Dezembro 2022 vol. 10 num. 5 - 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
Artigo - Open Access.
Primórdios do ensino de projeto no Curso de Design da Fundação Armando Álvares Penteado (Faap), em São Paulo, nos anos 1960 e 1970
The Early Years of Design Teaching in the Design Course at Fundação Armando Álvares Penteado (Faap), São Paulo, in the 1960s and 1970s
DINELLI, Maria Beatriz Saraiva ; NASCIMENTO, Cláudio Portugal do ; BRAGA, Marcos da Costa ;
Artigo:
Este estudo se propôs a identificar aspectos notáveis de práticas pedagógicas de projeto em design características de fins dos anos 1960 e início da década de 1970 no Curso de Design da Fundação Armando Álvares Penteado (Faap), um dos pioneiros na cidade de São Paulo. Por meio de pesquisa qualitativa de cunho histórico, com acentuado caráter fenomenológico, apoiou-se em entrevistas semiestruturadas em profundidade, amparadas por grades curriculares, históricos escolares e planos de curso, buscando identificar, entre outros aspectos, a estrutura metodológica em que se baseava o processo de projeto apresentado aos alunos, propostas de projeto desenvolvidas em classe, ênfases presentes na concepção de projeto, além de referências conceituais que apoiavam tais exercícios. Resultados apontam para possível influência da metodologia de projeto da arquitetura em disciplinas de projeto de design, ênfase na qualidade de acabamento em pranchas de visualização de trabalhos, escassez de referências específicas de design, entre outros achados.
Artigo:
This study aimed to identify notable aspects of pedagogical design practices that were characteristic of the late 1960s and early 1970s in the Design Course of Fundação Armando Álvares Penteado (Faap), one of the pioneer programs in the city of São Paulo. Through a historical and qualitative research, with an accentuated phenomenological character, this study was supported by in-depth semi-structured interviews as well as curricula, school records and course plans, seeking to identify, among other aspects, the methodological structure on which the design process presented to students was based, types of project proposals developed in class, aspects emphasized in project designs, in addition to conceptual references that supported such exercises. Research findings point to the possible influence of architecture methodology in design disciplines, the emphasis on quality of finishes in presentation boards, scarcity of design-specific references, among others.
Palavras-chave: História do ensino de projeto de design; Pedagogia do design; História dos cursos de design em São Paulo.,
Palavras-chave: History of design teaching; Design pedagogy; History of design courses in São Paulo.,
DOI: 10.5151/ped2022-3949982
Referências bibliográficas
- [1] BARROS, J. D’ A. Micro-História. Sobre a feitura da Micro-História. OPSIS, v. 7, n. 9, p. 167-185, jul./dez. 2007.
- [2] BRAGA, M. C. Constituição do campo do design moderno no Brasil e o ensino pioneiro da Esdi e da FAU USP. In: ______. ABDI e APDINS-RJ. São Paulo: Blucher, 2016. cap. 1, p. 25-85.
- [3] CARVALHO, A. P. C. O ensino paulistano de design. São Paulo: Blucher, 2015.
- [4] COUTO, R. S. Escritos sobre ensino de design no Brasil. Rio de Janeiro: Rio Books, 2008.
- [5] DEWEY, J. Democracy and education: an introduction to the philosophy of education. Nova Iorque: The Free Press, 1916/1997.
- [6] DIAS, D. S. O ensino de comunicação visual na FAU USP: história, implementação e características. 2015. 177 p. Dissertação (Mestrado em Design e Arquitetura) - FAU USP, São Paulo, 2015.
- [7] FREITAS, A. L. C. O curso de desenho industrial da Fuma: da criação aos primeiros egressos. In: Histórias do Design em Minas Gerais. BRAGA, M. C.; ALMEIDA, M. G.; DIAS, M. R. Á. C. (Orgs.). Belo Horizonte: EdUEMG, 201
- [8] FREITAS, S. F. Conceitos de pedagogia e de educação e modelos de ensino de design. In: Congresso P&D Design 2000. Feevale, Novo Hamburgo-RS, 29 out. a 01 nov. 2000. Anais do 4º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design (2000). AEnD-Br/Estudos em Design, 2000. p. 385-390.
- [9] GRAUBART, Nelson. Entrevista realizada em 3 de dezembro de 2021. Duração 1h 20min.
- [10] LÓPEZ GÚERRERO, A. S.; BRAGA, M. C. O conceito pioneiro de ergonomia de Itiro Iida no Brasil. In: Congresso P&D Design 2018. Univille, Joinville-SC, 5 a 8 nov. 2018. Anais do 13º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design (2018). São Paulo: Blucher, 2019. p. 106-117.
- [11] NEVES, L. A. Memória e história: potencialidades da História Oral. ArtCultura, v. 5, n. 6, p. 27-38, jan./jun. 2003.
- [12] NIEMEYER, L. Design no Brasil: origens e instalação. 2a ed. Rio de Janeiro: 2AB, 1997.
- [13] PONGETTI, Oswaldo. Entrevista realizada em 14 de dezembro de 2021. Duração 1h 40min.
- [14] SAMPAIO, Paulo. Entrevista realizada em 9 de dezembro de 2021. Duração 2h.
Como citar:
DINELLI, Maria Beatriz Saraiva; NASCIMENTO, Cláudio Portugal do; BRAGA, Marcos da Costa; "Primórdios do ensino de projeto no Curso de Design da Fundação Armando Álvares Penteado (Faap), em São Paulo, nos anos 1960 e 1970", p. 1299-1313 . In: Anais do 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design.
São Paulo: Blucher,
2022.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/ped2022-3949982
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações