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O processo de auto aprendizagem da fotografia para surdos usando interfaces digitais

The process of self-learning photography for the deaf using digital interfaces

MARCOS, Janaina Ramos ; CINELLI, Milton José ;

Artigo:

Na educação para surdos, sobretudo na fotografia, o processo de ensino-aprendizagem enfrenta uma série de problemas, destacando a falta de intérpretes em aula, a ausência de materiais adequados e a não fluência dos professores em LIBRAS. Sendo assim, o objetivo geral deste artigo é apresentar resultados preliminares de uma pesquisa de doutorado sobre o processo de ensino-aprendizagem da fotografia para surdos utilizando interfaces digitais e smartphones. Foi desenvolvido um conjunto de materiais didáticos (site e aplicativo) com conteúdos de fotografia em vídeos em LIBRAS, para que os alunos pudessem ter autonomia em seu processo de ensino-aprendizagem. A metodologia desta pesquisa foi o questionário GOMS com 6 tarefas, sendo três para o site e três para o aplicativo, tomada de tempo e questionário de avaliação de aprendizagem, respondido pelo aluno. Os resultados demonstraram a eficiência do material na auto aprendizagem dos sujeitos, onde 80% conseguiram aprender fotografia com as ferramentas disponibilizadas.

Artigo:

In education for the deaf, especially in photography, the teaching-learning process faces a series of problems, highlighting the lack of interpreters in the classroom, the absence of adequate materials and the teachers' lack of fluency in LIBRAS. Therefore, the general objective of this article is to present preliminary results of a doctoral research on the teaching-learning process of photography for the deaf using digital interfaces and smartphones. A set of teaching materials (website and app) was developed with photography content in videos in LIBRAS, so that students could have autonomy in their learning. The methodology of this research was the GOMS questionnaire with 6 tasks, three for the website and three for the application, time taking and learning evaluation questionnaire, answered by the student. The results demonstrated the efficiency of the material in the self-learning of the subjects, where 80% managed to learn photography with the available tools.

Palavras-chave: LIBRAS; Fotografia; Auto Aprendizagem.,

Palavras-chave: LIBRAS; Photography; Self Learning.,

DOI: 10.5151/ped2022-8731578

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Como citar:

MARCOS, Janaina Ramos; CINELLI, Milton José; "O processo de auto aprendizagem da fotografia para surdos usando interfaces digitais", p. 4047-4072 . In: Anais do 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2022-8731578

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