Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

O curso Técnico de Desenho Industrial do CEFET-PR: Contexto de criação, desafios e objetivos.

The Industrial Design Technical course at CEFET-PR: Context of creation, challenges and goals.

PINHEIRO, Ana Carolina Martins ; BRAGA, Marcos da Costa ;

Artigo:

Este artigo tem por objetivo compreender aspectos da criação, formação e consolidação, nos anos 1980, do pioneiro Curso Técnico de Desenho Industrial do Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (CEFET-PR). Para isso, descreve as origens institucionais, que desde seu surgimento como Escola Técnica oferecia disciplinas relacionadas ao Desenho Industrial. Como estratégia metodológica, este trabalho se vale principalmente da abordagem da Micro-história e dos métodos História Oral. As fontes históricas levantadas foram os documentos institucionais da própria escola, matrizes curriculares e entrevistas com professoras do curso nos anos 1980. Fizemos também um estudo comparativo com os primeiros cursos superiores de Design em Curitiba (UFPR e PUC-PR). Este trabalho permite compreender melhor como o curso técnico do CEFET-PR foi se consolidando, como suas abordagens pedagógicas buscavam atender às necessidades locais da época e, ao mesmo tempo, manter os traços que o caracterizaram desde a fundação da instituição.

Artigo:

This article aims to comprehend aspects of the creation, formation and consolidation, in the 1980s, of the pioneering Technical Course of Industrial Design at the Federal Center for Technological Education of Paraná (CEFET-PR). For that, it describes the institutional origins, which since its foundation as a Technical School, offered subjects related to Industrial Design. As a methodological strategy, this work primarily uses the Micro-history approach and the Oral History methods. The historical sources researched were the institutional documents of the school itself, curriculum matrices, and interviews with teachers of the course in the 1980s. We also did a comparative study with the pioneering superior Design courses in Curitiba (UFPR and PUC-PR). This research allows us to understand better how the CEFET-PR's technical course was consolidated, how its pedagogical approaches aimed to meet the local needs of that moment and, concurrently, maintain characteristics that marked it since the institution's foundation.

Palavras-chave: Design; Educação; História.,

Palavras-chave: Design; Education; History.,

DOI: 10.5151/ped2022-2195542

Referências bibliográficas
  • [1] AMORIM, M. L. Da Escola Técnica de Curitiba à Escola Técnica Federal do Paraná: Projeto de Formação de uma Aristocracia do Trabalho (1942–1963). 2004. 387 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de São Paulo. São Paulo, 2004.
  • [2] BLASIUS, G.; BRAGA, M. C. Criação e implantação do curso de “Design” da UFPR. In: BRAGA, M. C.; CORREA, R. O. (Org.). Histórias do Design no Paraná. Curitiba: Insight, 2014. p. 137-156.
  • [3] BRAGA, M. C. Pioneering disciplines of History of Design in Brazil: the place of Graphic Design. In: Souto, V. T.; Spinillo, C. G.; Portugal, C.; Fadel, L. M. (Eds). Selected Readings of the 7th Information Design International Conference. Brasília: Sociedade Brasileira de Design da Informação, 2016. p. 97 - 107.
  • [4] BRITANNICA, E. Hauptschule: German education. Encyclopedia Britannica, 1998. Disponível em: . Acesso em: 26/03/22.
  • [5] CARVALHO, M. S.; SANTOS, A. de O. C. Educação Profissional na Década de 1990: Institucionalidades e Interfaces com a Reforma do Ensino Médio de 2017. IV Colóquio Nacional, I Colóquio Internacional: A Produção do Conhecimento em Educação Profissional. Natal, 2017.
  • [6] COSTA, H.; BRAGA, M. C.; SANTOS, A. A implantação do curso de desenho industrial na PUCPR. In: BRAGA, M. C.; CORREA, R. O. (Org.). Histórias do Design no Paraná. Curitiba: Insight, 2014. p. 157-17
  • [7] FERREIRA, E. C. K. Os Currículos Mínimos de Desenho Industrial de 1969 e 1987: Origens, Constituição, História e Diálogo no Campo do Design. São Paulo: Blucher, 2018.
  • [8] GOETHE-INSTITUT. Sistema Escolar. Goethe-Institut. Disponível em: . Acesso em: 26/03/22.
  • [9] GOMES, T. Thanani Gomes: Entrevista [05 ago. 2022]. Entrevistadora: Ana Carolina Martins Pinheiro. Curitiba: 2022.
  • [10] LEITE, J. C. C. (Org.). UTFPR: Uma história de 100 anos. Curitiba: Editora da UTFPR, 20
  • [11] MENGATTO, S. N. F. Departamento Acadêmico de Desenho Industrial da UTFPR: Um capítulo da sua história em cursos. Revista Tecnologia e Humanismo. Curitiba, v. 23, n. 36, p. 21-54, jul./dez. 2009.
  • [12] _______. Suzete Nancy Filipak Mengatto: Entrevista [05 ago. 2022]. Entrevistadora: Ana Carolina Martins Pinheiro. Curitiba: 2022. (2h34min).
  • [13] NEVES, L. de A. Memória e História: Potencialidades da História Oral. ArtCultura, UFU. Uberlândia, v. 5, n. 6, p. 27-38, jan./jun. 2003.
  • [14] NORONHA, M. C. Maria Cecília de Noronha: Entrevista [24 mar. 2022]. Entrevistadora: Ana Carolina Martins Pinheiro. Curitiba: 2022. (38 min).
  • [15] ONO, M. Maristela Ono: Entrevista [14 dez. 2021]. Entrevistadora: Ana Carolina Martins Pinheiro. Curitiba: 2021. (43 min).
  • [16] _______. Maristela Ono: Entrevista [25 jul. 2022]. Entrevistadora: Ana Carolina Martins Pinheiro. Curitiba: 2022.
  • [17] RIBEIRO, M. O contexto da institucionalização do Design no Paraná: Notas sobre o cenário social, econômico e cultural em Curitiba nos anos 70. In: BRAGA, M. C.; CORREA, R. O. (Org.). Histórias do Design no Paraná. Curitiba: Insight, 2014. p. 23-38.
Como citar:

PINHEIRO, Ana Carolina Martins; BRAGA, Marcos da Costa; "O curso Técnico de Desenho Industrial do CEFET-PR: Contexto de criação, desafios e objetivos.", p. 1027-1043 . In: Anais do 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2022-2195542

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações