Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Processo de design em práticas educativas: coautoria em experiências de aprendizagem

Design process in educational practices: co-authorship in learning experiences

BERTOSO, Luciana da Silva ; Mestre, ; ZIMERMANN, Priscila ; Mestre, ;

Artigo:

Este artigo apresenta o desenvolvimento de uma proposta de experiência de aprendizagem para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), desenvolvida em parceria com uma professora desse segmento. Como embasamento teórico foram consultados autores do campo da Educação e do Design, com ênfase nos processos de design. A pesquisa se caracteriza como prescritiva, qualitativa e aplicada. A coleta dos dados se deu por meio de reuniões realizadas de maneira remota e síncrona. O objeto proposto foi cocriado seguindo a metodologia projetual de design, em três etapas: Definição da proposta, Geração de Ideias e Detalhamento e Delimitação do artefato. O projeto foi construído a partir da releitura de processos de design elencados por Lupton (2013). Como resultado foi gerado uma ferramenta chamada de “Baralho de Ideias'' que posteriormente será testada em sala de aula.

Artigo:

This paper presents the development of a proposal for a learning experience for Youth and Adult Education (EJA), developed in partnership with a teacher in this segment. As a theoretical basis, authors from the fields of Education and Design were consulted, with an emphasis on design processes. The research is characterized as prescriptive, qualitative and applied. Data collection took place through meetings held remotely and synchronously. The proposed object was co-created following the design methodology, in three stages: Definition of the proposal, Generation of Ideas and Detailing and Delimitation of the artifact. The project was built from the reinterpretation of design processes by Lupton (2013). As a result, a tool called the Deck of Ideas was generated, which will later be tested in the classroom.

Palavras-chave: Experiência de aprendizagem; Processo de design; EJA.,

Palavras-chave: Learning Experience; Design process; EJA.,

DOI: 10.5151/ped2022-9829830

Referências bibliográficas
  • [1] CROSS, Nigel. Designerly ways of knowing. Londres: Springer-Verlag London, 2006. 138 p.
  • [2] DAVIS, Meredith et al. Design as a catalyst for learning. Alexandria: Ascd, 1997.
  • [3] DI PIERRO, Maria Clara; JOIA, Orlando; RIBEIRO, VERA. Visões da educação de jovens e adultos no Brasil. Cadernos Cedes, v. 21, p. 58-77, 2001.
  • [4] FONTOURA, A. M. EdaDe: a educação de crianças e jovens através do design. 2002. Tese (Doutorado em Engenharia da Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2002.
  • [5] LOPES, Selva Paraguassu; SOUSA, Luzia Silva. EJA: uma educação possível ou mera utopia. Revista Alfabetização Solidária (Alfasol), v. 5, p. 75-80, 200
  • [6] LUPTON, Ellen (org.). Intuição, ação, criação: graphic design thinking. São Paulo: G. Gili, 2013. 184 p.
  • [7] MARTINS, Bianca Maria Rêgo. O Professor-Designer de experiências de aprendizagem: tecendo uma epistemologia para a inserção do Design na Escola. Rio de Janeiro, 2016. 188 p. Tese de Doutorado – Departamento de Artes e Design, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
  • [8] NORMAN, Donald A. Design do dia-a-dia. Rio de Janeiro: Rocco, 2006. Tradução: Ana Deiró.
  • [9] OLIVEIRA, Inês Barbosa de. Reflexões acerca da organização curricular e das práticas pedagógicas na EJA. Educar em Revista, p. 83-100, 2007.
  • [10] PINHEIRO, Tennyson; ALT, Luis. Design thinking Brasil: empatia, colaboração e experimentação para pessoas, negócios e sociedade. Rio de Janeiro: Alta Books, 2017. 229 p.
  • [11] SOARES, Leôncio; GIOVANETTI, Maria Amélia; GOMES, Nilma Lino. Diálogos na educação de jovens e adultos. Autêntica Editora, 2020. Disponível em: . Acesso em: 5 abr. 2022.
Como citar:

BERTOSO, Luciana da Silva; Mestre, ; ZIMERMANN, Priscila; Mestre, ; "Processo de design em práticas educativas: coautoria em experiências de aprendizagem", p. 4171-4186 . In: Anais do 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2022-9829830

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações