Dezembro 2022 vol. 10 num. 5 - 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
Artigo - Open Access.
O Design Social e a Ação Política: Caminhos para a Definição das Categorias da Necessidade na Prática do Design Social
Social Design and political struggle: Ways to Define Need Categories in Social Design Practice
DA SILVA, Matheus A. C. M. ; CIPINIUK, Alberto ;
Artigo:
Este artigo discute a potencialidade do “design social”, a partir de uma definição das categorias de necessidade presentes na problemática projetual da prática do design. Entendemos por “categorias de necessidade” aquelas identificadas por Agnes Heller (1978) na obra de Marx e Engels. Analisam-se como a prática do design é situada como produto histórico do capitalismo, como forma de trabalho proletarizado e voltado para a extração de mais-valia relativa. Em seguida, analisam-se artigos de pares voltados para o Design Social, apontando a falta de questionamento sobre o problema de projeto. Então, reitera-se com a ajuda de autores do Campo, como as necessidades relativas ao problema do projeto não são questionadas. As categorias de necessidade são apresentadas, situando o design como prática ligada às necessidades sociais e artificiais, mas não às radicais. Conclui-se que é necessário um posicionamento do Design Social em relação às necessidades radicais devido a sua potencialidade transformadora.
Artigo:
This Paper discusses the potentialities of “social design” by defining the different categories of need that exist in the design’s concept of ‘problem”. We understand “categories of need” as those identified by Agnes Heller (1978) in Marx and Engles work. We present the design practice as a social product of capitalism, as a prolatarized form of labour related to the extraction of relative surplus value. We then analyze papers from colleagues of the Social Design practice, pointing to the lack of critical thought over the concept of “problem”. Then, with the help of some authors from the Field, we defend that the concept of the problem is not deeply revised. We present the categories of need, positioning design as a practice related to social and artificial needs, but no to radical needs. We conclude that it is necessary to the social design Field to understand radical needs and its deep transformative power.
Palavras-chave: design Social; necessidade; necessidades radicais; luta social.,
Palavras-chave: social design; need; radical needs; social struggle.,
DOI: 10.5151/ped2022-5349494
Referências bibliográficas
- [1] CAMILLO, Maiara G. D.; PASQUALOTTO, Felipe P.; SOUZA, Richard P. L. de; MERINO,
- [2] Giselle S. A. D.; "Pesquisa-Ação como Resposta Metodológica aos Desafios de Design
- [3] Social", p. 1767-1776 . In: Anais do 13o Congresso Pesquisa e Desenvolvimento em
- [4] Design (2018). São Paulo: Blucher, 2019.
- [5] CONTINO, Joana Martins. Design, Ideologia e Relações de Trabalho: Uma Investigação Sobre a Indústria da Moda no Capitalismo Tardio. Tese (Tese em Design) - PUC-Rio. Rio de Janeiro, 2019.
- [6] COUTO, Rita Maria de Souza; RIBEIRO, Flavia Nizia Fonseca; BETTS, Bárbara Alves;
- [7] CARVALHO, Paulo Sergio de Souza; LINHARES, Paulo Vítor Dias; NASCIMENTO, Camila
- [8] Jordão Rabha; "Design em Parceria em projetos de Tecnologia Social: o caso Parque Vivo",
- [9] p. 1657-1666 . In: Anais do 13o Congresso Pesquisa e Desenvolvimento em Design (2018). São Paulo: Blucher, 201
- [10] DISALVO, Carl. Design, democracy and agonistic pluralism. Proceedings of the design research society conference. 20
- [11] ____. Design and the construction of publics. Design Issues: Volume 25, Number 1 Winter
- [12] 2009.
- [13] HELLER, Agnes. The Theory of Need in Marx. Londres: Allison & Busby, 1978.
- [14] LOBACH, Bernd. Design Industrial: Bases para a Configuração dos Produtos
- [15] Industriais. São Paulo: Blucher, 2001.
- [16] MANZINI, Ezio. Design, When Everybody Designs: An Introduction to Design for Social Innovation. Cambridge: MIT Press, 2015.
- [17] MATIAS, Iraldo. Projeto e Revolução: Do fetichismo à gestão, uma crítica à teoria do design. Florianópolis: Editoria em debate, 2014.
- [18] MIRA, Fabrício; Mantova, Ana Renata; Lago, Lílian; Curimbaba, Rodrigo Gomes; Pinheiro,
- [19] Olympio José; "Design Social: Um Estudo de Caso das Salas de Aula da Fundação Casa",
- [20] p. 3217-3226. In: Anais do 12o Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento
- [21] em Design [Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2]. São Paulo: Blucher, 2016.
- [22] MONTEIRO, Mike. Ruined by Design: How Designers Destroyed the World, and What we can do to Fix It. São Francisco: Mule Design, 2019.
- [23] PAPANEK, Victor. Design for the Real World: Human Ecology and Social Change.
- [24] Londres: Thames & Hudson, 2006.
- [25] SERPA, Bibiana; JULIANO, Clara; ANASTASSAKIS, Zoy; "Design Anthropology e Design
- [26] Ativismo: investigando métodos situados", p. 1580-1596. In: Anais do 13o Congresso
- [27] Pesquisa e Desenvolvimento em Design (2018). São Paulo: Blucher, 2019.
Como citar:
DA SILVA, Matheus A. C. M.; CIPINIUK, Alberto; "O Design Social e a Ação Política: Caminhos para a Definição das Categorias da Necessidade na Prática do Design Social", p. 5524-5534 . In: Anais do 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design.
São Paulo: Blucher,
2022.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/ped2022-5349494
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações