Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Processo de desenvolvimento de tipografia display para uso pelo movimento LGBTQ+

Development process of display typography for use of the LGBTQ+ movement

PEREIRA THOMAZ, João Victor ; DICKIE, Isadora Burmeister ; SCHULENBURG, Haro Ristow Wippel ;

Artigo:

O presente artigo apresenta o processo de desenvolvimento de Tipografia Display para uso pelo movimento LGBTQ+. O projeto visa contribuir com o movimento LGBTQ+, enfatizando sua relevância e importância na história e na contemporaneidade, e também apresentar metodologias visando a aplicação do design e tipografia como uma ferramenta para movimentos sociais e ativistas. O estudo do movimento LGBTQ+, tal como a semiótica e o design tipográfico, são temas que nortearam o projeto para o embasamento teórico e prático.

Artigo:

This article presents the process of the development of a display typography for use by the LGBTQ+ movement. The project aims to contribute to the LGBTQ+ movement, emphasizing its relevance and importance in history and contemporaneity, and also to present methodologies aimed at the application of design and typography as a tool for social movements and activists. The study of the LGBTQ+ movement, such as semiotics and typographic design, are themes that guided the project for theoretical and practical basis.

Palavras-chave: Tipografia, Design Ativista, LGBTQ+,

Palavras-chave: Typography, Activist Design, LGBTQ+,

DOI: 10.5151/ped2022-4482913

Referências bibliográficas
  • [1] BARIFOUSE, Rafael. STF debate criminalização da homofobia: saiba o que está em jogo. BBC News Brasil, 2019. Disponível em: . Acesso em: 14 de Abril, 2019.
  • [2] BRINGHURST, Robert. Elementos do estilo tipográfico. São Paulo: Cosac Naify. 2011.
  • [3] BUGGY, Leonardo Araújo da Costa. O MECOTipo: Método de Ensino de Desenho Coletivo de Caracteres Tipográficos. Recife: Serifa Fina; Brasília: Estereográfica, 2018.
  • [4] BRISOLARA, Daniela Velleda. Proposição de um modelo analítico da tipografia com abordagem semiótica. InfoDesign Revista Brasileira de Design da Informação, 2009.
  • [5] CARDOSO, Rafael. Design para um mundo complexo. São Paulo: Ubu Editora, 2016.
  • [6] CAMPBELL, Andy. QUEER X DESIGN: 50 Years of Signs, Symbols, Banners, Logos and Graphic Art of LGBTQ. Black Dog & Levethal Publishers, New York, 2019.
  • [7] CETIN, Ozgur Deniz. Design activism from the past to present: A critical analysis of the discourse. São Paulo: Blucher, 2016.
  • [8] COTTA, Diego de Souza. Estratégias de Visibilidade do Movimento LGBT: Campanha Não Homofobia – um estudo de caso. Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, 2009.
  • [9] DEATON, Clifford. The Memory of May ′68: The Ironic Interruption and Democratic Commitment of the Atelier Populaire. Design Issues, vol. 29, no. 2, pp. 29-41. April 2013.
  • [10] FARIAS, Priscila Lena. 2004. Notas para uma normatização da nomenclatura tipográfica. Anais do 6o Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: P&D Design 2004.
  • [11] FÁBIO, André Cabette. A trajetória e as conquistas do movimento LGBT brasileiro. Nexo Jornal, 2017. Disponível em: . Acesso em: 13 Jun. 2019
  • [12] GOHN, Maria da Glória. Teoria dos Movimentos Sociais: Paradigmas Clássicos e Contemporâneos. São Paulo: Edições Loyola, 1997.
  • [13] GREEN, James N. QUINALHA, Renan. Homossexualidades, Repressão e Resistência durante a Ditadura. São Carlos: EdUFSCar, 2014.
  • [14] IRINEU, Bruna Andrade Irineu. MOVIMENTOS E LUTAS LGBT NO BRASIL CONTEMPORÂNEO: dialogando gênero, sexualidade e políticas públicas em tempos de neoliberalismo. 2009.
  • [15] JÚNIO, Acyr Méra. O GLOBO. Aberta a temporada das paradas gays no Brasil e no mundo. São Paulo: O Globo, 2018. Disponível em: . Acesso em: 23. Março 2019.
  • [16] KANE, John. Manual dos tipos. Editora Garamond Ltda, 2011.
  • [17] LOPES, Denilson. Desafios dos Estudos Gays, Lésbicos e Transgêneros. Comunicação Mídia e Consumo. Ed. 01, 2008.
  • [18] LUPTON, Ellen. Pensar com tipos: guia para designers, escritores, editores e estudantes. São Paulo: Cosac Naify, 2013.
  • [19] MEÜRER, Mary Vonni. Modelo de apoio à seleção tipográfica. PósDesign UFSC, 2017.
  • [20] MIYARASHIRO, Rafael Tadashi. Com Design, além do design: os dois lados de um design gráfico com preocupações sociais. In: BRAGA, Marcos da Costa (org.). O papel social do design gráfico: história, conceitos & atuação profissional. São Paulo: Editora SENAC São Paulo, 2011.
  • [21] MOLINA, Luana. A homossexualidade e a historiografia da trajetória do movimento homossexual. 2011.
  • [22] MONTUORI, Bruna Ferreira. Design, favela e ativismos: experiências e aprendizados com a Redes da Maré no Rio de Janeiro. São Paulo, 2018.
  • [23] NEVES, Flávia de Barros. O papel social do design gráfico: história, conceitos & atuação profissional (organizador Marcos da Costa Braga). São Paulo: Editora SENAC São Paulo, 2011.
  • [24] NUNES, Alina. ZACCHI, Lara Lucena. Os Maios de 1968: Juventude, Movimento Estudantil e Imprensa em Florianópolis e Paris. Florianópolis: Revista Santa Catarina em História. Ed. 2, 2016.
  • [25] PEIRCE, Charles Sanders. Semiótica. São Paulo: Perspectiva, 2015.
  • [26] ROMÃO, Luan Duarte. CAVALCANTE, João Victor de Sousa. Stonewall: imagens que pertencem à ordem das coisas vivas. Universidade Federal do Cariri, Juazeiro do Norte, CE. 2017.
  • [27] SANTAELLA, Lúcia. O que é Semiótica. São Paulo: Brasiliense, 1999.
  • [28] SANTAELLA, Lúcia. Semiótica Aplicada. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2008.
Como citar:

PEREIRA THOMAZ, João Victor; DICKIE, Isadora Burmeister; SCHULENBURG, Haro Ristow Wippel; "Processo de desenvolvimento de tipografia display para uso pelo movimento LGBTQ+", p. 2635-2655 . In: Anais do 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2022-4482913

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações