Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

O GÊNERO TEXTUAL CAUSO NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA

STRIQUER, Marilúcia dos Santos Domingos ; Batista, Patrícia Cardoso ;

Artigo Completo:

O causo é um gênero textual que tem como função sócio-comunicativa materializar a cultura popular brasileira, sendo assim, importante instrumento para preservação e disseminação da referida cultura. Nesse sentido, a equipe do PIBID/UNEP Letras/Português, campus Jacarezinho, elaborou um modelo didático e sequências didáticas sobre esse gênero e a implementou em salas de aulas dos sextos anos do ensino fundamental, de escolas da cidade de Jacarezinho/PR. Partindo, então das reflexões sobre todas essas ações didáticas, interessamo-nos em compreender como esse gênero é proposto pelo livro didático de língua portuguesa, uma vez que o livro didático é uma ferramenta pedagógica muito mais presente em salas de aulas do que trabalhos com projetos. Para tanto elegemos a obra “Tecendo linguagens” (OLIVERIA et al., 2012), destinado ao 6 ano do ensino fundamental, e nos pautamos sobre os preceitos do Interacionismo Sociodiscursivo. Os resultados apontam que o material não consegue abranger toda a complexidade textual, discursiva e sócio-comunicativa que constitui o gênero.

Artigo Completo:

Palavras-chave: gênero textual; causo; livro didático,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/edupro-clafpl2016-045

Referências bibliográficas
  • [1] BAKHTIN, Mikhail. Estética da Criação Verbal. Tradução de Maria E. Galvão. 3 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
  • [2] BATISTA, Gláucia Aparecida. Entre causos e contos: gêneros discursivos da tradição oral numa perspectiva transversal para trabalhar a oralidade, a escrita e a construção da subjetividade na interface entre a escola e a cultura popular. 2007. (Dissertação de Mestrado) Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada. Universidade de Taubaté, São Paulo, 2007.
  • [3] BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Língua Portuguesa. Brasília. Secretaria de Educação Fundamental, 1998.
  • [4] BRONCKART, Jean-Paul. Atividade de Linguagem, textos e discursos: por um Interacionismo Sociodiscursivo. Tradução Anna Rachel Machado e Pericles Cunha. São Paulo: Educ, 2009.
  • [5] DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ, Michele; SCHNEUWLY, Bernard. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004, p. 95-128.
  • [6] DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard. Gêneros e progressão em expressão oral e escrita: elementos para reflexões sobre uma experiência suíça (francófona). In: SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas/SP: Mercado das Letras, 2004, p. 41-70.
  • [7] GEDOZ, Sueli; COSTA-HÜBES, Terezinha da Conceição. O gênero discursivo causo: reflexões sobre sua caracterização a partir da teoria bakhtiniana. Travessias, Cascavel/PR, v. 5, n. 1, p. 1-18, 2011.
  • [8] OLIVEIRA, Tania Amaral et.al Tecendo Linguagens: Língua Portuguesa. 3. ed. São Paulo: IBEP, 2012. Cap. 1. p. 165-181.
  • [9] STRIQUER, Marilúcia dos Santos Domingos Striquer; BATISTA, Patrícia Cardoso. O gênero textual causo: um modelo didático. e-scrita. Revista do Curso de Letras da UNIABEU, v.7, n.1. Nilópolis/RJ, janeiro-abril, 2016, p.147-161.
Como citar:

STRIQUER, Marilúcia dos Santos Domingos; Batista, Patrícia Cardoso; "O GÊNERO TEXTUAL CAUSO NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA", p. 570-579 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2318-695X, DOI 10.5151/edupro-clafpl2016-045

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações