Dezembro 2022 vol. 10 num. 5 - 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
Artigo - Open Access.
Os algoritmos alfaiates e o futuro do design
Tailor algorithms and the future of design
PINHO, Izabela S. ; FRANCO, Juliana O. R ;
Artigo:
O constante aperfeiçoamento das tecnologias de inteligência artificial (IA), sobretudo dos algoritmos de aprendizado da máquina, vem aumentando as possibilidades de automação em diversos serviços, inclusive os de design. Este fato suscita, com novas e inéditas nuances, o antigo debate da substituição de trabalhos humanos por máquinas. O presente trabalho defende a necessidade de se ampliar as reflexões sobre este tema entre os profissionais e estudiosos da área do design. Propõe uma breve revisão bibliográfica que aponta as considerações mais recentes sobre o debate e oferece uma descrição de uma experiência de uso da plataforma Tailor Brands, pioneira no uso de IA para a criação de logotipos, identidades visuais e outros serviços de design gráfico.
Artigo:
The constant improvement of artificial intelligence (AI) technologies, especially machine learning algorithms, has increased the possibilities of automation in various services, including design. This fact raises, with new and unprecedented nuances, the old debate on the replacement of human work by machines. This paper defends the need to broaden the reflections on this topic among professionals and scholars in the design field. It does propose a brief bibliographic review that points out the most recent considerations in the debate. The review offers a description of an experience of using the Tailor Brands platform, a pioneer in using AI to create logos, visual identities and other graphic design services.
Palavras-chave: Design; Inteligência Artificial; Automação.,
Palavras-chave: Design; Artificial intelligence; Automation.,
DOI: 10.5151/ped2022-4169662
Referências bibliográficas
- [1] ABRAMOVAY, Ricardo. O fim do trabalho. Entre a distopia e a emancipação. Estudos Avançados, v. 35, p. 139-150, 202
- [2] ACEMOGLU, D.; RESTREPO, P. The Wrong Kind of AI? Artificial Intelligence and the Future of Labor Demand. National Bureau of Economic Research. Working Paper 25682, 2019b. Disponível em: www.nber.org/papers/w2568 Acesso: fevereiro de 202
- [3] ARENDT, Hannah. A condição do homem moderno. São Paulo: Martins Fontes, 1988.
- [4] ARMSTRONG, Helen. Teoria do design gráfico. Editora Cosac Naify, 2015.
- [5] ART LEBEDEV STUDIO. Nicolay Ironov on Behance. Disponível em: www.behance.net/gallery/100562657/Nikolay-Ironov. Acesso: fevereiro de 2022.
- [6] BOECHAT, Cid. Inteligência artificial, empatia e inclusão: um problema de design. Ergodesign & HCI, [S.l.], v. 7, n. Especial, p. 51-63, dec. 2019. ISSN 2317-887 Disponível em: http://periodicos.puc-rio.br/index.php/revistaergodesign-hci/article/view/130 Acesso: fevereiro de 2022.
- [7] CABRAL, V.; FRANCO, J. Do meme ao caos - análise gráfica da trajetória do meme "Pepe The Frog"; dos quadrinhos à símbolo da extrema direita. In: Anais 11º Gampi + Plural Design, Joinville. SC: Editora UNIVILLE, 2020.
- [8] CORTIZ, Diogo. O Design pode ajudar na construção de Inteligência Artificial humanística?. Ergodesign & USIHC, 2019. Disponível em: www.researchgate.net/profile/Diogo-Cortiz/publication/338026387_O_Design_pode_ajudar_na_construcao_de_Inteligencia_Artificial_humanistica/links/5f59581a299bf1d43cf9048b/O-Design-pode-ajudar-na-construcao-de-Inteligencia-Artificial-humanistica.pdf. Acesso: fevereiro de 2022.
- [9] CRESPO, C. e PEREIRA, A. O Impacto das Redes Sociais no Relacionamento entre Empresas e Consumidores. International Journal of Marketing, Communication and New Media, Vol 2, Nº 3, julho/dezembro 2014. Disponível em: https://1library.org/document/zx2vrknq-impacto-das-redes-sociais-relacionamento-entre-empresas-consumidores.html. Acesso: janeiro de 2020.
- [10] DE OLIVEIRA, Livio Lima; BOCCHINI, Maria Otilia. Associação entre design da informação e linguagem simples em materiais informativos das prefeituras de São Paulo (1990), Campinas (2000) e Várzea Paulista (2009). Anais do VI Congresso Internacional do Design de Informação, 2013. Disponível em: https://bit.ly/2KVylhZ . Acesso: dezembro de 2020.
- [11] DE SOUZA QUINTÃO, Fernanda; TRISKA, Ricardo. Design de informação em interfaces digitais: origens, definições e fundamentos. InfoDesign - Revista Brasileira de Design da Informação, v. 11, n. 1, p. 105-118, 2014.
- [12] FERNEDA, Edberto. Redes neurais e sua aplicação em sistemas de recuperação de informação. Ciência da Informação, v. 35, p. 25-30, 2006.
- [13] FRASCARA, J. Diseño Gráfico y Comunicación. Buenos Aires: Infinito, 2000.
- [14] GATYS, Leon A.; ECKER, Alexander S.; BETHGE, Matthias. A neural algorithm of artistic style. arXiv preprint arXiv: 1508.06576, 2015. Disponível em: https://arxiv.org/abs/1508.06576. Acesso: dezembro de 2020.
- [15] HARARI, Yuval Noah. Homo Deus: uma breve história do amanhã. Editora Companhia das Letras, 2016.
- [16] IRBITE, Andra; STRODE, Aina. Artificial intelligence vs Designer: the impact of artificial intelligence on design practice. In: SOCIETY. INTEGRATION. EDUCATION. Proceedings of the International Scientific Conference. 2021. p. 539-549.
- [17] KEYNES, J. M. Economic Possibilities for our Grandchildren. In: Essays in Persuasion. New York: W. W. Norton & Co, 1930. p.358-73. https://www.aspeninstitute.org/wp-content/uploads/files/content/upload/Intro_and_Section_I.pdf. Acesso em 2 mar. 2021
- [18] LORENZA, Bruno Augusto; FRANZATO, Carlo. A inteligência artificial e o novo papel do designer na sociedade em rede. Revista de Design, Tecnologia e Sociedade, v. 5, n. 1, p. 16-33, 20 Disponível em: http://periodicos.unb.br/index.php/design-tecnologia-sociedade/article/download/12303/10782. Acesso: janeiro de 2022.
- [19] LUDERMIR, Teresa Bernarda. Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina: estado atual e tendências. Estudos Avançados, v. 35, p. 85-94, 2021.
- [20] MARX, Karl. Grundrisse: manuscritos econômicos de 1857-1858: esboços da crítica da economia política. Boitempo editorial, 2015.
- [21] MEDINA, Marco; FERTING, Cristina. Algoritmos e programação: teoria e prática. Novatec Editora, 2006.
- [22] MILL, John Stuart. Princípios de Economia Política. LeBooks Editora, 2019.
- [23] MIRANDA, R. C. da R. O uso da informação na formulação de ações estratégicas pelas empresas. Ciência da Informação, Brasília, v.28, n.3, p.284-290, set./dez. 1999
- [24] MOKIR, J.; VICKERS, C.; ZIEBARTH, N. The History of Technological Anxiety and the Future of Economic Growth: Is This Time Different?. Journal of Economic Perspectives, v.29, n.3, p.31-50, 2015. Disponível em: https://pubs.aeaweb.org/doi/pdfplus/10.1257/jep.29.3.31. Acesso em: 2 mar. 2021.
- [25] PRATES, Helena Zanella et al. Netflix e a estética do banco de dados. Programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura. 2017. Disponível em: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/3460/5/Helena%20Zanella%20Prates.pdf. Acesso: fevereiro de 2022.
- [26] QUINTARELLI, Stefano. Instruções para um futuro imaterial. Editora Elefante, 2020.
- [27] ROCHA, Ricael Spirandeli; DE MORAES, Bruna Lara Campos. Aplicação de ferramenta digital utilizando a Gallery Walk: o uso do Canva como estratégia didática no ensino técnico. In: Anais do CIET: EnPED: 2020 (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias| Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância). 2020.
- [28] SANT’ANNA, Hugo Cristo. Revisão crítica das aplicações de aprendizado de máquina no Design Visual: bases teóricas, desempenho dos modelos e novos paradigmas de projeto. In: Anais do VI Simpósio Internacional de Inovação em Mídias Interativas. 2019. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/777/o/31_Revisa%CC%83o_cri%CC%81tica_das_aplicac%CC%A7o%CC%83es_de_aprendizado_de_ma%CC%81quina_no_Design_Visual.pdf. Acesso: janeiro de 2022.
- [29] SCHLEDER, Gabriel R.; FAZZIO, Adalberto. Machine Learning na Física, Química, e Ciência de Materiais: Descoberta e Design de Materiais. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 43, 2021.
Como citar:
PINHO, Izabela S.; FRANCO, Juliana O. R; "Os algoritmos alfaiates e o futuro do design", p. 7193-7205 . In: Anais do 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design.
São Paulo: Blucher,
2022.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/ped2022-4169662
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações