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Premissas de qualidade para o ensino superior em design: uma análise baseada em quatro perspectivas

Quality premises for higher education in design: an analysis based on four perspectives

PINTO, Marcelo Silva ; CAMEIRA, Sandra Ribeiro ; CARVALHO, Diego Luz de ; FLEURY, André Leme ;

Artigo:

Os desafios da educação superior em design estão diretamente ligados às atividades profissionais e acadêmicas do designer contemporâneo, que atua no contexto de complexas questões da sociedade a serem resolvidas. Este artigo busca identificar e apontar premissas de qualidade por meio de uma síntese do que é relevante para que um curso de graduação em design seja considerado “de qualidade” sob quatro óticas distintas. Os resultados obtidos possibilitam descrever as premissas de qualidade legal, isto é, das normas legais vigentes; qualidade pelo ponto de vista dos gestores e coordenadores de cursos da área em questão no Brasil; qualidade percebida por estudantes e ex-alunos do ensino superior em design; e qualidade sob a perspectiva da literatura existente sobre o ensino de design. A confluência entre as quatro visões de qualidade levantadas, pode ser uma referência na busca pela melhoria da qualidade geral do ensino superior em design.

Artigo:

The challenges of higher education in design are directly linked to the professional and academic activities of the contemporary designer, who works in the context of complex societal issues to be resolved. This article aims to identify and point out quality premises through a synthesis of what is relevant for an undergraduate design course to be considered “quality” from four different perspectives. The results obtained make it possible to concisely describe the conceptions of legal quality, that is, of the current legal norms; quality from the point of view of managers and coordinators of courses in the area in question in Brazil; quality perceived by students and alumni of higher education in design; and quality from the perspective of the existing literature on design education. The confluence between the four views of quality raised can be a reference in the search for the improvement of the general quality of higher education in design.

Palavras-chave: Qualidade; Ensino superior; Design.,

Palavras-chave: Quality; Design Education; Design.,

DOI: 10.5151/ped2022-1354558

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Como citar:

PINTO, Marcelo Silva; CAMEIRA, Sandra Ribeiro; CARVALHO, Diego Luz de; FLEURY, André Leme; "Premissas de qualidade para o ensino superior em design: uma análise baseada em quatro perspectivas", p. 249-269 . In: Anais do 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2022-1354558

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