Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

O ensino do desenho e da infografia a partir de mapas de narrativas pessoais

Teaching drawing and infographics through maps of personal narratives

ZIMMERMANN, Anelise ; KLOHN, Sara Copetti ;

Artigo:

Este artigo discute uma atividade de ensino de desenho e infografia a partir de mapas na representação de narrativas pessoais. A atividade foi desenvolvida no contexto do ensino remoto, durante a pandemia de Covid-19, o qual exigiu adequações pedagógicas. A narrativa pessoal como base de dados do infográfico foi utilizada para estimular engajamento da turma, facilitar a coleta de informações e instigar a reflexão acerca da parcialidade das informações, associando conteúdos do design de informação a fundamentos do desenho. A atividade foi registrada em diário de campo discente, contendo esboços, reflexões pessoais acerca do processo, desenhos finais e feedbacks docente. Como discussões da atividade, observou-se: possibilidades de associações entre os conteúdos de cartografia aos conteúdos de desenho por uma perspectiva técnica e crítica; a abordagem de narrativas pessoais instigou o envolvimento discente; o diário de campo atuou como um importante instrumento de interação e reflexão no ensino remoto.

Artigo:

This paper discusses a drawing and infographic learning exercise that used maps to represent personal narratives. The reported activity happened during the Covid-19 pandemic, in remote learning mode, which imposed pedagogical adaptations. Data from personal narratives was the base to create infographics intending to instigate student engagement, facilitate data collection, and prompt reflection about partial and impartial information – linking information design to the drawing practice. To register the process for the study, students used a Reflective Log to add their sketches, comments, and final drawings. This study shows possible links between cartography and drawing subjects through technical and critical perspectives; using personal narratives stimulated students’ engagement, and the reflective log worked as a relevant tool for interaction in remote learning.

Palavras-chave: Desenho; Infografia; Narrativas pessoais.,

Palavras-chave: Drawing; Infographic; Personal narratives.,

DOI: 10.5151/ped2022-2698889

Referências bibliográficas
  • [1] BROTTON, J. A history of the world in 12 maps. London: Penguin Books, 2013.
  • [2] FILATRO, A. Educação a distância e tecnologias aplicadas à educação. São Paulo: Senac, 202
  • [3] KLOHN, S.; ZIMMERMANN, A. Framework to analyze the use of colors in informational maps related to Covid-19 data. InfoDesign - Revista Brasileira de Design da Informação, [S. l.], v. 18, n. 3, 2021. DOI: 10.51358/id.v18i912. Disponível em: . Acesso em: 15 mar. 2022.
  • [4] MONMONIER, M. How to lie with maps. Chicago: University of Chicago Press, 2018.
  • [5] NIZAMOGLU, C.; SHAIKH, K. When the world was upside down: Maps from muslim civilisation. London: Foundation for Science, Technology and Civilisation, 2017. Disponível em: . Acesso em: 13 abr. 2022.
  • [6] O DESENHO CONECTANDO CONHECIMENTOS (ep. 6). Produção de Anelise Zimmermann. Londres/Florianópolis: Editora UDESC, 2018. 1 DVD (20 min), MP4, color. Português/Inglês. Disponível em: . Acesso em: 14 dez. 2021.
  • [7] PATER, R. Políticas do design. São Paulo: Ubu Editora, 2020.
  • [8] RAJAMANICKAM, V. Infographic Design. Infographics Seminar Handout. Ahmedabad, Bombay, 2005, p. 1-14. Disponível em: . Acesso em: 12 maio 2021.
  • [9] ROGERS, R. R. Reflection in higher education: A concept analysis. Innovative higher education 26, nº 1, p. 37-57, 2001. Disponível em: . Acesso em: 14 abr. 2022.
  • [10] THUDT, A., PERIN, C., WILLETT, W., & CARPENDALE, S. Subjectivity in personal storytelling with visualization. Information Design Journal 23(1), John Benjamins Publishing Company, 2017, p. 48-64.
  • [11] UDESC. Reformulação Curricular e Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em Design: Habilitação em Design Gráfico e em Design Industrial do Centro de Artes ─ CEART. Resolução CONSUNI 81/2015 Florianópolis: UDESC, 2015. Disponível em: . Acesso em: 15 mar. 2022.
  • [12] VLACHOPOULOS, D.; AGORISTA, M. Online communication and interaction in distance higher education: A framework study of good practice. International Review of Education 65, nº 4, 2019, p. 605-632.
  • [13] ZIMMERMANN, A.; COUTINHO, S. C. Uma proposta de ensino de desenho em design gráfico a partir de uma abordagem projetual de sistemas de wayfinding. In: Anais do 9º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2019 e do 9º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação p. 982-990. São Paulo: Blucher, 2019.
  • [14] ZIMMERMANN, A.; KLOHN, S. C. Ensino de infografia baseada em narrativas pessoais. In: Anais do 10º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2021 e do 10º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação, p. 470-484. São Paulo: Blucher, 2021.
Como citar:

ZIMMERMANN, Anelise; KLOHN, Sara Copetti; "O ensino do desenho e da infografia a partir de mapas de narrativas pessoais", p. 4031-4046 . In: Anais do 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2022-2698889

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações