Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Possibilidades de uso da linguagem visual em ilustrações de livros infantis

Visual language possibilities in illustrations for children´s books

GUIMARÃES, Ligia Camolesi ; CSILLAG, Paula ;

Artigo:

A pesquisa cujos resultados são relatados neste artigo buscou estudar diferentes possibilidades de uso da linguagem visual dentro do universo das ilustrações de livros infantis por meio da análise de algumas ilustrações que se utilizam de diferentes técnicas e linguagens. O artigo apresenta um levantamento teórico a respeito da história das ilustrações em livros infantis e dos conceitos de linguagem visual para que seja possível criar um roteiro de análise de ilustrações e, por fim, apresentar algumas possibilidades de uso da linguagem visual neste meio a fim de auxiliar profissionais da ilustração na construção de imagens e narrativas no livro infantil.

Artigo:

The research whose results are reported in this article sought to study several visual language possibilities in the universe of illustrations for children´s books through analyses of some illustrations that use different techniques and languages. The article presents theoretical research about the history of illustration in children´s books and the concepts of visual language in order to enable the creation of an analytical script and, lastly, present some possibilities of visual language use in this medium, in order to assist illustrators in the construction of pictures and narratives in the children´s books.

Palavras-chave: Linguagem visual; Ilustração; Livros infantis.,

Palavras-chave: Visual language; Illustration; Children´s books.,

DOI: 10.5151/ped2022-7898622

Referências bibliográficas
  • [1] ARNHEIM, Rudolf. Arte e percepção visual: uma psicologia da visão criadora. São Paulo: Cengage Learning, 2016. 504 p.
  • [2] BROWNE, Anthony. Vozes no Parque. Rio de Janeiro: Pequena Zahar, 2014. 32 p.
  • [3] CAMARGO, Luís. Ilustração no Livro Infantil. Belo Horizonte: Editora Lê, 1995. 157 p.
  • [4] CÁRCAMO, Gonzalo. Thapa Kunturi: ninho do condor. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2007. 64 p.
  • [5] CARROLL, Lewis. Alice´s Adventures in Wonderland. Nova Jersey: Princeton University Press, 201 102 p.
  • [6] CARROLL, Lewis. Alice´s Adventures in Wonderland. Chicago: VolumeOne Publishing, 1998. 195 p.
  • [7] CAVALCANTE, Nathália Chebab de Sá. Ilustração: uma prática passível de teorização. 2010. 285 f. Tese (Doutorado). Curso de Design, Pontíficia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 2010. Disponível em:
  • [8] cap_022.pdf>. Acesso em:12 out. 2017.
  • [9] COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil: teoria, análise, didática. São Paulo: Moderna, 2000. 287 p.
  • [10] CERVO, Amado L.; BERVIAN, Pedro A.; SILVA, Roberto da. Metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006. Disponível em:
  • [11] users/publications/9788576050476/pages/_5>. Acesso em: 28 out. 2017.
  • [12] CHILDRENS ILLUSTRATORS. Portfolio Illustrations. Disponível em:
  • [13] illustrators.com/portfolioIllustrations/15507>. Acesso em 30 mar. 2018.
  • [14] CSILLAG, Paula. Comunicação com cores. São Paulo: Senai SP editora, 2015. 176 p.
  • [15] DEMO, Pedro. Pesquisa e construção do conhecimento: metologia científica no caminho de Habermas. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1994.
  • [16] DONDIS, Donis A. A Primer of Visual Literacy. Massachusetts: The MIT Press, 1973. 248 p.
  • [17] DOZOU, Olivier; FORTIER, Natali, 2001 apud LINDEN, 2006. Les Doigts nialis [In: Lire l´album]. Rodez: Éditions du Rouergue, 2001.
  • [18] EXUPÉRY, Antoine de Saint-Exupéry. O Pequeno Príncipe. São Paulo: HarperCollins Brasil, 20 96 p.
  • [19] FREITAS, Neli Klix, ZIMMERMANN, Anelise. A ilustração de livros infantis: uma retrospectiva histórica. [2008]. Tese (Mestrado). Curso de Artes Visuais, Universidade do Estado de Santa Catarina, 2008. Disponível em:
  • [20] C3%83O_DE_LIVROS_INFANTIS_UMA_RETROSPECTIVA_HIST%C3%93RICA>. Acesso em: 15 abril 2018.
  • [21] GAIMAN, Neil; MCKEAN, Dave, 1998 apud LINDEN, 2006. The Day I Swapped My Dad for Two Goldfish [In: Lire l´album]. Stone Mountain: White Wolfe, 1998.
  • [22] GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo (Org). Métodos de Pesquisa. 1.ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. Disponível em:
  • [23] Serie/derad005.pdf>. Acesso em 20 set. 2017.
  • [24] GOULART, Ilsa do Carmo Vieira. A imagem nos livros infantis: caminhos para ler o texto visual. Práticas de Linguagem, Juiz de Fora, v. 3, n.1, p. 122, jan./jun. 2013. Disponível em: Acesso em: 11 out. 2017.
  • [25] HELLER, Steve; CHAWST, Seymour. Illustration: A Visual History. Nova York: Abrams, 2008. 272 p.
  • [26] HLADÍKOVÁ, Hana. Chrildren´s book illustrations: Visual language of picture books. CRIS Bulletin, 2014. Disponível em:
  • [27] article-p19.xml> Acesso em: 10 jun. 2017.
  • [28] HUNT, Peter. Crítica, teoria e literatura infantil. São Paulo: Cosac Naify, 2010. 316 p.
  • [29] JACOBSON, Karen. Picturing Childhood. Los Angeles: Grumwald Center of Graphic Arts, Department of Special Collections at the University Research Library, UCLA, 1997. Disponível em: < https://archive.org/details/picturingchildho00burl>. Acesso em 10 maio 2018.
  • [30] JESUALDO. A Literatura Infantil. [S.I.: s.n], 1978.
  • [31] KEPES, Gyorgy. Language of Vision. Nova York: Dover Publications Inc., 1995. 232 p. Disponível em:https://monoskop.org/images/a/af/Kepes_Gyorgy_Language_of_Vision.pdf. Acesso em 25 set. 2017.
  • [32] LAJOLO, Marisa; ZILBERMAN, Regina. Literatura Infantil Brasileira. São Paulo: Ática, 2006. 192 p.
  • [33] LINDEN, Sophie Van Der. Lire l´album [Para ler o livro ilustrado]. Paris: L’atelier du poisson soluble, 2006. 165 p.
  • [34] LINS, Guto. Livro infantil: projeto gráfico, metodologia, subjetividade. São Paulo: Rosari, 2002. 93 p.
  • [35] MASSARANI, Mariana, MELLO, Roger, LIMA, Graça. Vizinho, Vizinha. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2018. 32 p.
  • [36] MELLO, Chico Homem de. O design gráfico brasileiro: anos 60. São Paulo: Cosac & Naify, 2006. 204 p.
  • [37] MELLO, Roger. Meninos do mangue. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2001. 72 p.
  • [38] NANNINI, Priscilla Barranqueiros Ramos. Ilustração: um passeio pela poesia visual. 2007. 162 f. Tese (Mestrado). Curso de Artes Visuais, Universidade Estadual Paulista, 2007. Disponível em: . Acesso em: 12 out. 2017.
  • [39] OLIVEIRA. Ieda de (Org.). O que é qualidade em ilustração no livro infantil e juvenil: com a palavra do ilustrador. São Paulo: Difusão Cultural do Livro, 2008. 216 p.
  • [40] OLIVEIRA, Rui de. A Bela e a Fera: conto por imagens. São Paulo: Nova Fronteira,
  • [41] 2015. 56 p.
  • [42] OLIVEIRA, Rui de. Pelos jardins Boboli: reflexões sobre a arte de ilustrar livros para crianças e jovens. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008. 176 p.
  • [43] OSTROWER, Fayga. Acasos e Criação Artística. Campus, 1990.
  • [44] OSTROWER, Fayga. Universos da Arte. Campinas: Editora da Unicamp, 2013. 400 p.
  • [45] PENGUIN. The Tale of Peter Rabbit. Disponível em:
  • [46] books/121347/the-tale-of-peter-rabbit/>. Acesso em 7 mar. 2018.
  • [47] POTTER, Beatrix. The Tale of Peter Rabbit. Londres: Frederick Warne Books, 2002. 72 p.
  • [48] ROCHA, Ana Bemposa de Moraes. O livro como objeto multifacetado: A diversidade de técnicas na ilustração infantil. 2015. 103 f. Dissertação (Mestrado). Curso de Desenho, Universidade de Lisboa, 2015. Disponível em:
  • [49] 23778/2/ULFBA_TES_864.pdf >. Acesso em: 5 out. 2017.
  • [50] SALISBURY, Martin; STYLES, Morag. Children´s Picturebooks: The Art of Visual Storytelling. London: Laurence King Publishing, 2012. 192 p.
  • [51] SARA, 2002 apud LINDEN, 2006. Volcan [In: Lire l´album]. Paris: Éditions Thierry Magnier, 2002.
  • [52] SENDAK, Maurice. Where The Wild Things Are. Nova York: HarperCollins Publishers, 2013.
  • [53] SEU HISTORY. Salvador Dalí. Disponível em: . Acesso em 8 de março de 2018.
  • [54] VISUAL LITERACY TODAY. What is Visual Literacy? Disponível em:
  • [55] today.org/what-is-visual-literacy/>. Acesso em 19 abril 2018.
  • [56] WÖLLFLIN, Heinrich. Kunstgeschichtliche Grundbegriffe
  • [57] [Conceitos Fundamentais da História da Arte]. Munique: F. Bruckmann, 1915.
  • [58] WONG, Wucius. Principles of form and design. Nova York: Wiley, 1993. 352 p.
  • [59] WOOD, Audrey; WOOD, Don. A Casa Sonolenta. São Paulo: Editora Ática, 2002. 32 p.
  • [60] XAVIER, O dia a dia de Dadá. São Paulo: Saraiva, 2005. 8 p.
  • [61] ZEEGEN, Lawrence; CRUSH. Fundamentos de Ilustração. Porto Alegre: Bookman, 2009. 176 p.
Como citar:

GUIMARÃES, Ligia Camolesi; CSILLAG, Paula; "Possibilidades de uso da linguagem visual em ilustrações de livros infantis", p. 7260-7282 . In: Anais do 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2022-7898622

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações