Abril 2017 vol. 2 num. 2 - VI Congresso Latino-americano de Formação de Professores de Línguas
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OS PROJETOS DE TRABALHO E A AVALIAÇÃO FORMATIVA
NESSRALLA, Marília Ramalho D. ;
Artigo Completo:
Este artigo discute os aspectos envolvidos na realização de um projeto de trabalho e sua relação com a avaliação formativa. Para enfatizar o caráter processual da avaliação, utilizamos o termo ensino-avaliação-aprendizagem, defendendo a utilização de rubricas nesse processo avaliativo. O projeto de trabalho foi desenvolvido nas aulas de Língua Inglesa em uma turma de ensino médio integrado. Os projetos de trabalho são uma estratégia que deve propiciar a análise, a interpretação e a crítica das questões relevantes (HERNÁNDEZ, 1998) e relacionadas a outros temas e ao fazer significativo (LUDKE, 2003). A realização dos projetos de trabalho está prevista nas orientações curriculares para o ensino médio no Brasil. O tema do projeto foi a família e a escola, assuntos estudados no semestre. O desenvolvimento do projeto foi realizado em três etapas. A primeira etapa foi a preparação dos alunos para a entrevista com os colegas. A segunda etapa foi o levantamento de dados a partir das entrevistas. A terceira etapa foi a apresentação dos dados para a turma. A realização da atividade proporcionou um estudo interdisciplinar, o desenvolvimento do letramento crítico e da produção oral e escrita dos alunos
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Palavras-chave: Projetos de Trabalho; Avaliação Formativa; Língua Inglesa,
Palavras-chave: ,
DOI: 10.5151/edupro-clafpl2016-042
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Como citar:
NESSRALLA, Marília Ramalho D.; "OS PROJETOS DE TRABALHO E A AVALIAÇÃO FORMATIVA", p. 531-545 . In: .
São Paulo: Blucher,
2017.
ISSN 2318-695X,
DOI 10.5151/edupro-clafpl2016-042
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