th International Convention MIPRO 2004: MEET + HGS. 2004. Disponível em: . Acesso em: 18 ago. 2016.
Como citar:

BORGES, Kleiton; "O APRIMORAMENTO DA AQUISIÇÃO DE VOCABULÁRIO DE ALUNOS DE LÍNGUA INGLESA ATRAVÉS DO USO DE APLICATIVOS", p. 411-430 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2318-695X, DOI 10.5151/edupro-clafpl2016-033

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações